Lembram do "bug do milênio", que causou um pavor global em 1999 achando que os computadores iriam parar na virada para 2000? Felizmente, nada de grave aconteceu no mundo da informática no início do novo milênio, graças em grande parte às medidas preventivas empregadas por várias indústrias.
Um bug tecnológico semelhante foi descoberto recentemente. Mas, ao contrário do bug do milênio, o estranho erro não é em escala global. Pelo contrário, ele envolve apenas algumas unidades de carros da Honda e da Acura, submarca de luxo da empresa, que usam sistemas Navi de navegação por GPS.
Aparentemente, vários Hondas e Acuras antigos passaram a mostrar hora e data incorretas em seus sistemas de navegação quando entramos neste ano. A data nos sistemas mostra "1 de janeiro de 2002", ao invés de 2022, o que coloca o sistema 20 anos no passado. De acordo com os proprietários, ajustar manualmente a hora e a data não está funcionando. Vários donos relataram o mesmo problema em vários fóruns, como o Ridgeline Owner's Club, CR-V Owner's Clube e até mesmo no Reddit. A questão afeta uma série de carros, desde 2004 até 2012.
Os erros relatados vêm de vários lugares, mas mais concentrados nos mercados norte-americano, britânico e canadense. Alguns posts nos fóruns também incluem fotos do GPS de modelos da Honda e da Acura mostrando a hora e data incorretas e travadas em 2002.
Felizmente, parece que a hora e a data incorretas são o único problema neste momento. Os proprietários disseram que seus sistemas de navegação funcionam muito bem, juntamente com outras funções.
O site Jalopnik questionou a Honda nos EUA e obteve a seguinte resposta:
A Honda está ciente de uma preocupação potencial relacionada com a exibição do relógio em certos modelos antigos da Acura e Honda equipados com sistemas de navegação. Estamos atualmente investigando esta questão para determinar possíveis contramedidas e não temos detalhes adicionais para compartilhar neste momento.
Um proprietário de CR-V afetado contatou o Motor1.com, afirmando ter recebido uma resposta diferente:
Nós encaminhamos o problema do relógio NAVI para nossa equipe de engenharia e eles nos informaram que você terá esse problema entre janeiro de 2022 e agosto de 2022 e então ele será auto-corrigido. Por favor, tenha certeza de que continuaremos a monitorar isto e o avisaremos se uma correção estiver disponível antes dessa data.
Um proprietário do Reino Unido também obteve uma resposta diferente, assegurando aos proprietários afetados que a empresa já está trabalhando no assunto. Como o Jalopnik apontou, o erro pode ser atribuído a como o GPS mede o tempo e como o software foi codificado. Quando haverá uma correção? A Honda ainda não forneceu data concreta, mas parece que os proprietários terão que aguardar de qualquer forma, seja pela solução ou para que o problema se resolva sozinho em agosto.
Fonte: Jalopnik
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Honda inicia vendas dos City 2025; veja preços e equipamentos
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
EP-X: conceito esquecido da Honda fazia 42 km/l já em 1991
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Novo City 2025: Honda separa Sedan e Hatch; veja os preços e o que muda