Confira os sedãs premium mais vendidos em janeiro de 2022
BMW Série 3 segue na liderança entre os médios, enquanto Porsche Taycan domina segmento acima
Com apenas 604 unidades emplacadas somados os 21 modelos das duas categorias, os sedãs premium não passaram imunes à queda generalizada nas vendas no país em janeiro. Na comparação com o mesmo período de 2021 (861), a retração chegou a quase 30%. Em relação a dezembro (654), a queda bem mais baixa (-7,6%) teve relação direta com o vice-líder entre os médios.
Zerado em dezembro e com entrega das primeiras unidades da nova geração iniciada durante o mês passado, o Mercedes-Benz Classe C foi o preferido por 138 consumidores. Resultado ainda distante do BMW Série 3 (282), nº 1 pelo 28º mês consecutivo, mas que não ficava abaixo das 300 unidades desde maio de 2020 (256).
Segundo colocado nos dois últimos meses, o Audi A3 Sedan completou o pódio com 60 unidades. A marca de Ingolstadt, aliás, assegurou três modelos no top 5, com o A4 (25) à frente do A5 (18). Carro elétrico mais vendido no mundo em 2021, o Tesla Model 3 registrou as mesmas 2 unidades do Volvo S60. Lanterna, o Jaguar XE conquistou um comprador, mesmo número registrado em todo o ano passado.
Sedãs Médios Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
JAN/22 |
DEZ/21 |
JAN/21 |
% JAN 22 |
% DEZ 21 |
VARIAÇÃO JAN/DEZ |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
BMW SÉRIE 3 |
282 |
413 |
308 |
51,84% |
71,58% |
-31,72% |
-8,44% |
2º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
138 |
0 |
237 |
25,37% |
0,00% |
- |
-41,77% |
3º |
AUDI A3 SEDAN |
60 |
94 |
87 |
11,03% |
16,29% |
-36,17% |
-31,03% |
4º |
AUDI A4 |
25 |
25 |
41 |
4,60% |
4,33% |
0,00% |
-39,02% |
5º |
AUDI A5 |
18 |
9 |
19 |
3,31% |
1,56% |
100,00% |
-5,26% |
6º |
BMW SÉRIE 2 GRAN COUPÉ |
8 |
17 |
15 |
1,47% |
2,95% |
-52,94% |
-46,67% |
7º |
MERCEDES-BENZ CLA |
5 |
7 |
3 |
0,92% |
1,21% |
-28,57% |
66,67% |
8º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A SEDAN |
3 |
2 |
25 |
0,55% |
0,35% |
50,00% |
-88,00% |
9º |
TESLA MODEL 3 |
2 |
5 |
0 |
0,37% |
0,87% |
-60,00% |
- |
10º |
VOLVO S60 |
2 |
4 |
52 |
0,37% |
0,69% |
-50,00% |
-96,15% |
11º |
JAGUAR XE |
1 |
1 |
0 |
0,18% |
0,17% |
0,00% |
- |
544 |
577 |
787 |
100,00% |
100,00% |
-5,72% |
-30,88% |
Na faixa mais sofisticada, a Porsche não deu chances às rivais e garantiu as duas primeiras posições, com o Taycan (21) à frente do Panamera (14). Preferido em dezembro, o BMW Série 5 (6) completou o pódio com vantagem mínima sobre o Audi E-Tron GT (5). Empatados na 5ª posição, o Tesla Model S e o Volvo S90 registraram 4 unidades cada. Segundo mais vendido na categoria no ano passado, o BMW Série 7 começou 2022 com apenas 2 unidades.
Sedãs Grandes Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
JAN/22 |
DEZ/21 |
JAN/21 |
% JAN 22 |
% DEZ 21 |
VARIAÇÃO JAN/DEZ |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
PORSCHE TAYCAN |
21 |
16 |
34 |
35,00% |
20,78% |
31,25% |
-38,24% |
2º |
PORSCHE PANAMERA |
14 |
9 |
1 |
23,33% |
11,69% |
55,56% |
1300,00% |
3º |
BMW SÉRIE 5 |
6 |
21 |
8 |
10,00% |
27,27% |
-71,43% |
-25,00% |
4º |
AUDI E TRON GT |
5 |
4 |
0 |
8,33% |
5,19% |
25,00% |
- |
5º |
TESLA MODEL S |
4 |
1 |
2 |
6,67% |
1,30% |
300,00% |
100,00% |
6º |
VOLVO S90 |
4 |
10 |
8 |
6,67% |
12,99% |
-60,00% |
-50,00% |
7º |
AUDI A6 |
2 |
4 |
3 |
3,33% |
5,19% |
-50,00% |
-33,33% |
8º |
BMW SÉRIE 7 |
2 |
11 |
6 |
3,33% |
14,29% |
-81,82% |
-66,67% |
9º |
AUDI A7 |
1 |
0 |
2 |
1,67% |
0,00% |
- |
-50,00% |
10º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
1 |
1 |
10 |
1,67% |
1,30% |
0,00% |
-90,00% |
60 |
77 |
74 |
100,00% |
100,00% |
-22,08% |
-18,92% |
Observações:
- Resultado do BMW Série 3 inclui versões 320i, 330E e M340I;
- Resultado do BMW Série 2 Gran Coupé inclui versão M235i.
Fontes: Fenabrave / Abeifa
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?