Os sistemas eletrônicos embarcados nas motocicletas atuais não param de se tornar cada vez mais complexos. Parte dessa tecnologia de ponta é orientada para o desempenho e ajuda quem conduz, como o ABS atuante em curvas e o controle de tração, por exemplo, bem como outros auxílios que otimizam o desempenho da moto na pista
Outros itens tecnológicos são mais focados no conforto, como o controle de cruzeiro adaptativo por radares, também já estão começando a aparecer em mais modelos. Dentro deste contexto, qual será o próximo passo, ou "onde que esse mundo vai parar"? Para a Yamaha, o futuro está no sistema de direção de motos com assistência eletrônica.
Isso mesmo, a Yamaha está desenvolvendo um novo sistema de direção elétrica especificamente para os veículos de duas rodas. Atualmente na fase de protótipo, o sistema faz parte da "Iniciativa Transformando a Mobilidade" da empresa. A nova tecnologia quer melhorar a estabilidade e a agilidade, especialmente em motocicletas maiores e mais pesadas.
O sistema de direção elétrica da Yamaha emprega um sensor de torque magnetostrictivo, que é diferente dos sistemas vistos em carros e outros veículos de quatro rodas. Isto dá ao dispositivo uma funcionalidade dois em um, permitindo que ele opere como um amortecedor de direção em altas velocidades, enquanto fornece direção assistida em baixas velocidades.
O aumento da estabilidade e agilidade, bem como a redução da fadiga do condutor, beneficiam quem está dirigindo, aumentando o nível de prazer, segurança e conforto. O atuador do sistema usa um sensor de torque para transformar sinais elétricos em movimento físico, dando-lhe duas funções únicas.
Quando usado como um amortecedor de direção, a direção elétrica reduz o movimento indesejável do guidão em altas velocidades, neutralizando as pressões externas transmitidas à peça através de mudanças na superfície da estrada. Em baixas velocidades, o recurso de direção assistida faz efeito, complementando os movimentos do guidão de acordo com os movimentos do motociclista.
O sistema destina-se a fornecer assistência de direção ativa, mantendo uma sensação natural para o motociclista. Como parte de seus testes no mundo real, a nova tecnologia está sendo testada nas motos de corrida Yamaha YZ450FM e YZ250F que competem no campeonato All Japan Motocross.
Os dados obtidos estão sendo utilizados para construir o sistema de direção elétrica de motos que eventualmente será instalado nas motocicletas de produção. Além do uso no fora da estrada, o sistema da Yamaha poderia ajudar a melhorar o conforto e a capacidade de pilotagem de longa distância de motocicletas de rua.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Oficial: Brasil terá nova Yamaha Ténéré 2025 no ano que vem
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Fazer 250 marca 5 milhões de motos Yamaha feitas no Brasil
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Yamaha lança a Fazer 250 2025: veja o preço e o que muda