Responsável por mais de 15% de todos os veículos emplacados no Brasil em fevereiro, o segmento de picapes registrou retração mais uma vez. Somados os modelos das duas categorias (18.803), o resultado representou uma queda de quase 28% frente ao mesmo período de 2021 (25.956). Na comparação com janeiro (20.538), foram quase 8,5% a menos.
Entre as picapes pequenas, os problemas de produção da Volkswagen Saveiro fizeram com que o modelo tivesse apenas 247 unidades registradas, seu pior resultado desde 2002 – como a Fenabrave só disponibiliza os números até aquele ano, é bastante provável que este tenha sido um dos piores resultados para o modelo em todos os tempos. Somando a isso a aposentadoria da Chevrolet Montana (2) – que virá em nova geração como um modelo da categoria de cima -, a Fiat Strada (7.307), mesmo em baixa, respondeu por quase 97% das vendas.
Picapes Pequenas |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
FEV/22 |
JAN/22 |
FEV/21 |
% FEV 22 |
% JAN 22 |
VARIAÇÃO FEV/JAN |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
FIAT STRADA |
14023 |
7307 |
6716 |
9370 |
96,68% |
85,01% |
8,80% |
-22,02% |
2º |
VW SAVEIRO |
1427 |
247 |
1180 |
2523 |
3,27% |
14,94% |
-79,07% |
-90,21% |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
4 |
2 |
2 |
292 |
0,03% |
0,03% |
0,00% |
-99,32% |
4º |
EFFA K01 |
4 |
2 |
2 |
0 |
0,03% |
0,03% |
0,00% |
- |
15458 |
7558 |
7900 |
12185 |
100,00% |
100,00% |
-4,33% |
-37,97% |
Na faixa de cima, com retração de quase 44% nos últimos doze meses e mesmo tendo o seu pior resultado desde junho de 2020 (3.029), a Fiat Toro (3.178) assegurou pouco mais de 600 unidades de vantagem sobre a Hilux (2.558), esta última com queda inferior a 4%. Destaque negativo de janeiro, a Chevrolet S10 (2.225) cresceu praticamente 40% frente a 2021 e se aproximou bastante da representante da Toyota.
Numa disputa acirradíssima pela 4ª posição, a Mitsubishi L200 (783) venceu uma Ford Ranger (769) em queda superior a 40%. Mesmo com desempenho mais fraco desde maio de 2020 (349), a Nissan Frontier (565) conseguiu ficar à frente da Renault Duster Oroch (542) em compasso de espera para sua reestilização e chegada do motor turbo.
Próxima das duas, a VW Amarok foi a preferida por 506 consumidores. Grande aposta da Ford para 2022, a Maverick emplacou suas primeiras unidades no ano (34), mas ainda ficou atrás da gigante Ram 2500 (42). Modelo menor da marca norte-americana, a 1500 foi a lanterna, com apenas três emplacamentos.
Picapes Médias / Grandes |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
FEV/22 |
JAN/22 |
FEV/21 |
% FEV 22 |
% JAN 22 |
VARIAÇÃO FEV/JAN |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
FIAT TORO |
6471 |
3178 |
3293 |
5624 |
28,26% |
26,05% |
-3,49% |
-43,49% |
2º |
TOYOTA HILUX |
5470 |
2558 |
2912 |
2663 |
22,74% |
23,04% |
-12,16% |
-3,94% |
3º |
CHEVROLET S10 |
2964 |
2225 |
739 |
1602 |
19,78% |
5,85% |
201,08% |
38,89% |
4º |
MITSUBISHI L200 |
1609 |
783 |
826 |
647 |
6,96% |
6,53% |
-5,21% |
21,02% |
5º |
FORD RANGER |
1990 |
769 |
1221 |
1307 |
6,84% |
9,66% |
-37,02% |
-41,16% |
6º |
NISSAN FRONTIER |
1515 |
565 |
950 |
844 |
5,02% |
7,52% |
-40,53% |
-33,06% |
7º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1989 |
542 |
1447 |
913 |
4,82% |
11,45% |
-62,54% |
-40,64% |
8º |
VW AMAROK |
1460 |
506 |
954 |
26 |
4,50% |
7,55% |
-46,96% |
1846,15% |
9º |
RAM 2500 |
294 |
42 |
252 |
115 |
0,37% |
1,99% |
-83,33% |
-63,48% |
10º |
FORD MAVERICK |
34 |
34 |
0 |
0 |
0,30% |
0,00% |
- |
- |
11º |
EFFA V21 |
57 |
28 |
29 |
22 |
0,25% |
0,23% |
-3,45% |
27,27% |
12º |
EFFA V22 |
24 |
12 |
12 |
8 |
0,11% |
0,09% |
0,00% |
50,00% |
13º |
RAM 1500 |
6 |
3 |
3 |
0 |
0,03% |
0,02% |
0,00% |
- |
23883 |
11245 |
12638 |
13771 |
100,00% |
100,00% |
-11,02% |
-18,33% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW domina SP, Creta líder no RJ: veja mais vendidos por estado em outubro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
VW Polo dispara e Hyundai HB20S é destaque: confira mais vendidos na 1ª quinzena de novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
SUVs em outubro: Jeep Compass lidera e Tiggo 7 tem recorde de vendas
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Sedãs em outubro: BYD King supera Nissan Sentra; veja o ranking