Ford Bronco Raptor é revelado com motor 3.0 V6 e mais de 400 cv
Versão esportiva do utilitário promete encarar o Jeep Wrangler Rubicon 392 para ser o carro off-road mais extremo do mercado
O Ford Bronco tem feito sucesso nos EUA desde que ganhou uma nova geração. E a Ford quer aproveitar o momento com a chegada do Bronco Raptor, uma versão esportiva com suspensão elevada, chassi melhorado e mais de 400 cv sob o capô. Promete enfrentar de frente o Jeep Wrangler Rubicon 392 (que tem 481 cv) e chegará às lojas em breve - porém, apenas nos Estados Unidos.
"Colocamos toda nossa paixão e todo nosso know-how do Bronco e [F-150] Raptor na criação desta fera capaz de cruzar os desertos em alta velocidade", disse o CEO da Ford, Jim Farley. "É o verdadeiro. Não é só mudança visual e não é para todos, mas sim para as pessoas que gostam de ir para as trilhas, é o máximo. E somente a Ford poderia criar um Bronco Raptor".
Vamos responder à principal pergunta imediatamente: em vez de um 2.7 V6 modificado, o Bronco Raptor recebe um 3.0 V6 EcoBoost biturbo, fazendo pelo menos 400 cv - a Ford ainda não divulga os dados finais. Ainda assim, é possível ter uma ideia, já que entrega 405 cv e 57,4 kgfm de torque no Explorer ST. A Ford diz que o motor terá uma preparação específica para o Bronco Raptor, como mudanças no sistema de exaustão e admissão, além de um novo intercooler. É claro que a fabricante elevará a potência, pois precisa chegar perto dos 481 cv do Wrangler Rubicon 392 V8, seu principal concorrente nas lojas.
A única transmissão oferecida é a automática de 10 marchas, com trocas manuais por borboletas atrás do volante, caso o motorista queira se envolver mais. A potência é direcionada através de eixos cardã maiores, conectando-se a eixos Dana melhorado compartilhados com a versão de corrida, a Bronco DR. O sistema 4x4 apresenta uma caixa de transferência modificada, uma embreagem de maior capacidade e o modo de condução Baja foi ajustado para incluir, entre outras coisas, um sistema antilag. O Bronco Raptor também recebe um modo reboque com uma capacidade máxima para puxar até 2.041 kg.
Mais potência é sempre bom, mas a verdadeira novidade está nas modificações da suspensão baseadas no carro que compete na categoria Ultra4 Racing. Os eixos mencionados anteriormente fazem parte disso, mas continua com um sistema de Suspensão de Estabilidade Off-Road de Alto Desempenho (HOSS, na sigla em ingês) que acrescenta amortecedores semi-ativos Fox similares aos da F-150 Raptor. Os sensores monitoram a altura da suspensão e as condições do terreno para ajustar as configurações do amortecedor em milissegundos.
Como resultado, o Raptor Bronco tem 33 centímetros de curso na suspensão dianteira e 35 cm na traseira, um aumento de 60% e 40%, respectivamente, em relação a um Bronco normal. O Raptor ainda tem 50% a mais de rigidez torcional. A distância em relação ao solo é de até 33,1 cm, e se isso não bastar, as placas no assoalho cobrem todos os componentes vitais.
Será possível escolher entre dois tipos de rodas de 17" com pneus BFGoodrich K02 de 37" que, segundo a Ford, são os maiores já oferecidos de série em um SUV nos Estados Unidos. Uma coluna de direção com assistência elétrica ajuda a lidar com os novos pneus, e com as coberturas sobre as caixas de roda, o Raptor Bronco é 24,8 cm mais largo. Não é a única atualização externa. A Ford trocou os o capô por uma peça específica para o Raptor e, como esperado, recebeu uma nova grade com o nome da empresa bem grande como na F-150 Raptor.
A parte de design ainda traz iluminação diurna em LED exclusiva e um para-choque da Ford Performance com ganchos de reboque embutidos. Do lado de dentro está o painel de instrumentos digital de 12" em uma configuração específica para o Bronco Raptor e detalhes em laranja Code, além de um volante mais grosso e bancos melhorados da Ford Performance.
Como dissemos no início, a Ford ainda não está pronta para divulgar todas as informações do Bronco Raptor. Não há sequer uma dica de quanto o Bronco Raptor deve custar, mas podemos esperar algo em torno de US$ 75 mil (R$ 412 mil), o mesmo que a Jeep cobra pelo Wrangler Rubicon 392. Estará disponível para reserva em março, mas a data de lançamento não foi revelada.
Por enquanto, será um modelo exclusivo para os Estados Unidos, assim como ainda acontece com o Ford Bronco normal. A fabricante tem planos de oferecer o SUV off-road em outros mercados como a Europa, mas isto dependerá da disponibilidade de componentes para produção e se a Ford conseguirá atender todos os pedidos já feitos nos EUA.
Fonte: Ford
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