A espera pela Husqvarna Vitpilen 1301 vem desde 2016. Infelizmente, a "hipernaked" ainda não chegou às ruas oficialmente. Além disso, o modelo em que a Vitpilen de alta cilindrada se baseia, a Super Duke R 1290 da KTM, avançou nos últimos seis anos, adotando uma nova arquitetura, motor repaginado e pacote eletrônico atualizado. Vale lembras que ambas as marcas estão sob o controle do grupo Pierer Mobility.
Com a nova geração da KTM 1290 Super Duke lançada, é o momento perfeito para ressuscitar o projeto Vitpilen 1301, e os recentes flagras mostram os testes Husqvarna na Europa, revelando o progresso do projeto. Em 2016, o protótipo da Vitpilen 1301 se inspirava pelo design Cafe Racer moderno das Svartpilen e Vitpilen 401. Outros elementos como a rabeta e o formato do tanque já remetem mais à Vitpilen 701.
Em 2022, a Husqvarna ainda esconde bastante sua nova moto. Claro, o farol circular futurista entrega o jogo, mas o novo protótipo usa carenagens de disfarce. O protótipo flagrado tem revestimento que se assemelha ao estilo da Super Duke R, sobrepondo até a nova arquitetura.
Isso não significa, porém, que os suecos da Husqvarna somente trocaram o farol. A mula de teste da Vitpilen 1301 ostenta um braço oscilante único e rodas de alumínio fundido de nove raios, contra cinco raios na KTM. O silenciador de escape da Husqvarna também difere da Super Duke, optando por um conjunto de duas ponteiras. O protótipo ainda tem espelhos nas pontas do guidão, um para-lamas frontal elegante e um protetor inferior para o motor.
Enquanto o flagra da Vitpilen 1301 revela muito sobre o novo modelo, a Pierer Mobility frequentemente diferencia as marcas austríaca e sueca por meio de itens cosméticos. É claro que as linhas KTM Duke e Husqvarna Vitpilen são exemplos perfeitos desta prática, basta lembrar que a KTM 390 Duke e a Vitpilen 401 são essencialmente a mesma moto.
No entanto, a nova Husqvarna Norden 901 também capta uma parte do mercado de aventureiras que a KTM 890 Adventure não pode acessar graças a um visual mais puxado para o retrô. Ainda que não exista uma previsão para a estreia da Vitpilen 1301, esperamos que a moto consiga o mesmo feito de se diferenciar o suficiente da "irmã" 1290 Super Duke R.
Fonte: Visor Down, Asphalt & Rubber
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Triumph oferece até R$ 14.000 de desconto na Tiger 1200 e outras motos
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Himalayan 450 e Shotgun 650 chegarão ao Brasil em março com montagem local
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda Super Cub: veja a história da moto que deu origem à Biz