A renovação da linha nacional da Jeep finalmente está completa. Depois de atualizar o Compass e iniciar as vendas do inédito Commander, chegou a vez do Jeep Renegade 2022, com um visual levemente renovado e trocando os motores 1.8 flex e 2.0 turbodiesel por um único propulsor: o 1.3 turboflex. Será vendido em quatro versões, com preços entre R$ 123.990 e R$ 163.290.
O SUV compacto mais vendido do Brasil, o Jeep Renegade 2022 buscará manter esta posição nos próximos anos. Para isso, resolve um dos grandes problemas que carregava desde o lançamento, encerrando a oferta do 1.8 E.torQ flex. Aspirado e com uma certa idade, não entregava um bom desempenho ou rendimento energético em comparação aos rivais, mesmo com a mudança feita em 2016. Este motor não atendia às normas do Proconve L7 (PL7) e deixou de ser usado em todos os carros da Stellantis.
No seu lugar, vem o 1.3 T270 turboflex de quatro cilindros, o mesmo motor que está sob o capô de Compass e Commander, além da Fiat Toro. A mecânica é exatamente a mesma, trabalhando com o câmbio automático de 6 marchas com conversor de torque nas versões 4x2, além de entregar até 185 cv a 5.750 rpm e 27,5 kgfm de torque máximo a 1.750 rpm, com etanol. O torque é o mesmo com gasolina, mas a potência cai para 180 cv
Outra vantagem em comparação ao 1.8 é contar com um sistema de tração 4x4 na versão com motor flex, algo inédito para o utilitário – até agora, só aparecia nas variantes diesel. Terá os modos Snow (neve), Sand/Mud (areia/lama), Rock (pedras, apenas para o Trailhawk), Sport (esportiva) e Auto. Utiliza uma transmissão automática de 9 marchas, também com conversor de torque.
VERSÃO | 0 A 100 KM/H | VELOCIDADE MÁXIMA |
Renegade Sport 1.3 turbo 4x2 | 8,8 s (gasolina / 8,7 s (etanol) | 208 km/h (gasolina) / 210 km/h (etanol) |
Renegade Longitude 1.3 turbo 4x2 | 8,9 s (gasolina / 8,8 s (etanol) | 208 km/h (gasolina) / 209 km/h (etanol) |
Renegade Série S 1.3 turbo 4x4 | 9,8 s (gasolina / 9,5 s (etanol) | 200 km/h (gasolina) / 202 km/h (etanol) |
Renegade Trailhawk 1.3 turbo 4x4 | 9,9 s (gasolina / 9,7 s (etanol) | 200 km/h (gasolina) / 202 km/h (etanol) |
VERSÃO | CIDADE (ETANOL) | ESTRADA (ETANOL) | CIDADE (GASOLINA) | ESTRADA (GASOLINA |
Renegade Sport 1.3 turbo 4x2 | 7,7 km/litro | 9,1 km/litro | 11 km/litro | 12,8 km/litro |
Renegade Longitude 1.3 turbo 4x2 | 7,7 km/litro | 9,1 km/litro | 11 km/litro | 12,8 km/litro |
Renegade Série S 1.3 turbo 4x4 | 6,3 km/litro | 7,6 km/litro | 9,1 km/litro | 10,8 km/litro |
Renegade Trailhawk 1.3 turbo 4x4 | 6,3 km/litro | 7,6 km/litro | 9,1 km/litro | 10,8 km/litro |
Falando nela, a versão com o 2.0 turbodiesel sai de linha, deixando somente o 1.3 turboflex. De acordo com a marca, o problema é que esta variante não vendia bem. O motor vinha importado da Itália e era caro. Pelo preço que se pagava pelo Renegade diesel, o cliente olhava para o Compass e acabava comprando o SUV médio.
A Jeep aproveitou que iria mudar o motor do Renegade para mexer um pouco mais no carro e fazer uma segunda reestilização. A frente mudou com a grade levemente mais fina e os faróis usando um contorno em LED não só para iluminação diurna, como também para as setas. O para-choque foi redesenhado, alterando principalmente a entrada de ar central e os faróis de neblina, agora com um formato retangular.
Do outro lado, na traseira, estão as lanternas redesenhadas. Ainda são retangulares, mas utilizam um novo desenho interno, com linhas finas formando o tradicional “X” e com a luz de seta horizontal posicionada no meio. De resto, não mudou tanto assim, com o para-choque usando as luzes de posição nas laterais e com um novo acabamento.
A cabine manteve teve o seu visual, como posição e formato das saídas do ar-condicionado, a alça de apoio no painel acima do porta-luvas e até os botões do ar-condicionado. O que muda é a adoção do novo volante que está em Compass e Commander, usando um centro retangular e com controles redesenhados; e o painel de instrumentos digital de 7 polegadas nas versões mais caras, usando o mesmo sistema da picape Fiat Toro. A central multimídia ainda é de 8,4” e tem a versão mais atual do Uconnect, capaz de conectar com um app para smartphones para ligar o veículo ou travar as portas à distância.
De acordo com a Jeep, o Renegade evolui em tecnologia e segurança. Virá com seis airbags de série, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, leitor de placas e detector de fadiga. As versões 4x4 terão sete airbags, monitor de ponto cego, park assist e faróis alto automáticos. Dependendo da configuração, pode ter carregador sem fio para smartphones.
Renegade Sport 4x2 (R$ 123.990): Seis airbags, controle de estabilidade e tração, freio de estacionamento eletrônico, câmera de ré, ar-condicionado, central multimídia de 7” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, faróis full-LED, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, detector de fadiga, reconhecimento de placas, controle de cruzeiro, rodas de liga leve de 17 polegadas, start-stop e 3 portas USB (uma do tipo C).
Opcionais:
- Pack Exclusive (R$ 5.500): bancos em couro e rodas de liga leve de 18 polegadas
- Kit Mopar (R$ 600): tapetes de borracha e frisos laterais
Renegade Longitude 4x2 (R$ 138.990): Os mesmos da versão Sport e adiciona paddle-shifters atrás do volante para trocas de marcha manuais, multimídia com tela de 8,4 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, faróis de neblina em LED, bancos em couro, painel de instrumentos digital de 7 polegadas, ar-condicionado automático digital de duas zonas, carregador wireless para celulares, rodas de liga leve de 18” e sensor de estacionamento traseiro.
Opcionais:
- Banco em couro marrom (R$ 1.240)
- Kit Mopar (R$ 600): tapetes de borracha e frisos laterais
Renegade Série S 4x4 (R$ 163.290): Ganha sete airbags, sensores crepuscular e de chuva, controle eletrônico de descida, rodas de liga leve de 19”, park assist, faróis alto automáticos, abertura e partida do motor sem chave, retrovisor interno eletrocrômico, monitor de ponto cego, detector de tráfego traseiro, tração 4x4 com modo reduzido, seletor de terreno. Terá teto solar como opcional.
Opcionais:
- Teto solar panorâmico (R$ 8.490)
- Kit Mopar (R$ 600): tapetes de borracha e frisos laterais
Renegade Trailhawk 4x4 (R$ 163.290): Os mesmos itens do Renegade Série S, mas com rodas de 17” usandos pneus de uso misto, suspensão elevada, seletor de terreno com a função Rock, nova animação para o painel de instrumentos digital, costuras e acabamentos das saídas de ar condicionado em vermelho e proteção off-road.
Opcionais:
Teto solar panorâmico (R$ 8.490)
Para atender os clientes, a Jeep produziu 11.50 unidades do Renegade 2022, que serão vendidas em três lotes. O primeiro lote atenderá quem fez a pré-venda, com faturamento acontecendo entre fevereiro e março e com 4.500 unidades. O lote seguinte será de 2.500 unidades, aberta ao público geral e com as primeiras 1.000 unidades numeradas, previstas para março. Os 4.500 Renegades restantes serão faturados até abril.
Após a polêmica envolvendo a pré-venda do Commander e do Fiat Pulse, que tiveram aumentos até para quem fez a reserva e ainda não tinha recebido o carro, a Stellantis promete que não irá ajustar os valores dos carros deste lote inicial.
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