Apesar da proposta de praticidade e mobilidade urbana, as scooters mais vendidas do Brasil não são necessariamente as mais baratas. Por aqui, Honda PCX e Yamaha NMax disputam moto a moto a liderança da categoria no mercado nacional. Mas ambas as marcas oferecem modelos com motores menores e preços mais acessíveis.
Se você quer uma scooter mais em conta, a Honda oferece a Elite, enquanto a Yamaha tem a NEO. Ambas trazem motores um pouco menores, de 125 cm³, e apenas o básico para a locomoção. Comparamos agora os atributos de cada uma delas para você fazer a sua escolha.
Como citamos acima, as duas scooters são básicas, então não espere nada fora do comum. Ambas contam com faróis de LED, rodas de liga leve, cavalete central, freios de acionamento combinado com disco na dianteira e tambor na traseira. Isso sem contar os porta-trecos e espaço sob assento para capacetes, de série em Honda Elite 125 e Yamaha NEO 125.
O que vai diferenciar as duas rivais no segmento de entrada está nos pequenos detalhes. A Yamaha ainda conta com um painel analógico, mostrando apenas velocidade, hodômetro total e marcador de combustível. Já a moto da Honda conta com um painel de instrumentos digital, mas traz as mesmas informações. A única diferença mesmo é que a Elite tem um freio de estacionamento.
Tanto Honda Elite quanto Yamaha NEO contam com um motor 125 e câmbio automático CVT, mas atingem resultados diferentes. A primeira traz um monocilíndrico de 124,9 cm³ arrefecido a ar. Ele consegue entregar 9,34 cv de potência a 7.500 rpm e 1,05 kgfm de torque a 6.000 rpm. Já a segunda tem um monocilíndrico de 125 cm³ também com arrefecimento a ar, mas entrega respectivamente 9,8 cv a 8.000 rpm e 1 kgfm a 5.500 rpm.
Enquanto a entrega dos propulsores parecem similares, vale lembrar que são motos leves e qualquer diferença, por menor que seja, pode impactar o desempenho. A Honda é a menos potente e também a mais pesada, com 104 kg de peso a seco e tem um tanque de combustível de 6,4 litros. Do outro lado, a Yamaha tem 97 kg em ordem de marcha (com fluídos e combustível) e seu tanque acomoda 4,2 litros.
Aqui vale ressaltar que as scooters, de forma geral, possuem um "calcanhar de Aquiles". O curso de suspensão costuma ser mais e curto e as rodas, menores. No entanto, há diferenças significativas entre a Honda Elite 125 e a Yamaha NEO 125 no que tange especificamente a ciclística das motos.
Ambas trazem garfo dianteiro telescópico na dianteira e amortecedor convencional único na traseira. Porém, o modelo da Honda tem 80 mm de curso na frente e 70 mm atrás. Já o da Yamaha traz, respectivamente, 90 mm e 80 mm. E a vantagem da NEO não acaba aí, pois suas rodas têm 14 polegadas em ambas as pontas, com pneus 80/80 (frente) e 90/80 (atrás). A Elite tem roda dianteira de 12 polegadas com pneu 90/90 e de 10 polegadas na traseira com pneu 100/90.
Enquanto Honda Elite 125 e Yamaha NEO 125 são muito parelhas, a primeira se destaca por trazer o painel digital de série. Por outro lado, a segunda é mais leve e potente, além de ter um conjunto ciclístico um pouco melhor preparado para a buraqueira. Vale ressaltar que os preços na prática podem variar bastante e vale consultar as concessionárias antes de tomar qualquer decisão.
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