Após dias brigando contra as chamas em uma operação de resgate, o navio cargueiro Felicity Ace acabou afundando perto do arquipélago de Açores (Portugal). A embarcação carregava cerca de 4 mil carros do Grupo Volkswagen, em grande parte das marcas de luxo da empresa como Audi, Bentley, Lamborghini e Porsche, que agora estão no fundo do Oceano Atlântico. Estima-se que o prejuízo seja de R$ 2,5 bilhões.
De acordo com a agência Bloomberg, o navio Felicity Ace afundou a cerca de 170 quilômetros ao sul das ilhas Açores após ter sido atingido por ondas, que o fizeram virar 45°, perdendo estabilidade e indo abaixo. A embarcação estava sendo rebocada, em uma tentativa de salvar tanto os restos do navio quanto a carga. Porém, segundo Pat Adamson, porta-voz da MOL Ship Management, responsável pelo navio, o tempo piorou muito.
Parte das marcas do Grupo Volkswagen tinha esperanças de conseguir recuperar alguns dos veículos, como era o caso da Lamborghini. O navio levava as últimas unidades produzidas do Aventador, que já encerrou a produção enquanto a fábrica é preparada para fazer o seu sucessor. Com esta situação, a Lamborghini até considera reiniciar a produção para repôr as unidades perdidas, mas esperava ver os carros que estavam no navio para avaliar a situação e decidir o que fazer.
O Grupo Volkswagen ainda não comenta o caso oficialmente, esperando pelo resultado da operação de resgate do cargueiro. Diversas mídias nos Estados Unidos reportaram que os clientes que fizeram haviam encomendado os carros que eles não seriam entregues. A única informação divulgada pela empresa é que tinha seguro contra este tipo de dano.
Com a definição sobre o estado dos carros, já que além dos danos do incêndio, o fato do navio ter afundando em uma área com cerca de 3 mil metros de profundidade deixa claro que não tem muito o que fazer para recuperar os veículos. A operação agora será para evitar o vazamento de óleo não só do navio quanto dos automóveis.
Fonte: Bloomberg
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche manterá opções a combustão mesmo para carros elétricos
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
Porsche Panamera: como é a nova suspensão ativa na prática
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Porsche bateu recorde em 2023, mas já não cresce como antes; por quê?
Primeiras impressões Lexus UX 300h: um híbrido contra Audi e BMW
Jipe projetado pela Porsche na Guerra Fria renasce em Itu após 70 anos