Faz apenas uma semana que a Yamaha apresentou a scooter elétrica NEO no mercado europeu, mas a marca continua pensando à frente. Em 17 de março, introduziu oficialmente a scooter elétrica E01. Ela foi introduzida como um conceito há alguns anos.
A Yamaha Motor Europe mencionou que a E01 seria lançada mais tarde, em 2022, para um período de teste-drive em vários mercados importantes. Por isso se concentrou inicialmente em detalhar sua nova linha de bikes elétricas e também em compartilhar mais informações sobre a nova NEO.
Para ser claro, a Yamaha E01 não será uma scooter de produção que qualquer poderá chegar na loja e comprar. Ao invés disso, a Yamaha lançará a E01 no Japão, Europa, Taiwan, Indonésia, Tailândia e Malásia como modelo para teste e demonstração, em uma espécie de leasing, a partir de julho de 2022. Ao contrário das NEO, o E01 terá uma bateria fixa concebida pela própria Yamaha. Ou seja, não terá as baterias novas feitas a partir da parceria com outras montadoras japonesas.
A Yamaha E01 é uma scooter elétrica de 8,1kW (11 cv) e 3 kgfm de torque. Ela também tem uma autonomia declarada de cerca de 104 km. Serão três sistemas diferentes de recarga: um carregador rápido, um carregador normal e um carregador portátil. O carregador portátil será entregue para cada usuário da E01.
De acordo com a Yamaha, o carregador rápido poderá ir de zero a 90% da carga total em cerca de uma hora. Esta unidade pode ser instalada em escritórios ou em concessionárias de motocicletas. Enquanto isso, o carregador normal pode ir de zero a 100% em cerca de cinco horas e será destinado aos usuários domésticos. O carregador portátil que vem com cada E01 é colocado embaixo do assento, mas leva 14 horas para passar de zero a 100%. Pode ser útil se você estiver preso em algum lugar e precisar de um pouco de carga para chegar a um carregador mais rápido, por exemplo.
A Yamaha diz que utilizou seus conhecimentos em desenvolvimento de chassi para motos esportivas e os aplicou na E01. O arranjo cuidadoso dos componentes - incluindo a bateria fixa - já mostram um cuidado visto em motos de alta performance: a centralização da massa e a diminuição do peso não suspenso.
A altura do assento é de 754 milímetros, enquanto a distância entre-eixos é de 1,38 m milímetros. O peso, incluindo a bateria, é de 158 kg. Como muitas scooters elétricas, ela usa uma transmissão final por correia. Ela usa rodas de 13 polegadas como muitas scooters modernas. A suspensão consiste em um garfo dianteiro telescópico e um braço oscilante na parte traseira, com freios a disco em ambas as rodas. Toda a iluminação é de LED, o que, sinceramente, é de se esperar em 2022. A porta de recarga está localizada bem no centro do painel frontal, sob uma pequena porta que fica entre os faróis.
Até agora, a Yamaha apenas divulgou detalhes sobre a operação no mercado japonês. De 9 a 22 de maio de 2022, os candidatos japoneses com 20 anos de idade ou mais, sejam portadores de habilitação para motos e que tenham cartões de crédito em seu nome podem solicitar um programa de aluguel por tempo limitado. Serão 100 unidades da E01 disponíveis. O custo mensal de um E01 neste programa de locação será de 20.000 ienes mensais, incluindo impostos, o que resulta em cerca de R$ 840 por mês. O programa terá uma duração fixa de três meses.
Uma vez aprovados os pedidos, os novos locatários da E01 poderão pegar suas scooters nos revendedores Yamaha japoneses entre 1º de julho e 31 de julho de 2022. A única coisa que a Yamaha não explicou em detalhes é onde as motos serão devolvidas uma vez que o período de demonstração tenha terminado.
Fonte: Yamaha Motor Company
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