Depois dos SUVs, podemos dizer que o segmento de picapes está na mira de muitas montadoras, inclusive daquelas que nunca tiveram uma em sua história. Depois da Mercedes-Benz estrear e sair rapidamente da categoria com a Classe X, a Audi é a mais nova marca que planeja lançar sua própria picape média para rivalizar com Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger e companhia.
A revelação de que a marca das quatro argolas pode ter uma picape em seu portfólio veio do site britânico Autocar. E a confirmação veio direto da fonte, já que Markus Duesmann, CEO da Audi, afirmou: “Não posso prometer que faremos uma, mas estamos analisando isso”, ao ser perguntado por jornalistas se uma picape feita pela Audi seria uma possibilidade. O executivo revelou a informação a repórteres antes da coletiva do relatório anual de ganhos do grupo Volkswagen (Audi, Bentley, Lamborghini, Ducati, entre outras).
O executivo não chegou a dar muitos detalhes sobre uma futura picape, mas antecipou que pode uma boa novidade num futuro não muito distante. "Na verdade, vamos apresentar – daqui não a muito tempo - alguma coisa talvez", o que sugere a possibilidade de um conceito inédito em breve ou mesmo até a confirmação oficial do novo modelo – que pode ser a picape da Audi.
Vale lembrar que a montadora de Ingolstadt já mostrou em 2019 um conceito “diferentão” com estilo de picape que atendia pelo nome de AI:Trail, um veículo off-road 100% elétrico bastante potente com sistema autônomo de nível 4, que poderia muito bem servir de base ou até servir de ponto de partida para uma picape produzida em série.
Uma alternativa para a Audi ter sua própria picape seria aproveitar a base da próxima geração da Volkswagen Amarok, que terá proposta mais premium de acordo com a própria VW e que terá base compartilhada com a nova Ford Ranger – primeiro modelo fruto da parceria de uma parceria estratégica entre as duas fabricantes (VW e Ford). Com visual mais agressivo do que a Ranger, a 2ª geração da Amarok será produzida pela Ford em sua fábrica na África do Sul. O que rola nos bastidores é que a Amarok vai compartilhar os motores com a Ranger, como o 2.0 turbodiesel, nas versões com um ou dois turbos, e o 3.0 V6 turbodiesel, todos desenvolvidos pela Ford.
Outro caminho afim de reduzir custos de produção, afinal criar e lançar uma nova plataforma voltada apenas a um segmento (picapes) demanda muito investimento, seria o da Audi utilizar a plataforma MEB do Grupo VW ou mesmo a base PPE que a marca das quatro argolas está desenvolvendo em conjunto com a Porsche. Ambas são compatíveis com eletrificação e são compatíveis com sistema de tração nas quatro rodas, por isso as duas bases seriam uma boa escolha para uma picape da Audi.
Caso a inédita picape da Audi vire realidade, seria a segunda vez que uma marca de luxo alemã entraria no disputado segmento de caminhonetes. A primeira a se arriscar foi a Mercedes-Benz, que não teve uma boa experiência com a Classe X, uma picape baseada na atual geração da Nissan Frontier (que serviu de base também para a Renault Alaskan). Assim a Classe X foi vendida por apenas 2 anos e foi tirada de linha por conta das baixas vendas, não justificando os custos para sua continuidade no mercado.
Fonte: Autocar
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