Em 3 de março de 2022, a Yamaha Motor Europa apresentou um total de seis novos modelos elétricos, incluindo dois conceitos. Três deles eram bicicletas elétricas, outros dois eram conceitos, e um é uma scooter elétrica pronta para a produção, com o lançamento previsto para as próximas semanas.
A primeira coisa que você pode notar é a escolha de cores para a linha elétrica da Yamaha. Enquanto a marca há muito tempo usa a cor azul para se distinguir de outros fabricantes de motocicletas, a divisão europeia diz que escolheu esta nova cor "aqua" para sua linha elétrica porque combina azul com verde, fazendo menção ao fato de veículos elétricos serem considerados "verdes" para o meio ambiente.
A Yamaha também finalmente revelou a scooter elétrica NEO, pronta para a produção. No Brasil é a scooter mais barata da marca, mas é a combustão. Ela se baseia no conceito E02 mostrado pela primeira vez no Tokyo Motor Show de 2019 e produzirá potência equivalente a uma moto de 50 cm³.
As linhas revelam uma pequena scooter com estilo moderno. Ela também apresenta baterias removíveis e intercambiáveis para tornar a vida com a scooter elétrica mais prática para os usuários. Elas são armazenadas diretamente sob o banco, o que leva a perguntas sobre quanto (se houver) armazenamento sob o assento está disponível. Isso só deve ser revelado quando moto for lançada por completo.
Quanto aos dois conceitos, a E01 traz design moderno, mas com uma cara ligeiramente diferente das scooters a combustão da Yamaha na Europa, como TMAX, XMAX, NMAX, e D'elight. Ele foi claramente projetado para ter semelhanças familiares, mas não a mesma linguagem visual.
O plano para a E01, disse o presidente e CEO da Yamaha Motor Europe, Eric de Seynes, é ter como destino o uso compartilhado por aplicativos em grandes centros. Isso servirá a dois propósitos. A Yamaha ganhará conhecimento sobre o uso de uma scooter elétrica equivalente a 125 cm³, enquanto os usuários poderão experimentar essa nova scooter antes de qualquer outra pessoa. Não está claro exatamente quando isto acontecerá, mas parece provável que ocorra ainda em 2022.
Há ainda um conceito que parece um misto de bicicleta com moto. A Yamaha está chamando o modelo de conceito B01, o que automaticamente a diferencia da linha de scooters elétricas. Há um pouco mais de trabalho aqui, no entanto. Este conceito lhe parece familiar? Se parece, há uma boa razão para isso.
Em 2020, Yamaha, Motori Minarelli e Fantic Motors iniciaram uma parceria. No início de 2021, a Fantic adquiriu completamente a Motori Minarelli, o que ajudou a fortalecer os planos de desenvolvimento do trem de força elétrico da Fantic. A parceria contínua da Fantic com a Yamaha também é benéfica - e é a Fantic que é a chave para que o conceito Yamaha B01 possa parecer familiar para você.
A Yamaha B01 parece ser uma Fantic Issimo com novos emblemas e pintura. Isso nos leva a crer que a parceria entre as duas montadoras verá ambas desenvolvendo os conjuntos motrizes eletrificados, mas a Fantic focará em bicicletas elétricas, enquanto a Yamaha usará seu alcance e conhecimento global de motocicletas para focar nas scooters movidas por baterias.
Fonte: Yamaha Motor Europe
RECOMENDADO PARA VOCÊ
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Moto Morini: marca de motos premium italiana chegará ao Brasil em 2025
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Royal Enfield: inédita moto elétrica já tem data para chegar