No finalzinho de 2021, a Honda fez um anúncio detalhando seus principais lançamentos para 2022. NC 750X - em nova geração - e as renovadas CB 1000R e X-ADV devem desembarcar nas lojas brasileiras da marca ainda neste ano. E a primeira delas já está começando a chegar.
Trata-se da nova geração da Honda NC 750X, a crossover intermediária da marca. O termo vem porque a moto mescla a posição de pilotagem e as suspensões de longo curso das big trails com uma proposta mais urbana e até uma solução tirada diretamente das scooters com o porta-capacetes no lugar do tanque.
Além do visual, a grande novidade mesmo da nova NC 750X fica por conta da transmissão. Agora, a aventureira pode ser acompanhada por um câmbio mecânico de 6 marchas (MT), ou automatizado de dupla embreagem (DCT) com o mesmo número de relações. Assim, ela se junta à África Twin e à X-ADV no catálogo de motos da empresa que dispensam o manete da embreagem.
Vale ressaltar que a nova Honda NC 750X MT é fabricada em Manaus (AM) e custará R$ 49.700 sem frete. É um aumento de R$ 5.500 sobre os atuais R$ 44.200 cobrados pela moto ela substituirá, mas as mudanças foram grandes. Nesse caso, as primeiras unidades devem começar a chegar às lojas entre o final de fevereiro e o início de março. Já a NC 750X DCT será importada do Japão, assim como já acontece com a Africa Twin. Ainda sem preço definido, deve chegar um mês depois e será comercializada somente na rede Dream de motos premium da empresa.
Claro que o visual é a primeira coisa que chama a atenção nesta nova geração da Honda NC 750X, com as antigas linhas volumosas e arredondadas dando lugar a um visual mais esbelto e angulado. No entanto, a cara nova esconde uma série de mudanças que a Honda empreendeu na moto.
A primeira e a mais importante delas é o redesenho total do chassi que, além de tudo, ficou 1,8 kg mais leve. Com isso, foi possível deixar o assento 3 cm mais baixo, tendo agora 802 mm de altura em relação ao solo. O para-brisa também está 2 cm maior e o porta-capacetes que fica no lugar do tanque convencional acomoda agora 23 litros (1 litro a mais) ou 5 kg.
O tanque continua sob o banco do garupa. Redesenhado, acomoda 14,1 litros de combustível. Na abertura, há uma pequena haste que segura a peça aberta, como uma vareta de capô em miniatura. Agora, todas as versões da moto virão com suporte de bauleto agregado às alças do garupa, facilitando o abastecimento.
Em termos de ciclística, a suspensão foi recalibrada e agora conta com 120 mm de curso tanto no garfo telescópico dianteiro quanto na balança traseira monoamortecida. O freio dianteiro tem 320 mm de diâmetro, enquanto o traseiro tem 240 mm. As rodas, de liga leve com 17 polegadas em ambas as pontas, têm pneus 120/70 na dianteira e 160/60 na traseira.
Nas medidas, a moto tem 2,21 m de comprimento, 0,85 m de largura, 1,33 m de altura, 1,52 m de entre-eixos e 145 mm de altura em relação ao solo. A Honda declara um peso a seco de 197 kg para NC 750X MT, o que é 13 kg mais leve que a moto anterior. Mesmo a nova NC 750X DCT, com 207 kg a seco, ainda é 3 kg mais leve que a versão antiga manual.
Outro artifício que a Honda utilizou para baixar o peso da moto está no motor. Ele utiliza pistões redesenhados e novos contra-balanceiros, que ficaram mais leves. Permanece o bicilíndrico de 745 cm³ de capacidade. Ele é alimentado por injeção eletrônica, usa apenas gasolina, tem comando simples no cabeçote (SOHC) e 4 válvulas por cilindro. Outras alterações incluem admissão e escape revisados e um remapeamento da central eletrônica.
Com isso, a Honda promete que a nova NC 750X terá uma entrega de força mais linear e a partir de rotações mais baixas. O propulsor agora entrega 58,6 cv de potência a 6.750 rpm e 7,03 kgfm de torque a 4.750 rpm. Respectivamente, são 4,1 cv e 0,1 kgfm a mais na comparação com a geração anterior da moto.
O câmbio, tanto para a versão MT quanto para a DCT da nova NC 750X, teve a relação de marchas revisada pela Honda. Com isso, as 3 primeiras marchas ficaram mais curtas, enquanto as 3 últimas foram alongadas. Tanto o câmbio mecânico quanto o automatizado compartilham da mesma relação de marchas. Na NC 750X MT, a embreagem agora tem acionamento assistido e deslizante.
O pacote de equipamentos também acompanhou as grandes mudanças. A nova geração traz acelerador eletrônico, o que permitiu a inclusão de 4 modos de pilotagem e 3 níveis de ajuste para o controle eletrônico de tração. A nova NC 750X recebeu ainda um novo painel de LCD mais completo, iluminação total por lâmpadas de LED (antes, apenas o farol tinha esse equipamento) e cancelamento automático dos piscas.
Opcionalmente, a Honda oferecerá 2 pacotes de acessórios a serem instalados na concessionárias. O Urban inclui bauleto de 38 litros, carregador USB no porta-capacete, afastadores laterais de alforjes, protetor de carenagem e cavalete central. Já o Travel acrescenta ainda maleiros laterais, faróis de neblina e um para-brisa 70 mm mais alto. A NC 750X MT será oferecida nas cores azul ou vermelha, enquanto a DCT pode ser pintada de vermelho ou Branco. Ambas possuem 3 anos de garantia.
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