Ranking: os SUVs médios e grandes mais vendidos em janeiro
Com Compass em 1º entre os médios, Jeep responde por quase 50% do total. Commander assume liderança no segmento acima
Contrariando o mercado como um todo, que iniciou 2022 em baixa superior a 28% frente ao mesmo período de 2021, o segmento de SUVs e crossovers médios e grandes emplacou em janeiro pouco mais de 13,2 mil unidades, 55,4% a mais do que há um ano. Em relação a dezembro (19.415), no entanto, houve uma retração de quase 32%.
Embora com seu resultado mais fraco desde fevereiro passado (4.632), o Jeep Compass (4.905) assegurou mais da metade das vendas entre os modelos médios. Adversário mais próximo, o Toyota Corolla Cross (2.478) emplacou praticamente a metade. Na comparação com o Volkswagen Taos (946), 3º, a vantagem chegou a quase 4 mil unidades.
Galeria: Comparativo: Jeep Compass S vs. Toyota Corolla Cross XRX Hybrid vs. VW Taos Launch Edition
Contando agora com a versão Pro, o Caoa Chery Tiggo 7 manteve-se em quarto lugar, mas as 512 unidades representaram seu 2º melhor resultado no país, atrás apenas das 596 unidades de outubro. Oitavo colocado em dezembro, o Hyundai Tucson (220) desta vez foi o quinto.
Separados por 20 unidades, Mitsubishi Eclipse Cross (139) e Ford Territory (119) vieram na sequência. A surpresa do mês foi o Subaru XV (76) entre os dez primeiros, emplacando em janeiro praticamente 1/3 do total de 2021 (205). Ford Bronco Sport (71) e Hyundai ix35 (49) completaram o top 10. Em compasso de espera para a chegada da nova geração, o Kia Sportage (38) teve seu pior resultado desde abril de 2020 (34).
SUVs / Crossovers II |
||||||||
POS. |
MODELO |
JAN/22 |
DEZ/21 |
JAN/21 |
% JAN 22 |
% DEZ 21 |
VARIAÇÃO JAN/DEZ |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
JEEP COMPASS |
4905 |
6668 |
5029 |
50,98% |
48,50% |
-26,44% |
-2,47% |
2º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
2478 |
4581 |
0 |
25,75% |
33,32% |
-45,91% |
- |
3º |
VW TAOS |
946 |
1462 |
0 |
9,83% |
10,63% |
-35,29% |
- |
4º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
512 |
213 |
187 |
5,32% |
1,55% |
140,38% |
173,80% |
5º |
HYUNDAI TUCSON |
220 |
84 |
249 |
2,29% |
0,61% |
161,90% |
-11,65% |
6º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
139 |
197 |
179 |
1,44% |
1,43% |
-29,44% |
-22,35% |
7º |
FORD TERRITORY |
119 |
71 |
168 |
1,24% |
0,52% |
67,61% |
-29,17% |
8º |
SUBARU XV |
76 |
0 |
0 |
0,79% |
0,00% |
- |
- |
9º |
FORD BRONCO SPORT |
71 |
130 |
0 |
0,74% |
0,95% |
-45,38% |
- |
10º |
HYUNDAI IX35 |
49 |
121 |
299 |
0,51% |
0,88% |
-59,50% |
-83,61% |
11º |
KIA SPORTAGE |
38 |
78 |
101 |
0,39% |
0,57% |
-51,28% |
-62,38% |
12º |
HONDA CR-V |
30 |
52 |
2 |
0,31% |
0,38% |
-42,31% |
1400,00% |
13º |
JAC E-JS4 |
13 |
3 |
0 |
0,14% |
0,02% |
333,33% |
- |
14º |
PEUGEOT 3008 |
13 |
24 |
58 |
0,14% |
0,17% |
-45,83% |
-77,59% |
15º |
JAC T60 |
4 |
15 |
8 |
0,04% |
0,11% |
-73,33% |
-50,00% |
16º |
TOYOTA RAV4 |
4 |
41 |
131 |
0,04% |
0,30% |
-90,24% |
-96,95% |
17º |
CHEVROLET EQUINOX |
3 |
4 |
43 |
0,03% |
0,03% |
-25,00% |
-93,02% |
18º |
MITSUBISHI ASX |
2 |
4 |
33 |
0,02% |
0,03% |
-50,00% |
-93,94% |
9622 |
13748 |
6487 |
100,00% |
100,00% |
-30,01% |
48,33% |
Na faixa superior, o Commander (1.437) assegurou sua 2ª liderança consecutiva, garantindo à Jeep uma inédita posição de honra nas três faixas – o Renegade, com 4.999 unidades, foi o nº 1 entre os compactos. Nº 1 em 2021, o Toyota SW4 (889) começou 2022 com uma desvantagem superior a 500 unidades. Completando o pódio com seu desempenho mais fraco desde março passado, o Caoa Chery Tiggo 8 (670) emplacou quase o dobro do Chevrolet Trailblazer (347).
SUVs / Crossovers III |
||||||||
POS. |
MODELO |
JAN/22 |
DEZ/21 |
JAN/21 |
% JAN 22 |
% DEZ 21 |
VARIAÇÃO JAN/DEZ |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
JEEP COMMANDER |
1437 |
2185 |
0 |
39,59% |
38,56% |
-34,23% |
- |
2º |
TOYOTA SW4 |
889 |
1568 |
701 |
24,49% |
27,67% |
-43,30% |
26,82% |
3º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
670 |
1272 |
404 |
18,46% |
22,45% |
-47,33% |
65,84% |
4º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
347 |
289 |
398 |
9,56% |
5,10% |
20,07% |
-12,81% |
5º |
MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT |
184 |
198 |
188 |
5,07% |
3,49% |
-7,07% |
-2,13% |
6º |
MITSUBISHI PAJERO |
78 |
96 |
203 |
2,15% |
1,69% |
-18,75% |
-61,58% |
7º |
VW TIGUAN |
13 |
37 |
136 |
0,36% |
0,65% |
-64,86% |
-90,44% |
8º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
8 |
6 |
2 |
0,22% |
0,11% |
33,33% |
300,00% |
9º |
JEEP WRANGLER |
3 |
16 |
4 |
0,08% |
0,28% |
-81,25% |
-25,00% |
10º |
LIFAN X80 |
1 |
0 |
2 |
0,03% |
0,00% |
- |
-50,00% |
3630 |
5667 |
2038 |
100,00% |
100,00% |
-35,94% |
78,12% |
Fontes: Fenabrave / Abeifa
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?