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Flagra: Volkswagen Polo 2023 nacional mudará menos que o europeu

Traseira do hatch reestilizado não terá lanternas invadindo a tampa do porta-malas, mas para-choque será redesenhado

Flagra VW Polo 2023_traseira perto by Renato Zaratin

Presente no mercado brasileiro desde 2017, a atual geração do Volkswagen Polo vai passar por sua primeira reestilização na típica mudança de meia-vida. E embora a versão vendida na Europa tenha ganhado ares de Golf de oitava geração, a versão comercializada em terras tupiniquins vai seguir outro caminho, como prova as imagens de flagra do hatch rodando e testes no Brasil.

A foto que abre essa nota foi publicada por nosso parceiro Renato Maia, do canal Falando de Carro, que recebeu a imagem do seguidor @rzaratin. E apesar da camuflagem que cobre toda a traseira, você pode perceber que o hatch não terá as lanternas horizontais invadindo a tampa do porta-malas como no Polo europeu reestilizado, ou seja, vai conservar o formato atual das lanternas que ocupam as extremidades da carroceria. O que podemos esperar é que as lanternas tragam ao menos um redesenho na parte interna para ganhar uma nova assinatura visual. Mas a parte descoberta da peça mostra que as luzes de ré e de seta vão continuar na mesma disposição.

 

Embora a lanterna mantenha o mesmo formato do modelo atual, ao menos o para-choque traseiro será igual ao do Polo europeu, como é possível notar pela parte inferior com plástico preto que simular um difusor traseiro em que os cantos ficam mais destacados que a parte central. Não dá para confirmar, mas é provável que o novo Polo 2023 receba ainda os refletores logo após os vincos que contornam a região da placa. No mais as rodas ainda não parecem ser definitivas, já que se assemelham ao conjunto usado atualmente na versão Comfortline.

Em relação ao interior do Polo 2023, é esperado um melhor nível de acabamento para justiçar o preço na faixa dos R$ 100 mil, além de novos equipamentos como o painel de instrumentos em TFT do Taos Comfortline nas versões mais simples e novos equipamentos de segurança, como o piloto automático adaptativo com sistema de frenagem automática.

Flagra Volkswagen Virtus - traseira de perto

Na foto do Polo reestilizado, logo à frente você pode conferir também o Virtus camuflado rodando em testes, que também receberá uma reestilização que será revelada na Índia no dia 8 de março. Não há registros da dianteira de ambos os carros, mas o leitor Rodrigo Zaratin afirmou que a dupla estava equipada com faróis full-LED, o que confirma os rumores que circulavam na internet.

Aliás, hoje a Volkswagen da Índia revelou um teaser mostrando parte do novo Virtus, que contará com faróis dotados de nova assinatura em LED para as luzes diurnas. Com isso, é de se imaginar que o Polo nacional recebe as mesmas mudanças visuais do sedã, inclusive o para-choque dianteiro, que traz a região dos faróis de neblina redesenhada e novas entradas de ar inferiores na porção central da peça. No entanto, é previsto que o Polo e Virtus sejam diferentes na parte dianteira, com o sedã ficando com estilo mais próximo ao do Nivus e o Polo seguindo o estilo da dianteira do Polo europeu.

VW Polo Track - Projeção
Projeção do novo VW Polo Track

Vale reforçar ainda que o Polo reestilizado será diferente do Polo Track, que será posicionado como uma versão de entrada na gama do hatch, sendo ainda o substituto mais provável para ocupar o lugar que hoje está Gol – que morrerá na forma como como conhecemos, mas que ainda se manterá vivo neste ano. Assim, a expectativa é que novo Polo reestilizado seja lançado somente nas versões mais equipadas a partir da Comfortline, passando pela Highline e a topo GTS. Ou seja, o Polo Track provavelmente se manterá com a carroceria do modelo vendido atualmente.

Debaixo do capô, o novo Polo 2023 deve manter o atual 1.0 TSi de até 128 cv e 20,4 kgfm de torque com transmissão automática de 6 marchas, enquanto a versão GTS (se mantida) continuará com o 1.4 TSI de até 150 cv e 25,5 kgfm de torque – também com câmbio automático de 6 velocidades. O motor 1.0 MPI de até 84 cv e 10,4 kgfm de torque com câmbio manual de 5 marchas deverá ser exclusivo do Polo Track.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com