page ad skin

Este motor elétrico é para bicicleta, mas tem 30 kgfm de torque

Fabricado pela Biktrix, entrega ainda 2 kW de potência.

Motor de bicicleta eléctrica Biktrix com 2.000 W

A empresa canadense Biktrix é conhecida por fabricar motores para bicicletas elétricas muito potentes, até mesmo "potentes demais" para os padrões europeus. Para muitos de seus modelos, lança mão do motor Banfang M620 Ultra, mas agora decidiu desenvolver um novo motor elétrico ainda mais potente.

É chamado de Biktrix XD e promete funcionar perfeitamente em todas as condições de uso. Ao contrário de outros propulsores de alta potência, também deve garantir menos desgaste nos componentes de transmissão, como a corrente ou as engrenagens da roda traseira, que dificilmente são projetadas para suportar altos valores de torque e potência.

Galeria: Biktrix XD

A título de exemplo, um ciclista treinado pode transmitir algumas centenas de watts de potência para a roda, mas um motor como o M620 Ultra já pode facilmente alcançar 1.000 W (1,36 cv) e fazê-lo continuamente, com picos de até 1500 W (2,04 cv). Já testamos a Mountain Lion, uma moutain bike elétrica com uma potência de 1.000 W (1,36 cv) e um torque máximo de 16,3 kgfm, capaz de oferecer autonomia de 60 a 200 quilômetros, dependendo da configuração de potência escolhida.

Biktrix

Um tipo diferente de força motriz

A para dar suporte a entrega maior do Biktrix XD, passou-se a utilizar duas correntes para evitar quebras. A corrente clássica ainda existe e está localizada no lado direito. Ela transmite o movimento do pedal feito pelo ciclista. Por outro lado, existe uma segunda corrente similar às usadas por motocicletas, que transfere a potência para a roda traseira a partir do motor elétrico de forma independente e usa diferentes tipos de engrenagens, para resistir a uma força tão considerável.

Biktrix

300 Nm de torque

Em resumo, a nova bicicleta da Biktrix permite o uso do pedivela tradicional quanto o do novo motor XD de forma independente. Afinal, o torque máximo do propulsor chega a incríveis 30,6 kgfm. Quase o dobro do visto em motores a combustão usados por carros, como os 1.0 turbo.

"Estou orgulhoso da equipe que trabalha na empresa", disse Roshan Thomas, fundador e CEO da Biktrix. "Nós nos esforçamos constantemente para criar produtos de vanguarda. No caso do XD, estamos alcançando mais de 2000 W de potência (2,04 cv). Basta assistir ao vídeo mostrado na apresentação para entender de que tipo de 'monstro' estamos falando".

Envie seu flagra! flagra@motor1.com