Mercedes-Benz acabará com todas suas peruas até 2030
Modelos com carroceria alternativa estão sendo considerados para substituir as queridas station wagons
Bem, o futuro parece sombrio para as peruas da Mercedes-Benz. Enquanto a Volvo está determinada a manter viva tanto as station wagons quanto os sedãs, a Mercedes está tomando um rumo diferente. De acordo com uma nova reportagem da Automobilwoche, a montadora alemã planeja deixar de oferecer qualquer perua em sua gama até o final da década.
A primeira vítima será a CLA Shooting Brake, que desaparecerá do portfólio da Mercedes em 2025, e isso sem ter qualquer sucessor nos planos. Uma futura geração do Classe E, que supostamente chegará em 2030, também não oferecerá uma versão perua, de acordo com a reportagem. Vale lembrar que a Mercedes apresentou o Classe C de última geração com uma configuração station wagon, oferecendo também uma versão aventureira com suspensão mais alta que só é vendida na Europa, mas vai lá saber por quanto tempo isso vai durar.
Galeria: Mercedes-AMG E 63 Estate 2020
Os rumores sobre o fim das peruas da Mercedes começaram a surgir em setembro, quando o Diretor Operacional da Mercedes, Markus Schäfer, discutiu a diminuição do apelo e do mercado para as peruas, em um momento em que as montadoras também estão gastando bilhões para fazer a transição para veículos elétricos. Alocar dinheiro para projetar, desenvolver e construir modelos elétricos para uma base de clientes cada vez menor não é fácil de justificar quando os clientes querem, na verdade, crossovers e SUVs elétricos.
A reportagem da Automobilwoche observa que a empresa está considerando alternativas para oferecer a esses clientes, especialmente para os alemães. A Mercedes poderia oferecer sedãs de alto desempenho que possam acomodar as baterias no piso ou mesmo fazer uma distinção clara de carroceria em relação aos crossovers e SUVs de sua gama de veículos. No entanto, o site não especula sobre o que essa provável divisão poderia acarretar.
Os motores de combustão interna ditaram o design de um carro durante um século, e os trens de força elétricos não serão diferentes. Eles dão aos designers novas possibilidades e, ao mesmo tempo, revelam uma série de novos desafios, como os pisos mais altos necessários para alocar os conjuntos de baterias. Aerodinâmica e eficiência são fatores vitais para um veículo elétrico neste momento, o que ditará ainda mais o design nos próximos anos.
Fonte: Automobilwoche
RECOMENDADO PARA VOCÊ
AMG G63 inspirado em Hamilton é o Classe G mais rápido da história
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Papa recebe seu 1º carro elétrico: um Mercedes-Benz Classe G
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Mercedes-AMG GT43 Coupé é um dos 4 cilindros mais caros já feitos
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan