O próximo lançamento da Renault já ganha data de estreia e as primeiras imagens oficiais. A picape Renault Oroch 2023 teve seu lançamento confirmado para o dia 12 de abril, sem usar mais o nome “Duster”, apostando em um design renovado, mais tencologia e, se os rumores forem verdade, o esperado motor 1.3 turbo de 170 cv. Terá um visual inspirado na nova geração do Duster, para tentar aumentar sua participação no segmento, dominado pela Fiat Toro.
“Vem aí a Renault Oroch 2023. O revolucionário modelo, que estabeleceu um novo segmento dentro do universo de picapes chegará ao mercado no dia 12 de abril trazendo design renovado que reforça a sua robustez”, diz a fabricante no comunicado enviado à imprensa na manhã desta terça-feira (29). É a única coisa que a empresa diz sobre a picape no momento, ainda mantendo o segredo sobre as mudanças do veículo.
As duas imagens divulgadas mostram a Oroch na escuridão. Uma mostra o carro de lado e um pouco da frente, onde podemos ver os faróis de LED e uma parte da grade cromada. Isto confirma o flagra de poucos dias atrás, em que a picape estava no Porto de Paranaguá (PR). Terá um para-choque bem proeminente e com um desenho exclusivo.
Na segunda imagem podemos ver a traseira da Oroch. A caçamba continua curta, já que é apenas uma reestilização para a picape atual. As lanternas tem linhas verticais em LED, o nome “OROCH” adesivado na parte inferior da tampa da caçamba e um novo santantônio. Também é possível notar a parte de cima das rodas, com um novo desenho.
Ainda não vimos o anterior, mas espere por uma mudança mais profunda, que o aproxime do novo Duster e passando a contar com mais equipamentos. Afinal, a Fiat Toro elevou bastante o patamar neste sentido durante a reestilização e a Oroch terá que responder, mesmo que tente se posicionar como uma opção mais acessível. Na Argentina, fala-se que terá controle de estabilidade de série, equipamento que deve ser mantido no Brasil.
A parte mecânica ainda não é conhecida. A aposta mais segura é que adote a estratégia do Duster, com o 1.6 aspirado de quatro cilindros nas versões mais baratas, entregando 120 cv e 16,2 kgfm e trabalhando com as transmissões manual de 5 marchas e automática do tipo CVT.
No caso da configuração mais cara, o motor deve ser o 1.3 turboflex de 170 cv e 27,5 kgfm, desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz e que será produzido no Brasil. É o mesmo que está na linha de Captur e Duster e será combinado somente com o câmbio CVT. Ainda não há informações sobre uma variante com tração 4x4, visto que o modelo atual só conta com este sistema em uma versão vendida na Argentina e que nunca foi oferecida por aqui – mesmo que a picape seja feita em São José dos Pinhais (PR).
Antes da reestilização, a Renault Oroch era vendida a partir de R$ 101.700 e podia chegar a R$ 108.000, depois da redução do IPI. Mesmo que a Renault queira que a picape fique mais barata do que a Fiat Toro, ainda tem espaço para encarecer um pouco, visto que a rival italiana parte de R$ 135.019. Assim, o valor inicial pode até encostar nos R$ 120 mil e ainda seria mais acessível, enquanto a opção mais cara pode chegar perto dos R$ 150 mil por conta do motor 1.3 turboflex (que ainda vem importado).
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