A Mercedes está ampliando a sua linha AMG no Brasil: agora a marca traz para cá os novos SUVs Mercedes-AMG GLA 35 e GLB 35, esse último com espaço para 7 pessoas. Ambos estão disponíveis para encomenda no país com motor 2.0 turbo de 306 cv de potência, assim mesclando proposta esportiva e familiar, com o primeiro sendo vendido por R$ 494.900 e o segundo por R$ 504.900. As primeiras unidades chegam ainda em março.
Visualmente, tanto o GLA 35 quanto o GLB 35 chegam com visual um tanto mais agressivo do que suas versões “civis” GLA 200 e GLB 200. Em comum os dois utilitários vêm com a grade AMG com filetes verticais, com o GLA 35 trazendo um para-choque igual ao do modelo convencional, enquanto o GLB traz para-choque com entrada de ar maior na parte inferior e molduras em preto ao redor das cavidades laterais da peça.
Chamam ainda a atenção nos dois as rodas de liga-leve de 21 polegadas com desenho multi-raios, enquanto a traseira ostenta a agressividade que se espera de uma versão esportiva por meio de um difusor central ladeado por duas saídas de escape redondas. Os modelos que virão ao mercado nacional terão o pacote AMG Night, que inclui acabamento preto em diversos pontos da carroceria, à exemplo dos filetes no para-choque dianteiro, difusor traseiro, retrovisores e escapamento. As fotos aqui divulgadas pela marca são da versão sem esse pacote “escurecido”.
Por dentro a ambientação segue a proposta de modelos já comercializados no Brasil da família A com grife AMG, o que inclui o A 35 e o CLA 35. Assim, tanto o GLA 35 quanto o GLB 35 contam com bancos revestidos em preto com costuras vermelhas, mesmo tom usado pelos cintos de segurança. Há ainda acabamento com design de fibra de carbono no painel e nas portas, enquanto as saídas de ar têm aro vermelho. O volante AMG com base reta tem diversos botões, com parte deles sendo sensível ao toque.
No mais, continuam por lá o painel de instrumentos com tela de 10,2”, que tem três estilos de visualização: "Classic", "Sport" e "Supersport", com o último destacando o conta-giros no centro. A central multimídia tem tela de 10,2” com o sistema MBUX, que permite abrir/fechar o teto solar ou mudar a temperatura do ar-condicionado por comandos de voz.
Debaixo do capô do GLA 35 e GLB 35 está o mesmo motor 2.0 turbo da família M260 que equipa os modelos A 35 e CLA 35. Assim, este propulsor entrega bons 306 cv e 40,8 kgfm de torque, o suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos (GLA) e 5,3 s (GLB), com ambos chegando aos 250 km/h de máxima segundo a Mercedes-AMG. O câmbio é automatizado de dupla embreagem de 8 marchas, com tração integral. Há ainda suspensão adaptativa com três configurações e seletor de modos de condução em cinco níveis: "Slippery", "Comfort", "Sport", "Sport +" e "Individual", que mudam parâmetros de resposta do motor e da transmissão.
Na lista de itens de série ambos têm ar-condicionado automático, bancos dianteiros esportivos com regulagem elétrica (inclui ajuste lombar) e memória, piloto automático adaptativo, assistente de estacionamento automático, faróis full-LED, fechamento automático da tampa do porta-malas, luz ambiente na cabine, retrovisores externos rebatíveis eletricamente com função antiofuscante e teto solar panorâmico.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz CLA e GLA ganham versões Progressive no Brasil; veja preços
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Teste: Mercedes-Benz GLA 200 fica mais econômico com eletrificação
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Mercedes-Benz GLA 2024 chega ao Brasil com visual renovado por R$ 369.900
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Novo Mercedes-Benz GLA está em testes para 2025 e terá versão híbrida