As vendas de sedãs compactos começaram 2022 em marcha lenta. Depois de responder por mais de 27 mil unidades em dezembro, o segmento emplacou pouco mais de 12,3 mil unidades em janeiro. Em relação ao mesmo período de 2021 (21 mil), a retração superou os 41%. O grande responsável pelos números negativos foi o líder Onix Plus.
Com 3.431 emplacamentos, o representante da Chevrolet perdeu quase 52% de seus compradores nos últimos doze meses e viu cair drasticamente sua vantagem em relação aos rivais. Quarto em dezembro, o Hyundai HB20S (2.391) cresceu perto de 25% e encurtou a diferença para pouco mais de mil unidades, contra mais de 6 mil no final do ano passado.
Após emplacar mais de 4,5 mil unidades em dezembro, o Fiat Cronos (1.732) perdeu mais de 60% de seus registros nas últimas semanas. O destaque de janeiro veio da Honda: com nova geração começando a ganhar as ruas, o City foi o preferido por 1.011 consumidores – este foi o melhor resultado para o modelo desde dezembro de 2020 (1.123).
Do 5º colocado em diante, todos os veículos registraram quedas. Pelo 3º mês seguido abaixo dos 800 emplacamentos, o VW Virtus (612) ficou apenas 5 unidades à frente de um Renault Logan (607) sem chegar à casa das mil unidades há 8 meses seguidos. Atrás do Toyota Yaris Sedan (593), o VW Voyage (479) foi o destaque negativo com o seu pior resultado desde julho passado (382).
POS. |
MODELO |
JAN/22 |
DEZ/21 |
JAN/21 |
% JAN 22 |
% DEZ 21 |
VARIAÇÃO JAN/DEZ |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
3431 |
9105 |
7139 |
27,84% |
33,58% |
-62,32% |
-51,94% |
2º |
HYUNDAI HB20S |
2391 |
2876 |
1914 |
19,40% |
10,61% |
-16,86% |
24,92% |
3º |
FIAT CRONOS |
1732 |
4535 |
1031 |
14,05% |
16,73% |
-61,81% |
67,99% |
4º |
HONDA CITY |
1011 |
140 |
604 |
8,20% |
0,52% |
622,14% |
67,38% |
5º |
NISSAN VERSA |
796 |
1264 |
1094 |
6,46% |
4,66% |
-37,03% |
-27,24% |
6º |
FIAT GRAND SIENA |
666 |
2138 |
1257 |
5,40% |
7,89% |
-68,85% |
-47,02% |
7º |
VW VIRTUS |
612 |
770 |
1902 |
4,97% |
2,84% |
-20,52% |
-67,82% |
8º |
RENAULT LOGAN |
607 |
874 |
1153 |
4,92% |
3,22% |
-30,55% |
-47,35% |
9º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
593 |
808 |
1461 |
4,81% |
2,98% |
-26,61% |
-59,41% |
10º |
VW VOYAGE |
479 |
4588 |
2191 |
3,89% |
16,92% |
-89,56% |
-78,14% |
11º |
CAOA CHERY ARRIZO 5 |
2 |
2 |
116 |
0,02% |
0,01% |
0,00% |
-98,28% |
12º |
FORD KA SEDAN |
2 |
10 |
934 |
0,02% |
0,04% |
-80,00% |
-99,79% |
13º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
2 |
3 |
195 |
0,02% |
0,01% |
-33,33% |
-98,97% |
14º |
CHEVROLET PRISMA |
1 |
1 |
7 |
0,01% |
0,00% |
0,00% |
-85,71% |
12325 |
27114 |
20998 |
100,00% |
100,00% |
-54,54% |
-41,30% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda inicia vendas dos City 2025; veja preços e equipamentos
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
Novo City 2025: Honda separa Sedan e Hatch; veja os preços e o que muda
Carros ficam ainda mais caros com eletrificação questionável
Honda City terá nova geração em 2028 com 'mudança radical de design'
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
Honda City reestilizado acelera testes no Brasil e será lançado em breve