Honda apresenta a nova CB 1000R 2022 por R$ 69 mil
Esportiva sem carenagens ainda recebe a série especial Black Edition
Ainda no final do ano passado, a Honda prometeu o lançamento de três motos para 2022. Agora, mais uma destas novidades começa a chegar ao mercado brasileiro. Trata-se da linha 2022 da CB 1000R. A moto mantém o conceito Neo Sports Cafe, mas agregou mais tecnologia embarcada e será acompanhada pela inédita versão Black Edition.
Enquanto a recém-lançada Honda NC 750X foi uma troca de geração, com a nova CB 1000R 2022 a marca realizou uma repaginação da moto. Agora quem quiser comprar uma unidade da esportiva sem carenagens com linhas clássicas precisará desembolsar R$ 69.000 (sem frete), um aumento de R$ 7.250 sobre os R$ 62.750 cobrados anteriormente. A nova Black Edition está saindo por R$ 76.750 (sem frete).
O que mudou na Honda CB 1000R 2022?
Visualmente, parece até a mesma moto em uma olhada mais rápida. No entanto, é preciso estar atento aos detalhes. Começando para o farol, a luz diurna que era totalmente redonda, agora tem um formato de ferradura. As rodas permanecem de liga leve com 17 polegadas em ambas as pontas, mas contam com novo desenho com mais raios menores, o que ajuda a dispersar o efeito giroscópico delas. O subchassi traseiro, que era preto, agora vem pintado em cor de alumínio.
A moto ainda ganhou um novo painel de instrumentos colorido com tela de TFT de 5 polegadas, nele é possível monitorar os 4 modos de pilotagem disponíveis. O pisca com desligamento automático também é novidade, enquanto a iluminação permanece feita por lâmpadas de LED e há uma tomada USB-C sob o banco do garupa.
Enquanto o motor em si não mudou, a Honda aplicou um remapeamento à central eletrônica e revisou o sistema de escape com o intuito de reduzir as emissões. No entanto, isso resultou em um aumento de performance. Permanece o 4 cilindros em linha de 998,4 cm³. Mas agora ele é capaz de entregar 142,8 cv de potência a 10.500 rpm (+1,4 cv) e 10,2 kgfm de torque a 8.250 rpm. O câmbio permanece de seis velocidades.
Na ciclística, a moto não mudou. Permanece na dianteira o garfo invertido com 109 mm de curso e balança traseira monoamortecida com 131 mm de curso. Os freios contam com dois discos de 310 mm de diâmetro na dianteira e um único na traseira com 256 mm. Os pneus, respectivamente, têm medidas 120/70 e 190/55.
Nas medidas, a Honda CB 1000R 2022 tem 2,12 m de comprimento, 0,79 m de largura, 1,09 m de altura, 1,45 m de entre-eixos e o assento está a 833 mm do solo. O vão livre em relação ao chão é de 132 mm. Com esse conjunto, a moto tem 200 kg de peso a seco declarado e 16,1 litros de capacidade no tanque de combustível.
A maior adição da linha 2022, porém, é na eletrônica. A Honda CB 1000R passará a contar com o Honda RoadSync. Trata-se de um sistema de conectividade via Bluetooth que permite a proprietário parear o smartphone com a moto. Ele é capaz de mostrar avisos de mensagens, ligações, músicas via Spotify, GPS e até previsão do tempo por meio de um aplicativo. A Honda oferecerá um dispositivo para controle do sistema conjugada a duas caixas de som pequenas feitas para serem instaladas dentro do capacete. Os compradores também podem comprar um capacete especial da marca com o dispositivo.
A Honda CB 1000R Black Edition 2022
Outra novidade da linha é a série especial Black Edition. Seu preço é mais salgado, mas traz alguns elementos a mais. A começar pelo visual todo escurecido. E, por todo escurecido, estamos falando que até o pistão interno das bengalas são pretas. Além disso, a moto vem com assento monoposto, com o banco do garupa substituído por uma capa. O assento normal de passageiro vem junto com a moto. Por último, a moto recebe um pequeno visor frontal preto à frete do painel.
O mais importante é que a CB 1000R Black Edition será equipada com quick shifter, equipamento que permite as trocas de marchas para cima e para baixo sem a necessidade de se usar a embreagem nem aliviar o acelerador. O sistema conta ainda com 3 níveis de acionamento, do mais suave até o mais agressivo.
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