Após muita especulação, a Brabus 1300R finalmente foi lançada e é a primeira moto da história da preparadora. Limitada a apenas 154 unidades, sendo 77 na cor Magma Red e 77 na Signature Black, a moto teve a pré-venda aberta ontem (14/2) e todas já foram vendidas em menos de 1 hora. Há até uma fila de espera neste momento.
Agora que a moto está de fato lançada, a Brabus 1300R marca a primeira colaboração entre a oficina e a KTM. Sua base é a superesportiva sem carenagens KTM 1290 Super Duke R Evo. Sendo assim, utiliza o conhecido propulsor LC8 da austríaca, que produz 180 cavalos a 9.500 rpm e 14,3 kgfm de torque a 8.000 rpm. A Brabus declara uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos para a Brabus. Para auxiliar nas trocas, foi instalada uma embreagem com assistência deslizante.
A suspensão traz um conjunto de amortecedores WP Apex semi-ativos. Ele possui seis modos de condução, indo desde conforto até um acerto para pista, além de uma configuração automática. Além disso, a pré-carga da mola traseira pode ser ajustada em até 20 mm, simplesmente usando o menu encontrado no painel TFT de 5 polegadas que também abriga os instrumentos. Há também uma regulagem anti mergulho em frenagens selecionável.
As rodas as rodas foram feitas pela Brabus especialmente para a 1300R. Chamadas de Monoblock Z, têm 9 raios, 17 polegadas e são forjadas. Os freios consistem em um par de discos flutuantes da Brembo de 320 mm na frente com pinça de 4 pistões e um único disco de 240 mm na traseira acoplado a uma pinça Brembo de dois pistões. O ABS vem de série com atuação em curvas.
Indo para os demais elementos que Brabus aplicou exclusivamente à 1300R temos um escapamento com dupla saída e vale lembrar que a preparadora é conhecida pelo ronco de seus sistemas de escape. O resultado você pode conferir no vídeo acima.
A moto também usa e abusa de componentes de fibra de carbono ou usinados. O carbono adorna a carenagem do farol, dutos de ar, para-lamas frontal, duto de ventilação dos freios, bandeja inferior, guia de corrente, protetor de calcanhar, tampas laterais, tampa da trava de ignição e tampa do tanque. As peças usinadas incluem as alavancas de freio e de embreagem, reservatórios e tampa do reservatório de óleo. Com isso, o peso seco é de 194 kg e a altura do assento é de 845 mm.
Outras adições da Brabus incluem uma bateria de lítio, assento personalizado aquecido, manoplas aquecidas, punho de giro rápido para o acelerador e tampa de combustível sem chave, fazendo uso da chave presencial da moto. Há também uma placa com número de de produção da moto, afinal serão poucas unidades feitas. Além disso, o Brabus 1300R recebe uma animação especial de inicialização com o esquema de cores vermelhas da empresa que é projetada no painel digital.
Como se trata de uma moto de produção limitada feita por uma preparadora independente em parceria com a KTM, os preços da Brabus 1300R não foram revelados. Mas pode-se afirma que é uma moto especial e que o público curtiu a ideia.
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