Considerado um dos lançamentos mais importantes do calendário da Renault neste primeiro semestre, o SUV Austral já tem data marcada para se tornar conhecido do público: 8 de março. O modelo será apresentado na Europa e terá a estratégica missão de representar a marca em um dos segmentos mais concorridos do mercado. No portfólio, sucederá o Kadjar e ao mesmo tempo brigará com Jeep Compass, Volkswagen Tiguan, Ford Kuga e Peugeot 3008.
Detalhes do visual já podem ser observados nos vários teasers divulgados pela Renault, onde a nova identidade estética da marca é destaque. "Projetamos o exterior do Austral com base na nova linguagem de 'tecnologia sensual'", explica Agneta Dahlgren, diretora de design da Renault. “O resultado é uma combinação de formas generosas, curvadas, laterais salientes e detalhes técnicos sutis, como as luzes de alta tecnologia, que fortalecem seu design distinto.”
Por dentro, esboços já adiantaram que a pegada tecnológica dará o tom do painel. Nesse sentido, destaque para a gigantesca tela do sistema de entretenimento, que terá formato assimétrico e inclinação levemente voltada para o motorista. O quadro de instrumentos também será concentrado em uma tela, mas neste caso em posição horizontal. Dependendo da versão, o habitáculo combinará peças revestidas em vermelho e materiais metálicos.
Em termos técnicos, tudo indica que o Austral será construído sobre a mesma plataforma do Qashqai, carro-chefe da Nissan na Europa e que recentemente trocou de geração. Além disso, terá aproximadamente 4,51 metros de comprimento e espaço para 5 passageiros. Sob o capô, são esperados motores 1.3 aspirado e 1.2 turbo, sempre a gasolina e com tecnologia do tipo híbrido-leve. Motorizações turbodiesel não serão oferecidas, tendo em vista as restrições ambientais cada vez mais severas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Teste Renault Kardian Evolution MT: manual, mas tão bom quanto o automático
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: Renault premia sua 1ª concessionária com selo ESG Ouro
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Mitsubishi terá mais dois SUVs da Renault com logotipos trocados