O Maserati Grecale é o novo SUV esportivo e luxuoso de porte médio da marca italiana. Será vendido na Europa a partir do segundo semestre com opções de conjunto mecânico formado por sistemas híbridos leves associados a motores 2.0 a gasolina com 300 e 330 cv e 3.0 V6 com 530 cv. Para 2023 a Maserati reserva o Grecale Folgore, uma versão 100% elétrica que será o primeiro SUV movido a bateria da Maserati.
O novo Maserati Grecale será produzido na mesma fábrica (Cassino) e na mesma linha Giorgio da Alfa Romeo Stelvio, mas é maior que o irmão com um comprimento de 4,84 m (4,85 m para a versão Trofeo) e entre-eixos de 2,90 m (+8 cm). Entretanto, o rival direto do Grecale continua sendo a referência no segmento dos utilitários esportivos e de luxo compactos, o Porsche Macan.
As versões disponíveis no lançamento do Maserati Grecale são o GT básico equipado com o sistema híbrido leve de quatro cilindros 2.0 com 300 cv, o Modena com 330 cv com o mesmo motor e, no topo da escala, o Trofeo com o potente 3.0 V6 com 530 cv. Tudo o que foi anunciado para o elétrico Grecale Folgore é seu torque máximo de 800 Nm (81,58 kgfm), tecnologia de 800 volts e bateria de 105 kWh.
O estilo do novo Maserati Grecale é inspirado pelo supercarro Maserati MC20, mas também pelas características estilísticas de sua arquitetura, obviamente tudo retrabalhado para a forma de SUV, a partir da imponente grade horizontal e dos traços dos faróis que resultam em uma nova linha vertical e elevada.
O novo design Maserati aplicado ao Grecale também busca inspiração em outros modelos da linha como o Levante e o Ghibli, mas reinterpretado em um conceito mais contemporâneo com estilo intencionalmente "muito fluído, muito suave, com formas sinuosas e plásticas, com os elementos técnicos sublinhados pelo carbono".
As luzes traseiras em forma de bumerangue são inspiradas no Maserati 3200 GT de Giugiaro, enquanto a coluna traseira trapezoidal e a janela traseira inclinada acrescentam mais dinâmica ao conjunto. As versões Modena e Trofeo também têm traseira ampliada em 34 mm em relação ao GT, bem como saias e para-choques esportivos e frisos pretos na grade frontal em vez de cromadas.
A capacidade do porta-malas varia de um mínimo de 535 litros para as versões híbridas leves até um máximo de 570 litros para o Trofeo V6. O volume máximo com os bancos traseiros dobrados para baixo não foi revelado.
O interior do Maserati Grecale é caracterizado por um estilo moderno e luxuoso, com poucos botões físicos e quatro telas. Além do grande painel de instrumentos digital personalizável, tem ainda uma tela central para infoentretenimento de 12,3" e imediatamente abaixo está o visor de 8,8" para os controles acessórios. Pela primeira vez, o relógio clássico do Maserati no painel de instrumentos é digital e foi transformado em uma interface de comando de voz. Os passageiros traseiros também podem contar com outra tela sensível ao toque para o controle climático de 3 zonas.
Muita atenção também foi dada aos revestimentos de couro no painel de instrumentos e aos detalhes interiores, como as grades metálicas cortadas a laser para os alto-falantes do sistema de áudio Sonus ou a suave luz difusa atrás do display central.
Dependendo da versão, os detalhes exteriores e interiores mudam para satisfazer diferentes gostos e necessidades. A cor de lançamento do Maserati Grecale GT é o bronze fosco, combinado com acabamento exterior cromado acetinado, saídas de escape duplos e rodas de liga leve de 19" que podem ser substituídos por rodas de 20" ou 21". No interior, o GT é reconhecível pelos insertos brunidos a laser e estofados de couro preto que vêm como padrão.
O Maserati Grecale Modena pode ser reconhecido por sua cor de lançamento Grigio Cangiante tristrato, rodas de 20" e detalhes em preto brilhante e preto escuro. No interior, há detalhes bordados e costurados estendidos para painel de instrumentos, painéis e assentos, em couro vermelho escuro ou de gelo. Os insertos podem ser em madeira de cor cinza.
Para o Maserati Grecale Trofeo, a cor de lançamento é Giallo Modenese, combinado com aros de 21" e detalhes de carbono nos pára-choques e spoilers, assim como um escapamento esportivo exclusivo desta versão. A fibra de carbono e o couro perfurado são as estrelas da cabine do Trofeo, que pode ser preta com costura contrastante ou de dois tons.
No lançamento, o Grecale também está disponível na Edição de Lançamento PrimaSerie, uma edição limitada com configurações interiores e conteúdo exclusivos.
O Maserati Grecale Folgore, previsto para ser lançado um ano após os modelos híbridos leves e a gasolina (verão de 2023), marcará o início da era dos utilitários elétricos da Maserati. Folgore é de fato o nome da variante 100% elétrica que utiliza tecnologia de 400 volts e uma bateria com capacidade de 105 kWh para completar a oferta com um modelo de emissões zero.
A potência, ainda não revelada, virá de dois motores elétricos que juntos entregam um torque máximo de 800 Nm (81,58 kgfm) e é combinada com uma cor exclusiva de lançamento Rame Folgore feita com pigmentos iridescentes e vários acabamentos exteriores de cor de cobre, sem mencionar as rodas de liga leve de 21" especificamente projetadas e a grade frontal redesenhada.
Dentro do Grecale Folgore também há características estilísticas exclusivas da versão elétrica que são complementadas pelo uso de materiais inovadores como o Econyl. Trata-se de um nylon reciclado com um aspecto distinto, obtido através da recuperação de resíduos como as redes de pesca do mar.
Começando pela atual versão de topo, as opções de motores do Maserati Grecale trazem o Twin-turbo 3.0 V6 dedicado ao Trofeo. Este novo motor de 3000 cc, que será construído na fábrica da Termoli, desenvolve 530 cv a 6.500 rpm e 620 Nm (63,22 kgfm) entre 3.000 e 5.500 rpm e permite que o Grecale Trofeo acelere de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e alcance velocidade máxima de 285 km/h com um consumo combinado de 8,92 km/litro.
Também terá duas opções híbridas-leve para a Grecale e ambos se baseiam na experiência do Ghibi Hybrid para oferecer um sistema que combina uma bateria de 48 volts, alternador/motor BSG (Belt Starter Generator) e turboalimentador elétrico eBooster (para baixas rotações) com o motor turbo a gasolina de quatro cilindros 2.0. O resultado é um híbrido leve que no Grecale GT desenvolve 304 cv a 5.750 rpm e 450 Nm (45,89 kgfm) a 2.000-4.000 rpm. Desta forma, o GT chega a 240 km/h e faz o 0 a 100 km/h em 5,6 segundos, com médias de consumo entre 11,49 km/l e 10,86 km/l.
O Maserati Grecale Modena também tem 334 cv com sistema híbrido leve. No caso do Modena, a velocidade máxima permanece inalterada a 240 km/h e apenas a aceleração de 0 a 100 km/h melhora, caindo para 5,3 segundos. O consumo combinado é 11,36 km/litro e 10,75 km/litro. Todas as opções são equipadas com uma transmissão automática ZF de 8 velocidades.
Motor | Potência máxima | Torque máximo | Peso | |
Maserati Grecale GT | 2.0 turbo gasolina híbrido-leve 48 V | 304 cv | 450 Nm | 1.870 kg |
Maserati Grecale Modena | 2.0 turbo gasolina híbrido-leve 48 V | 334 cv | 450 Nm | 1.895 kg |
Maserati Grecale Trofeo | Gasolina V6 twin-turbo 3.0 | 537 cv | 620 Nm | 2.027 kg |
Maserati Grecale Folgore | Dois elétricos | N.D. | 800 Nm | N.D. |
O sistema de frenagem mais esportivo é o do Trofeo, que apresenta discos perfurados e ventilados de 360 mm na frente com pinças de 6 pistões e discos perfurados e ventilados 350 mm na traseira com pinças de 4 pistões. O Grecale Modena e Grecale GT são equipadas com discos ventilados de 350 mm na frente com pinças de 4 pistões e discos ventilados de 330 mm na traseira. O peso homologado da Grecale é de 1.870 kg para o GT, 1.895 kg para o Modena e 2.027 kg para o Trofeo.
O Maserati Grecale apresenta o sistema VDCM (Vehicle Dynamic Control Module) que controla a dinâmica de forma preditiva e oferece uma diferenciação clara entre os diferentes modos de condução: Conforto, GT, Sport, Corsa e Off-Road. O curso total da suspensão pneumática é de 65 mm e, comparado ao modo normal, varia de um mínimo de -35 mm a +30 mm no modo Off-Road.
O equipamento padrão do Maserati Grecale inclui o sistema multimídia de última geração MIA (Maserati Intelligent Assistant) com uma tela de 12,3" baseada no sistema operacional Android Auto com uma interface simplificada que pode ser personalizada com cinco perfis de usuário diferentes e dois smartphones conectados ao mesmo tempo. A conectividade do Apple Carplay e do Android Auto é sem fio.
Com o Maserati Connect é possível saber o status e a posição do carro em seu celular em tempo real, ativar o Alexa no carro, visualizar informações de tráfego e usar o hotspot Wi-Fi (pacote gratuito de 3 GB). O sistema de áudio da Grecale foi projetado e desenvolvido pela empresa italiana Sonus faber com dois níveis de personalização para até 21 alto-falantes, som tridimensional e um total de 1.285 watts.
Maserati Grecale Trofeo
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