A Stellantis anunciou um plano ambicioso chamado Dare Forward 2030 que, como o nome sugere, prevê uma extensa eletrificação em sua linha até o final da década. O plano também envolve o cumprimento de todos os tipos de metas financeiras e uma promessa de satisfação excepcional do cliente, porém a eletricidade e a neutralidade de carbono são com certeza o coração desta iniciativa.
Nessa frente, a Stellantis afirmou que 100% de suas vendas de veículos na Europa serão representadas por modelos movidos a eletricidade até 2030. Nos Estados Unidos, a meta é de 50%. Para chegar lá, a Stellantis tem planos para mais de 75 veículos elétricos a bateria (BEV) com vendas anuais globais deste tipo de veículo na casa dos cinco milhões de unidades antes do fim desta década. Empurrando ainda mais para o futuro, a empresa estabelece a meta de ser zero carbono até 2038, prometendo reduzir em 50% esse índice para 2030.
"Dare Forward 2030 nos inspira a ser muito mais do que já fomos", disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. "Estamos expandindo nossa visão, quebrando os limites, e abraçando uma nova mentalidade, que procura transformar todas as facetas da mobilidade para a melhoria de nossas famílias, comunidades e das sociedades em que operamos".
O anúncio incluiu alguns teasers de futuros veículos que virão, notadamente com duas marcas famosas por não serem muito amigáveis do carbono. O primeiro Jeep totalmente elétrico foi previsto de frente para trás, apresentando estilo e proporções semelhantes ao do atual Compass. Como tal, será um pequeno crossover previsto para entrar em produção no final de 2022, com o início de suas vendas em algum momento de 2023. Imagens de teaser da próxima picape elétrica Ram 1500 BEV não revelaram muitos detalhes, dando apenas uma noção geral de como será seu design exterior. No caso da caminhonete, ela está programada para ser vendida em 2024.
Considerando a infinidade de marcas sob o guarda-chuva da Stellantis, o plano Dare Forward 2030 soa extremamente ambicioso. No entanto, vale a pena notar a linguagem específica no comunicado à imprensa que apela para "100% do mix de vendas de carros de passeio elétricos na Europa e 50% de carros de passeio e comerciais leves nos Estados Unidos". Essa linguagem exclui veículos comerciais em ambas as regiões, e nos Estados Unidos, o que excluiria grandes picapes médias e pesadas, como a Ram 3500.
Fonte: Stellantis
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