Rival de Toro e Maverick, Hyundai Santa Cruz é flagrada no Brasil
Por que ela está na cegonha junto à picape da Ford?
O ano de 2022 promete ser movimentado para o relativamente novo segmento de picapes intermediárias. A Fiat Toro foi renovada, ganhando novos motores turbinados, caminho que a Renault Oroch também deve seguir em breve. Correndo por fora, a Ford apresentou a Maverick, que tenta se posicionar acima das rivais. Mas há uma quarta via.
Em julho do ano passado, foi apresentada nos EUA a Santa Cruz, a picape intermediária da Hyundai. Por lá, este modelo parte de US$ 23.990 (R$ 121.456) e é mais caro que a Ford Maverick. As chances para o Brasil sempre foram pequenas, porém. Primeiro porque a fabricante já avisou que, neste momento, a Santa Cruz é um produto exclusivo para os mercados da América do Norte.
Segundo: ela é fabricada nos EUA, o que tornaria seu preço impraticável no Brasil por conta da carga tributária maior. Vale lembrar que a Ford Maverick, apesar de feita no México e com direito a taxações menores, já custa R$ 239.990. Trazer a novidade somente na configuração mais completa e com tração integral também ajudou a elevar o preço.
No entanto, uma unidade da Hyundai Santa Cruz foi flagrada pelo usuário @rogeriotransjal e as imagens foram publicadas pelos colegas do BF///MS. O modelo aparenta ser da versão mais equipada, pintada de bege. Porém, ainda não é o momento para termos grandes esperanças de vermos a picape no Brasil.
Um dos principais motivos para isso é que a unidade flagrada trazia uma placa traseira de padrão quadrado, típica das que os concessionários dos EUA utilizam nas entregas dos carros aos clientes. Isso indica que esta unidade da Hyundai Santa Cruz pode ter vindo por meio de importação independente.
Outro fator que nos faz pensar é a presença de uma Ford Maverick logo atrás, sendo transportada pela mesma cegonha. Pode ser um tiro no escuro, mas o flagra foi feito na região de Pouso Alegre (MG), cidade que fica no caminho entre o porto de Santos (SP) e a cidade de Betim (MG), onde fica a maior fábrica da Stellantis no Brasil e responsável pela fabricação da maioria dos carros da Fiat. Será que a Fiat estaria de olho na dupla já pensando em novidades para a Fiat Toro? Difícil dizer com certeza e tudo isso fica apenas no campo da especulação.
No entanto, a Hyundai Santa Cruz tem alguns componentes mecânicos e soluções diferenciados. As versões de entrada nos EUA contam com um 2.5 aspirado de quatro cilindros, entregando cerca de 190 cv e 24,9 kgfm de torque, sempre com uma transmissão automática de 8 marchas.
Já as mais caras trazem o 2.5 turbo de 275 cv e 42,9 kgfm, este em conjunto com um câmbio de dupla embreagem e 8 posições. Tanto Toro quanto Maverick usam transmissões automáticas convencionais, com conversor de torque. A Santa Cruz ainda dispõe nos EUA de uma interessante cobertura de caçamba que é retrátil e um pequeno bagageiro sob o assoalho da caçamba, algo que também seria útil no Brasil.
Fonte: BF///MS
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