Ranking: os SUVs médios e grandes mais vendidos em janeiro
Com Compass em 1º entre os médios, Jeep responde por quase 50% do total. Commander assume liderança no segmento acima
Contrariando o mercado como um todo, que iniciou 2022 em baixa superior a 28% frente ao mesmo período de 2021, o segmento de SUVs e crossovers médios e grandes emplacou em janeiro pouco mais de 13,2 mil unidades, 55,4% a mais do que há um ano. Em relação a dezembro (19.415), no entanto, houve uma retração de quase 32%.
Embora com seu resultado mais fraco desde fevereiro passado (4.632), o Jeep Compass (4.905) assegurou mais da metade das vendas entre os modelos médios. Adversário mais próximo, o Toyota Corolla Cross (2.478) emplacou praticamente a metade. Na comparação com o Volkswagen Taos (946), 3º, a vantagem chegou a quase 4 mil unidades.
Galeria: Comparativo: Jeep Compass S vs. Toyota Corolla Cross XRX Hybrid vs. VW Taos Launch Edition
Contando agora com a versão Pro, o Caoa Chery Tiggo 7 manteve-se em quarto lugar, mas as 512 unidades representaram seu 2º melhor resultado no país, atrás apenas das 596 unidades de outubro. Oitavo colocado em dezembro, o Hyundai Tucson (220) desta vez foi o quinto.
Separados por 20 unidades, Mitsubishi Eclipse Cross (139) e Ford Territory (119) vieram na sequência. A surpresa do mês foi o Subaru XV (76) entre os dez primeiros, emplacando em janeiro praticamente 1/3 do total de 2021 (205). Ford Bronco Sport (71) e Hyundai ix35 (49) completaram o top 10. Em compasso de espera para a chegada da nova geração, o Kia Sportage (38) teve seu pior resultado desde abril de 2020 (34).
SUVs / Crossovers II |
||||||||
POS. |
MODELO |
JAN/22 |
DEZ/21 |
JAN/21 |
% JAN 22 |
% DEZ 21 |
VARIAÇÃO JAN/DEZ |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
JEEP COMPASS |
4905 |
6668 |
5029 |
50,98% |
48,50% |
-26,44% |
-2,47% |
2º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
2478 |
4581 |
0 |
25,75% |
33,32% |
-45,91% |
- |
3º |
VW TAOS |
946 |
1462 |
0 |
9,83% |
10,63% |
-35,29% |
- |
4º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
512 |
213 |
187 |
5,32% |
1,55% |
140,38% |
173,80% |
5º |
HYUNDAI TUCSON |
220 |
84 |
249 |
2,29% |
0,61% |
161,90% |
-11,65% |
6º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
139 |
197 |
179 |
1,44% |
1,43% |
-29,44% |
-22,35% |
7º |
FORD TERRITORY |
119 |
71 |
168 |
1,24% |
0,52% |
67,61% |
-29,17% |
8º |
SUBARU XV |
76 |
0 |
0 |
0,79% |
0,00% |
- |
- |
9º |
FORD BRONCO SPORT |
71 |
130 |
0 |
0,74% |
0,95% |
-45,38% |
- |
10º |
HYUNDAI IX35 |
49 |
121 |
299 |
0,51% |
0,88% |
-59,50% |
-83,61% |
11º |
KIA SPORTAGE |
38 |
78 |
101 |
0,39% |
0,57% |
-51,28% |
-62,38% |
12º |
HONDA CR-V |
30 |
52 |
2 |
0,31% |
0,38% |
-42,31% |
1400,00% |
13º |
JAC E-JS4 |
13 |
3 |
0 |
0,14% |
0,02% |
333,33% |
- |
14º |
PEUGEOT 3008 |
13 |
24 |
58 |
0,14% |
0,17% |
-45,83% |
-77,59% |
15º |
JAC T60 |
4 |
15 |
8 |
0,04% |
0,11% |
-73,33% |
-50,00% |
16º |
TOYOTA RAV4 |
4 |
41 |
131 |
0,04% |
0,30% |
-90,24% |
-96,95% |
17º |
CHEVROLET EQUINOX |
3 |
4 |
43 |
0,03% |
0,03% |
-25,00% |
-93,02% |
18º |
MITSUBISHI ASX |
2 |
4 |
33 |
0,02% |
0,03% |
-50,00% |
-93,94% |
9622 |
13748 |
6487 |
100,00% |
100,00% |
-30,01% |
48,33% |
Na faixa superior, o Commander (1.437) assegurou sua 2ª liderança consecutiva, garantindo à Jeep uma inédita posição de honra nas três faixas – o Renegade, com 4.999 unidades, foi o nº 1 entre os compactos. Nº 1 em 2021, o Toyota SW4 (889) começou 2022 com uma desvantagem superior a 500 unidades. Completando o pódio com seu desempenho mais fraco desde março passado, o Caoa Chery Tiggo 8 (670) emplacou quase o dobro do Chevrolet Trailblazer (347).
SUVs / Crossovers III |
||||||||
POS. |
MODELO |
JAN/22 |
DEZ/21 |
JAN/21 |
% JAN 22 |
% DEZ 21 |
VARIAÇÃO JAN/DEZ |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
JEEP COMMANDER |
1437 |
2185 |
0 |
39,59% |
38,56% |
-34,23% |
- |
2º |
TOYOTA SW4 |
889 |
1568 |
701 |
24,49% |
27,67% |
-43,30% |
26,82% |
3º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
670 |
1272 |
404 |
18,46% |
22,45% |
-47,33% |
65,84% |
4º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
347 |
289 |
398 |
9,56% |
5,10% |
20,07% |
-12,81% |
5º |
MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT |
184 |
198 |
188 |
5,07% |
3,49% |
-7,07% |
-2,13% |
6º |
MITSUBISHI PAJERO |
78 |
96 |
203 |
2,15% |
1,69% |
-18,75% |
-61,58% |
7º |
VW TIGUAN |
13 |
37 |
136 |
0,36% |
0,65% |
-64,86% |
-90,44% |
8º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
8 |
6 |
2 |
0,22% |
0,11% |
33,33% |
300,00% |
9º |
JEEP WRANGLER |
3 |
16 |
4 |
0,08% |
0,28% |
-81,25% |
-25,00% |
10º |
LIFAN X80 |
1 |
0 |
2 |
0,03% |
0,00% |
- |
-50,00% |
3630 |
5667 |
2038 |
100,00% |
100,00% |
-35,94% |
78,12% |
Fontes: Fenabrave / Abeifa
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em 2024
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Veja quais foram as picapes mais vendidas do Brasil em 2024
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Ranking: os sedãs mais vendidos do Brasil em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fiat Strada líder e Chevrolet Tracker em destaque: mais vendidos na quinzena