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Novo Citroën C3: veja tudo o que sabemos sobre o novo hatch

Confira os detalhes sobre visual, equipamentos e motores do futuro rival do Hyundai HB20 e Chevrolet Onix

Novo Citroën C3 2023

O principal lançamento da Citroën no Brasil nos últimos anos está cada vez mais próximo de chegar ao mercado. Estamos falando do novo Citroën C3 2023, que tem previsão de ser lançando em terras tupiniquins em abril (conhecido como mês que vem) trazendo uma proposta de hatch mais espaçoso do que a geração anterior, brigando assim com Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e companhia. E agora trouxemos para vocês tudo o que sabemos sobre o modelo.

Antes de mais nada, vale reforçar que a fábrica da Stellantis em Porto Real, no Rio de Janeiro, já recebeu sinal verde para a produção do novo C3 2023 – algo que foi anunciado na semana passada pela montadora. Além disso, é importante também ressaltar que o novo C3 que será vendido no Brasil nada tem a ver com o modelo europeu, mas sim com o C3 indiano com quem compartilha plataforma, o que vamos detalhar a partir de agora.

Plataforma e dimensões

O Citroën C3 2023 é um carro totalmente novo, já que é feito com base na nova plataforma CMP (a mesma usada pelo Peugeot 208 fabricado na Argentina). Com isso, a nova geração do hatch será o primeiro modelo da Stellantis a ser produzido no Brasil com esta nova plataforma modular, que faz parte do projeto “C-Cubed”, que dará origem ainda a mais dois modelos até 2024 (provavelmente um novo SUV e um sedã compacto). Embora compartilhe a plataforma CMP com o modelo indiano, a Stellantis reforça que o desenvolvimento da nova geração do hatch contou desde o início com a participação das equipes de engenharia brasileira e da América Latina.

Para o novo C3 ser produzido no Brasil, a fábrica de Porto Real recebeu um investimento de R$ 220 milhões para ser modernizada. Segundo a Stellantis, foi feita a instalação de novos robôs, além de um novo processo flexível para permitir a produção do novo hatch compacto da Citroën. A montadora afirma ainda que a evolução na parte industrial quanto na área tecnológica do complexo "favorecerá os atuais modelos fabricados na unidade".

Em relação ao seu tamanho, o novo Citroën C3 tem 3,98 metros de comprimento, altura em relação ao solo de 180 milímetros e um entre-eixos de 2,54 m, enquanto o porta-malas tem capacidade para 315 litros. Para efeito de comparação, o Fiat Argo tem 3,99 m de comprimento e 2,52 m de entre-eixos, com o porta-malas de 300 litros de volume. Caso não tenha nenhuma diferença interna em relação ao modelo indiano, a cabine terá 653 milímetros de espaço para as pernas na segunda fileira, enquanto os bancos dianteiros têm 991 mm de espaço de cabeça e 1.418 mm para cotovelos.

O visual do novo C3

Apesar de à primeira vista o novo Citroën C3 se parecer em alguns pontos com o C3 comercializado na Europa, o hatch que teremos aqui no Brasil será um carro diferente. O destaque na dianteira certamente serão as luzes diurnas de LEDs na parte superior, enquanto que logo abaixo virão os faróis principais – solução na indústria que está cada vez mais comum à exemplo do Renault Kwid, Fiat Toro e de outro modelo da casa, o Citroën C4 Cactus. Será interessante também as barras cromadas na grade dianteira, que vão se interligar com as luzes diurnas, também presentes junto dos faróis principais.

Citroën C3 - Início da produção em Porto Real (RJ)

Quando vamos para o para-choque, o hatch conta com a parte central em plástico preto dividida com entrada de ar dividida em duas seções, com destaque para os faróis de neblina que vão trazer molduras com forma mais quadrada e pintadas na cor branca (ao menos nas versões mais caras). Comparado ao modelo europeu, a lateral não traz os famosos “airbumps” em sua forma completa, vindo somente com acabamento escurecido na base das portas e com uma moldura branca mais à frente.

Quando vamos para a traseira, o plástico preto no para-choque busca dar um visual mais robusto ao hatch – que apesar da semelhança com o Kwid no perfil mais altinho e cheio de molduras plásticas, a marca não o chama de “SUV dos compactos”. Na traseira há lanternas mais quadradas que do C3 do velho continente, que incluem ainda vincos que se arrastam para as laterais e para a tampa do porta-malas. No geral, o desenho tem algumas linhas do C3 europeu, mas ainda assim o C3 voltado a mercados emergentes traz desenho e proporções próprias, aparentando ainda ser mais espaçoso por conta das formas mais quadradas.

Citroën C3 - Início da produção em Porto Real (RJ)

O bacana é que o novo C3 promete quebrar um pouco o mar de branco, prata e preto de nossas ruas. Isso porque a Citroën oferecerá 13 opções de cores para o novo C3, incluindo opções bicolores com o teto pintado em cor contrastante. Duas já são conhecidas: a azul Spring Blue com teto branco revelada na confirmação do carro, e a Cinza Artense com teto preto.

Cabine e equipamentos

Assim como o visual da carroceria que foge do convencional e que com certeza vai se destacar na multidão, a cabine do novo Citroën C3 2023 vai apostar nas cores e num desenho mais autoral. O painel traz uma peça bem larga com um acabamento colorido num tom de azul metálico mais discreto (no indiano essa mesma peça é num tom de laranja gritante), que no lado direito do passageiro traz acabamento com pequenos furos em relevo. As saídas de ar também têm desenho quadrado, com as saídas dos cantos vindo na vertical. Vale lembrar que o painel do novo C3 terá duas opções de cores: Cinza Steel ou Azul Metálico.

Citroen C3 2022

O novo C3 2023 não nega que é um hatch compacto de proposta mais acessível, pois as fotos deixam transparecer os materiais usados na cabine, que é totalmente dominado por plásticos – que contam com soluções interessantes como descrevemos acima. Já os bancos parecem mesclar material sintético com tecido e trarão ao menos a opção de duas cores, quebrando a simplicidade de um visual monocromático.

O hatch ainda contará com volante de base achatada, bem como um painel de instrumentos totalmente digital como o do Cactus. Boa notícia é que terá ajuste manual do ar-condicionado, algo que parece básico, mas que em modelos como o C4 Cactus (e outros da Peugeot) essa função é acessível somente pela tela do multimídia – o que acaba comprometendo a usabilidade quando você está dirigindo e precisa ajustar o equipamento sem olhar.

Novo Citroën C3 2023 - detalhe da central multimídia

Na parte central estará uma grande tela de 10” dotada com o sistema Citroën Connect Touchscreen, trazendo ainda suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem o uso de cabos (via Wi-Fi). Comandos de voz também estão previstos, pois o volante tem botões come essa função. O hatch terá ainda 3 portas USB de carregamento rápido e tomada 12V convencional, além de outras soluções para o mundo conectado de hoje, com local específico no console central para celulares e três locais projetados para suportes de smartphones próximos às saídas de ar (incluindo uma perto da central).

Assim como a segunda geração do Fiat Uno em 2010, o novo C3 será bastante personalizável. Prova disso é que a Citroën diz que o hatch contará com mais de 150 combinações entre suas versões, cores e acessórios. De acordo com a marca, o resultado dessa ampla gama de possibilidades foi baseado nas preferências dos clientes brasileiros e da América Latina, contando com a participação das equipes da Citroën de cada país em que o modelo será comercializado.

Motores Fiat

A motorização do novo Citroën C3 2023 é ainda uma dúvida. Até agora a montadora não fez qualquer anúncio oficial, mas podemos ter algumas apostas. O hotsite criado especialmente para o modelo menciona a palavra “motores”, ou seja, obviamente o C3 terá ao menos dois motores entre as versões. Com isso, ele poderá vir equipado com o 1.6 quatro cilindros do atual Peugeot 208 de 118 cv e 15,5 kgfm, propulsor que também é usado pelo C4 Cactus.

Flagra: Citroën C3 2022
Flagra: Citroën C3 2022

Lembra que a Peugeot-Citroën faz parte da Stellantis? Com isso, podemos apostar até no motor três cilindros 1.0 Firefly do Fiat Argo, que entrega até 77 cv e 10,9 kgfm de torque. No caso do 1.6, o câmbio seria o mesmo automático de 6 marchas, enquanto o 1.0 do Argo seria combinado a uma transmissão manual de 5 velocidades. Seria uma possibilidade até o 1.3 Firefly de 107 cv, e por que não o 1.0 turbo do Fiat Pulse de 120 cv e 20 kgfm nas versões topo de linha, mas isso talvez geraria um “fogo amigo” desnecessário dentro da Stellantis. Tudo vai depender de como a Stellantis vai querer posicionar o modelo dentro do portfólio.

E o preço?

Posicionado logo abaixo do C4 Cactus (único carro de passeio da Citroën à venda no Brasil), o novo C3 certamente terá preço menor, ou seja, abaixo dos R$ 106.990 da versão Live 1.6 AT do C4 Cactus. O valor mesmo talvez fique próximo ao do praticado pela linha do Fiat Argo, que varia de R$ 70,4 mil na versão básica 1.0 até os R$ 79,9 mi no aventureiro Argo Trekking 1.3. Mas se vier com motor 1.6 e com um pacote de equipamentos superior, é capaz que o C3 fique acima dos R$ 80 mil nas versões mais caras. Agora é aguardar pelo lançamento em abril.

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