As vendas diretas encerraram o 2º mês de 2022 abaixo dos 40% de participação na composição geral do mercado brasileiro. Apenas 39,22% dos 120.192 automóveis e comerciais leves foram emplacados em fevereiro nessa modalidade. Com quase 1/3 do total (32,61%), a Fiat liderou a modalidade pelo 18º mês seguido. Assim como em janeiro, a Jeep (12,31%) foi a vice. Hyundai (11,06%), Chevrolet (9,71%) e Renault (8,39%) completaram o top 5.
Entre os automóveis, a Jeep emplacou o Compass (3.474) como o mais vendido. Agora em 14º, o Renegade (945) havia sido o preferido em janeiro. De 2020 para cá, aliás, esta foi a 11ª posição de honra para a marca e a 3ª para o SUV médio desde agosto de 2021. Em seu melhor mês de vendas nos últimos anos, o Fiat Grand Siena (2.338) completou o pódio com quase 90% de seu total e como líder entre os sedãs.
Com os Fiat Argo (2.297, 4º) e Mobi (2.097, 5º), com o Peugeot 208 (1.452, em 6º) e com o Citroën C4 Cactus (1.379 em 8º), a Stellantis assegurou sete modelos no top 10, já que o Jeep Commander (1.385) também marcou presença pela 1ª vez no pelotão de cima. O vice-líder Hyundai HB20 (3.336), o Renault Logan (1.338, 9º) e o VW T-Cross (1.217, 10º) foram os “intrusos”.
Preferido na maioria dos meses de 2021 e 6º em janeiro, o VW Gol (428) desta vez foi apenas o 20º colocado. Apenas 9 unidades atrás do Toyota Corolla Cross (690), o Hyundai Tucson (681) conquistou um surpreendente 17º lugar para um modelo que vinha sendo esquecido. Essencialmente dependente do varejo, o Hyundai Creta (109) teve menos de 3% de seus registros em vendas diretas, a menor participação da lista.
Numa disputa interna da Toyota, por pouco o Yaris Sedan (356) não supera o Corolla (364). Entre os cinquenta primeiros, apenas quatro modelos atingiram a marca dos 100%: os Volvo XC60 (198) e XC40 (89) e os Fiat 500E (88) e Doblò (83). Ganhando espaço nas vendas diretas, a Caoa Chery colocou cinco modelos no ranking, com o Tiggo 8 (411) como o mais bem posicionado (21º).
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
FEV.22 (A) |
1º |
JEEP COMPASS |
3.474 |
77,15% |
4.503 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
3.336 |
54,15% |
6.161 |
3º |
FIAT SIENA |
2.338 |
88,66% |
2.637 |
4º |
FIAT ARGO |
2.297 |
53,16% |
4.321 |
5º |
FIAT MOBI |
2.097 |
50,38% |
4.162 |
6º |
PEUGEOT 208 |
1.452 |
78,61% |
1.847 |
7º |
JEEP COMMANDER |
1.385 |
85,81% |
1.614 |
8º |
CITROËN C4 CACTUS |
1.379 |
86,89% |
1.587 |
9º |
RENAULT LOGAN |
1.338 |
98,17% |
1.363 |
10º |
VW T-CROSS |
1.217 |
23,78% |
5.118 |
11º |
HYUNDAI HB20S |
1.072 |
52,17% |
2.055 |
12º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
1.000 |
22,28% |
4.489 |
13º |
CHEVROLET ONIX |
968 |
14,80% |
6.541 |
14º |
JEEP RENEGADE |
945 |
42,40% |
2.229 |
15º |
RENAULT DUSTER |
853 |
55,03% |
1.550 |
16º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
690 |
18,49% |
3.732 |
17º |
HYUNDAI TUCSON |
681 |
83,05% |
820 |
18º |
CHEVROLET TRACKER |
544 |
15,91% |
3.419 |
19º |
RENAULT KWID |
446 |
10,46% |
4.262 |
20º |
VW GOL |
428 |
25,03% |
1.710 |
21º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
411 |
46,81% |
878 |
22º |
PEUGEOT 2008 |
398 |
89,44% |
445 |
23º |
TOYOTA YARIS HATCH |
395 |
19,11% |
2.067 |
24º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
372 |
47,33% |
786 |
25º |
NISSAN VERSA |
366 |
34,59% |
1.058 |
26º |
TOYOTA COROLLA |
364 |
13,34% |
2.729 |
27º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
356 |
29,62% |
1.202 |
28º |
RENAULT SANDERO |
355 |
75,69% |
469 |
29º |
VW NIVUS |
301 |
12,45% |
2.417 |
30º |
FIAT CRONOS |
234 |
27,89% |
839 |
31º |
VW VIRTUS |
225 |
74,75% |
301 |
32º |
VOLVO XC60 |
198 |
100,00% |
198 |
33º |
RENAULT CAPTUR |
187 |
38,96% |
480 |
34º |
FIAT PULSE |
181 |
9,82% |
1.843 |
35º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
148 |
31,03% |
477 |
36º |
HONDA CITY |
140 |
6,02% |
2.326 |
37º |
HONDA CITY HATCH |
139 |
56,73% |
245 |
38º |
HYUNDAI CRETA |
109 |
2,62% |
4.163 |
39º |
AUDI Q5 |
102 |
80,95% |
126 |
40º |
VOLVO XC40 |
89 |
100,00% |
89 |
41º |
FIAT 500E |
88 |
100,00% |
88 |
42º |
MITSUBISHI PAJERO |
87 |
31,87% |
273 |
43º |
VW VOYAGE |
84 |
44,92% |
187 |
44º |
FIAT DOBLÒ |
83 |
100,00% |
83 |
45º |
BMW 320i |
79 |
17,67% |
447 |
46º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
75 |
66,37% |
113 |
47º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
74 |
44,58% |
166 |
48º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
66 |
10,17% |
649 |
49º |
NISSAN KICKS |
66 |
5,94% |
1.112 |
50º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
55 |
7,53% |
730 |
Novamente líder geral da modalidade, a Fiat Strada (5.426) emplacou quase ¾ de suas unidades fora do varejo. Em mês bem melhor do que janeiro, a Chevrolet S10 (1.774) superou a Fiat Toro (1.389) e foi a 2ª na preferência. Nº 1 no varejo, a Toyota Hilux (601) completou o top 5 atrás da Fiat Fiorino (1.005).
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
FEV.22 (A) |
1º |
FIAT STRADA |
5.426 |
74,19% |
7.314 |
2º |
CHEVROLET S10 |
1.774 |
79,73% |
2.225 |
3º |
FIAT TORO |
1.389 |
43,71% |
3.178 |
4º |
FIAT FIORINO |
1.005 |
63,77% |
1.576 |
5º |
TOYOTA HILUX |
601 |
23,49% |
2.558 |
6º |
RENAULT DUSTER OROCH |
489 |
90,22% |
542 |
7º |
RENAULT MASTER |
284 |
59,17% |
480 |
8º |
MITSUBISHI L200 |
254 |
32,44% |
783 |
9º |
VW SAVEIRO |
226 |
91,50% |
247 |
10º |
FIAT DUCATO |
222 |
69,59% |
319 |
11º |
FORD RANGER |
219 |
28,48% |
769 |
12º |
VW AMAROK |
197 |
38,93% |
506 |
13º |
NISSAN FRONTIER |
182 |
32,21% |
565 |
14º |
VW / MAN EXPRESS |
133 |
49,63% |
268 |
15º |
CITROËN JUMPY |
94 |
50,81% |
185 |
16º |
PEUGEOT EXPERT |
90 |
34,48% |
261 |
17º |
IVECO DAILY 35-150 |
45 |
23,56% |
191 |
18º |
RAM 2500 |
41 |
97,62% |
42 |
19º |
FORD MAVERICK |
30 |
88,24% |
34 |
20º |
HYUNDAI HR |
17 |
11,89% |
143 |
21º |
PEUGEOT PARTNER |
14 |
53,85% |
26 |
22º |
FIAT DOBLÒ |
5 |
83,33% |
6 |
23º |
IVECO DAILY 30-130 |
4 |
8,70% |
46 |
24º |
CHEVROLET MONTANA |
2 |
100,00% |
2 |
25º |
CITROËN JUMPER |
2 |
50,00% |
4 |
26º |
FORD TRANSIT |
2 |
66,67% |
3 |
27º |
RAM 1500 |
2 |
66,67% |
3 |
28º |
PEUGEOT BOXER |
1 |
20,00% |
5 |
29º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
1 |
50,00% |
2 |
30º |
VW KOMBI |
1 |
33,33% |
3 |
* Fonte: Fenbrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jeep Compass: desconto de R$ 30.000 na Black Friday para segurar liderança
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Jeep Compass 2025 tem desconto de R$ 30.000 na versão Sport
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Brasil foi o segundo maior mercado do Jeep Compass no mundo em 2023
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Jeep oferece grande desconto em seu SUV, mas com uma condição