Enquanto a Citroën está exibindo um protótipo pré-série do novo C3 em seu estande no festival de verão em Cariló (Argentina), os pilotos de testes da Stellantis rodam com o hatchback na área metropolitana de Buenos Aires. Este será o novo carro de entrada da marca francesa, substituindo o C3 anterior (que saiu de linha em março de 2021).

As fotos aqui publicadas foram enviadas pelo leitor Daniel AKD para o Motor1.com Argentina. "Três Citroëns do tamanho de um Mobi estão percorrendo as ruas do Polo Spegazzini", relata Daniel. Apesar da dúvida do nosso leitor, não tem muito mistério, pois as lanternas e o formato do carro deixam claro que é o novo Citroën C3, fazendo seus últimos testes antes do lançamento, esperada para acontecer entre março e abril no Brasil.

O hatchback será produzido em Porto Real (RJ), sendo o primeiro carro com a plataforma CMP a ser feita no complexo fluminense - a arquitetura já é usada pelo Peugeot 208 feito na Argentina. Cumprirá o papel de ser o carro mais barato da Citroën no Brasil, assim como era o C3 anterior.

A marca ainda não forneceu nenhuma pista sobre os motores. Tudo indica que utilizará o conhecido 1.6 de quatro cilindros do 208, entregando 118 cv e 15,5 kgfm. Acredita-se que também contará com o 1.0 Firefly de três cilindros do Fiat Argo, com 77 cv e 10,9 kgfm ou com o 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm do Pulse.

A Citroën define o novo C3 como um hatchback, embora reconheça que ele tem "características de SUV". Isto bem um bom motivo: a marca francesa tem um projeto chamado C-Cubed, com mais dois carros a serem lançados até 2024, com uma novidade por ano. Rumores apontam que os outros dois veículos serão um SUV compacto e um sedã. Esta linha está sendo desenvolvida com foco em países emergentes como Brasil e Índia, mas inspirada nos modelos oferecidos na Europa.

O novo Citroën C3 2022 será apresentado entre março e abril, iniciando a pré-venda no mesmo momento. Como a Stellantis espera que seja um carro "popular", espere por um preço por volta de R$ 70 mil na versão de entrada (lembrando que apenas o Kwid atualmente custa menos de R$ 60 mil), mesmo valor que o Fiat Argo, hoje partindo de R$ 69.990.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com