Menor motor Wankel do mundo gira a 14.000 rpm
Criado por um youtuber, ele é totalmente funcional
O motor Wankel é algo exótico, mas há quem sinta falta do pequeno propulsor triangular por conta de normas de emissões cada vez mais rígidas. O motor, também chamado de rotativo, certamente não é perfeito, mas é especial. A Mazda foi uma das maiores empresas a adotar o sistema em modelos como RX-7 e RX-8.
Agora, o youtuber JohnnyQ90 recriou um propulsor Wankel em miniatura. Foi um trabalho meticuloso que levou ao nascimento de um pequeno motor, perfeitamente funcional, com todos os componentes mecânicos no lugar, tão pequeno que cabe em uma só mão.
Um trabalho longo
O que mostramos abaixo é apenas o último capítulo na criação do Wankel em miniatura, com todas as peças prontas para serem colocadas em funcionamento. Uma operação que, claro, teve contratempos com um problema com o virabrequim, muito fino, o que foi contornado com a adição de uma bronzina. Depois vem a montagem, que é muito mais simples do que a de um motor de combustão. Afinal, um Wenkel é famoso por ter muito menos pelas móveis.
Ao contrário de outros modelos em escala, o motor rotativo construído por JohnnyQ90 está quase perfeitamente funcional. Na primeira tentativa, de fato, a mistura ar-combustível do minúsculo carburador estava muito pobre, resultando no desligamento do pequeno motor. Solução: carburador duplo. Assim, o pequeno motor Wankel finalmente funciona corretamente. O vídeo mostra ele girando entre 4.000 e 14.000 rpm, algo que é atingido em um tempo muito curto.
Pronto para um retorno
Com o nome de seu criador, o engenheiro alemão Felix Wankel, e aperfeiçoado pela Mazda, o motor rotativo foi abandonado com o fim da produção do RX-8. Desde então, repetidas conversas sobre seu retorno acontecem esporadicamente. Um dos rumores que mais fazem sentido é usar um motor Wankel, que tem funcionamento muito suave, como gerador para alimentar as baterias de carros elétricos.
Essa é uma ideia que deve aparecer oficialmente em breve com o lançamento do Mazda MX-30. Nele, o motor rotativo será usado unicamente para recarregar as baterias do crossover elétrico japonês.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Quem é mais aerodinâmico: pão de forma ou uma Toyota Bandeirante?
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
CEO da Jeep se encanta pelo Avenger e diz ter interesse em lançá-lo nos EUA
Com BYD, importações de carros ao Brasil cresceram 148,4% em 2024
Bizarro: Este Toyota está tentando se passar por um Purosangue