Kawasaki desenvolve sistema de câmera para a nova Ninja H2 SX
Câmera irá trabalhar em conjunto a radares do sistema de assistência à condução
Já está claro que Kawasaki quer ser o líder em tecnologia de assistência ao condutor dentro do segmento de motocicletas. Ao incluir radares dianteiros e traseiros na Ninja H2 SX 2022, ela é agora uma das superesportivas mais rápidas e mais seguras atualmente disponível no mercado global.
O radar é realmente um grande passo em direção às tecnologias de segurança e assistentes ao condutor. Eles têm sido aplicados em carros há mais de uma década. Para motos, porém, a Kawasaki acredita que ainda há mais a ser feito para tornar a pilotagem mais segura nas ruas.
O controle de cruzeiro adaptativo, os alertas de colisão frontal e o monitoramento de ponto cego já já foram viabilizados graças à tecnologia de radar na H2 SX 2022. A Bosch contribuiu com seu conhecimento para este dispositivo, que tem uma aparência sutil e que complementa o design da moto. O radar é excelente, mas as câmeras também podem ajudar a compensar onde o radar encontra limitações. Isto é exatamente o que a Kawasaki está desenvolvendo para a próxima geração da Ninja H2 SX.
A empresa emitiu novos pedidos de patente para um sistema baseado em câmera posicionado na parte da frente da motocicleta. As câmeras, de acordo com o pedido de patente, permitem recursos como faróis de curva e, mais importante ainda, aumenta a eficiência dos recursos de mitigação de colisões, como controle de tração, frenagem autônoma e assistência para manutenção de faixa. É algo interessante, pois é provável que as câmeras sejam capazes de reconhecer objetos como pedestres, outros veículos e obstáculos, algo que os radares não necessariamente conseguem distinguir.
Não será surpresa se encontrarmos tais já no ano modelo 2023. Enquanto a Ninja H2 SX em sido a "cobaia" de novas tecnologias da Kawasaki, não há como negar que outras motos da marca, principalmente a Versys, poderiam se beneficiar de níveis aprimorados de tecnologia de segurança.
Fonte: Cycle World
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