É inegável a importância do Jeep Renegade para o mercado brasileiro, principalmente ao lembrar que foi um dos primeiros SUVs compactos a ser lançado em 2015 após a onda do Ford EcoSport (já fora de linha) e Renault Duster. Desde então passou por três reestilizações, sendo a última delas na linha 2022.
Entre todas as reestilizações que o Renegade recebeu, essa terceira é a mais fácil de identificar. Por trazer um desenho bastante marcante, apostamos que a nova reestilização do SUV certamente deu um certo trabalho para o departamento de design da Jeep, já que quando há um design mais autoral, o trabalho e o desafio de se mexer geralmente é ainda maior, embora o resultado final pareça ter mantido a essência do SUV compacto.
Neste terceiro facelift, o SUV compacto concentrou as maiores mudanças na sua parte dianteira, cujo maior característica são os faróis redondos e a grade frontal com as clássicas sete barras verticais. Enquanto o modelo antigo trazia a grade mais larga, o Renegade 2022 as deixou mais estreitas. O formato da peça plástica onde vai o farol também foi alterado, assim a dianteira ficou com um estilo mais agressivo, reforçado principalmente pela parte superior que encobre um pouco os faróis.
Os faróis se mantiveram com o padrão redondo do anterior, mas agora a iluminação é full-LED. Com a nova iluminação, veio também uma nova assinatura com contorno em LED, que traz uma dupla função: além de ser usado como luz diurna (DRL), esse contorno também agrega as luzes de seta e ficam laranjas quando acionadas.
Quando descemos para o para-choque dianteiro, é nítida a diferença para o Renegade anterior. No SUV reestilizado, o para-choque foi totalmente redesenhado graças a retirada da luz diurna e das luzes de seta, o que deu mais liberdade para modificações como a parte do plástico preto que sobe em direção a grade frontal, além das entradas de ar maiores que deram um aspecto mais robusto. O formato das luzes de neblina também mudou, ficando retangulares e posicionadas mais acima. De perfil o SUV é exatamente o mesmo, com exceção das rodas com novo desenho.
Comparada a parte frontal do Renegade, a traseira teve mudanças mais leves na atualização para a linha 2022, porém a maior alteração já recebida pelo Renegade desde seu lançamento há 7 anos. O destaque são as lanternas totalmente redesenhadas que, apesar de ainda serem retangulares, contam com novo desenho interno formado por linhas finas que ainda remetem ao tradicional “X” em relevo, com diferença que a luz de seta fica agora no meio da peça disposta na horizontal.
No geral, a lanterna traz um desenho bem mais trabalho e agora iluminado por LEDs, deixando sua assinatura visual ainda mais marcante. No mais, o para-choque traseiro agora tem duas peças e traz a parte central destacada (sendo cinza na versão Série S), enquanto nas laterais as luzes de posição e de ré trocam o formato quadrado por filetes horizontais.
Por dentro, o Renegade recebeu alterações pontuais, mas o suficiente para causar o “ar de novidade” para o utilitário. No geral ele manteve seu visual, como posição e formato das saídas do ar-condicionado, a alça de apoio no painel acima do porta-luvas e até os botões do ar-condicionado. Mas ao abrir a porta o motorista vai se deparar com o novo volante com centro retangular e com controles redesenhados, o mesmo encontrado nos irmãos maiores Compass e Commander.
Vale lembrar que ele conta com painel de instrumentos digital com tela de 7 polegadas a partir da versão Longitude (configuração intermediária), sendo basicamente o mesmo sistema da Fiat Toro. A central multimídia ainda é a mesma com display de 8,4”, mas com a vantagem de contar com a versão mais atual do sistema Uconnect, capaz de conectar com um app para smartphones para ligar o veículo ou travar as portas à distância.
Debaixo do capô é onde está a maior mudança para o Renegade. Enquanto o modelo antigo contava com o motor 1.8 E.torQ flex aspirado que rendia até 139 cv e 19,2 kgfm de torque, o novo Renegade 2022 ostenta o novo T270 (mesmo conjunto usado na Fiat Toro, Jeep Compass e Commander), o 1.3 turbo que entrega até 185 cv e 27,5 kgfm de torque.
Esse motor substituiu também as versões diesel do modelo anterior. Com isso, o Renegade reestilizado da linha 2022 conta apenas com versões flex, mas estreia uma inédita configuração flex com tração 4x4 que tem diversos modos de condução e câmbio automático de 9 marchas - as versões de tração dianteira tem caixa automática de 6 velocidades.
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