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Nova superesportiva? Yamaha registra patentes para novas motos

Uma delas pode ser a especulada R9 baseada na MT-09

Yamaha Models Type Approval Docs

Após descontinuar a YZF-R6 em novembro de 2020, a Yamaha preencheu este espaço em sua linha de motos esportivas com a R7, que é baseada na MT-07. No entanto, a bicilíndrica não está à altura do pedigree de desempenho da antiga R6 de quatro cilindros, levando muitos entusiastas a especular que a empresa cobrirá a lacuna entre a R7 e a R1 com uma possível R9, desta vez baseada na MT-09.

Recentemente, a Yamaha registrou o pedido para a patente de duas novas motos e isso apenas aumentou tais especulações. Como muitas montadoras, a marca usa códigos internos para classificar o segmento e a motorização de um modelo. Por exemplo, "V" representa uma estradeira, "D" significa um modelo aventureiro, e "R" classifica as esportivas e as nakeds.

Yamaha YZF-R6 2020
Yamaha YZF-R6 que saiu de linha

Além disso, motos entre 600-750 cm³ recebem o código "M", aquelas com mais de 1.000 cm³ são têm uma designação "P" e modelos entre 750-1000 cm³ recebem a letra "N". De acordo com o registro de patente, a Yamaha efetuou um pedido para modelos chamados RN82 e RN83.

Para contexto, a YZF-R1 original de 1998 levava o codinome RN1 enquanto a renovada XSR900 2022 passou foi chamada internamente de RN80. Devido à ordem sequencial do sistema de nomes da Yamaha e dos motores CP3 (tricilíndrico de 889 cm³) e CP4 (tricilíndrico de 998 cm³) RN significa que estamos olhando para novas esportivas que devem trazer estes propulsores.

Com isso, muitos acreditam que um dos modelos será de fato a possível R9, mas o segundo modelo ainda é mistério. A linha MT-09 já possui duas variantes: standard e SP. A Yamaha poderia equipar a R9 com o CP3 e a R9 SP com o CP4, mas outras possibilidades ainda estão na mesa. Enquanto MT-09, XSR900 e Tracer 9 GT receberam uma versão atualizada do CP3, a Niken ainda tem o CP3 antigo, de 847 cm³.

2021 Yamaha MT-09
Yamaha MT-09

Se a Yamaha não atualizar sua moto de três rodas, a designação "N" também deixa espaço para uma XSR1000 com o motor CP4 ou até uma esportiva maior. Infelizmente, este pedido de registro da Yamaha deixou mais perguntas do que respostas, mas também nos deixa ainda mais curiosos para ver o que a marca tem reservado em 2022.

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