A Renault é uma das fabricantes que aproveitou o festival de verão na Argentina para mostrar suas novidades. O chamado "UFO Point" em Pinamar exibe modelos já conhecidos, como a picape Alaskan, o novo Duster e o Stepway. São carros que já são vendidos por lá, então parece não ser nada demais - só que as novidades de verdade apareceram um pouco depois.
Durante uma coletiva de imprensa realizada no último fim de semana à beira-mar, Valentina Solari, a diretora comercial da Renault, anunciou os planos da fabricante francesa para 2022 na Argentina.
Solari disse que 2021 foi "um grande ano para a Renault, tanto na Argentina como no mundo, com o lançamento da nova estratégia Renaulution para impulsionar os negócios em todo o mundo, onde a Argentina se posicionou entre os principais países em termos de metas de vendas, produção e serviços ao cliente".
Atualmente, a estratégia da Renault na Argentina é produzir em Santa Isabel de forma a atender o mercado local o máximo possível. Em 2020, 45% dos carros vendidos foram feitos no complexo argentino, subindo para 75% em 2021, e a meta é chegar a 90% em 2022 e alcançar as 45 mil unidades emplacadas.
Para chegar a essa meta, a Renault está aumentando a produção em Santa Isabel aos poucos. A fábrica chegou a 50 mil unidades montadas em 2021 e, com a abertura do segundo turno em fevereiro, o objetivo é chegar a 83 mil unidades em 2022.
Além de abastecer o mercado interno argentino, a Renault apostará em outros países. "Em 2022, vamos crescer consistentemente nas exportações. Hoje, de Santa Isabel, exportamos o Kangoo para a Colômbia e México. Estamos em negociações para enviá-lo também para o Brasil, após algumas adaptações técnicas exigidas por aquele mercado. E continuamos com os estudos para alcançar o equilíbrio de rentabilidade que nos permitirá exportar a Alaskan para o Brasil", explica Solari.
Enquanto isso, a marca trabalha em uma atualização para a linha de montagem em Córdoba, introduzindo uma nova plataforma. De acordo com a executiva, será um modelo que permitirá que a fabricante aumente as exportações na América Latina e com a possibilidade de alcançar outros continentes. "A visita de nosso CEO Luca Di Meo, há semanas à nossa fábrica, nos permitiu definir vários detalhes deste novo produto alinhado com a estratégia da Renaulution, em termos de inovação, qualidade e tecnologia", afirma.
Pela primeira vez alguém da Renault confirma a renovação da Duster Oroch para este ano. Solari cita a reestilização da picape como um dos lançamentos para 2022 na Argentina (e, consequentemente, Brasil). O furgão Master também passará por uma reestilização, que desembarcará no país vizinho no 2º semestre. A diretora ainda promete novas versões de Alaskan e Sandero, além de dizer que o Megane E-Tech híbrido chegará ao mercado argentino "em algum momento".
Por outro lado, nossos vizinhos terão que esperar mais um pouco para ver o Captur renovado por lá, por conta da política de priorizar os carros produzidos por lá - esta estratégia levou ao fim do Kwid no país em 2021. Outra baixa foi o hatch elétrico Zoe, antes confirmado e que acabou cancelado por conta das restrições de importação.
O foco nos modelos produzidos por lá ajudarão a Renault a atender à obrigatoriedade de controle de estabilidade (ESP) de série. O governo argentino deixou as fabricantes venderem o estoque remanescente (desde que tenham sido produzidos até o dia 31 de dezembro), então a marca consegue atender à demanda sem mexer na produção brasileira. Solari ainda diz que ainda conseguirá aguardar a reestilização da Duster Oroch, que terá ESP de série e que chegará no 2º semestre.
Nossos colegas do Motor1.com Argentina aproveitou para perguntar sobre a RenaultSport, divisão esportiva da marca que agora chegará ao fim. A Alpine passa a cuidar desta parte dentro do Grupo Renault e as versões esportivas adotarão um novo nome. Solari diz que pode até vir à América Latina, mas não tem nada confirmado.
Motor1 Argentina perguntou
-Após a descontinuação da Renault Sandero R.S. no Brasil, não há possibilidade de oferecer um Sandero Alpine no futuro?
-A ideia é que não haverá modelos Renault com o nome Alpine, mas tudo pode ser avaliado.
-No passado, havia um Renault 12 Alpine...
-Sim, isso é verdade. Todos os fãs da Renault têm grandes lembranças desse carro.
-E que tal um Sandero Alpine com o motor 1.3 Turbo do Duster?
-É interessante. Vamos fazer um pedido à matriz da empresa.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault defende SUVs e diz que críticas à categoria são injustificadas
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
História automotiva: uma viagem no tempo com o Renault 4 original
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Anti-Compass da Renault tem motor HORSE, mas Brasil terá solução própria
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Ao vivo em Paris: Renault Emblème adianta os futuros carros da marca