A Stellantis, dona das marcas Citroën, Fiat, Jeep e Peugeot, aproveitou a Consumer Electronics Show (CES), que acontece esta semana em Las Vegas, para anunciar uma parceria. A quarta maior fabricante de carros do mundo uniu-se à Amazon em uma colaboração que trará até uma nova geração de sistema multimídia.
Em alguns aspectos, será uma parceria bem simples e que faz todo sentido. A Amazon será o primeiro cliente a comprar um lote da van Ram ProMaster EV, versão elétrica que será lançada em 2023. Os veículos serão usados para fazer o último trecho da entrega de pacotes da gigante das vendas online. Este acordo de longo-prazo fará com que a empresa tenha milhares de unidades em sua frota, crescendo a cada ano.
Outra das novidades foi mostrada como parte do conceito Chrysler Airflow e que será adotada a partir de 2024. A Stellantis terá uma ajuda da Amazon para criar o sistema multimídia, com um software que permitirá oferecer funções específicas para uma das marcas da empresa ou até mesmo para um dos veículos.
Por exemplo, uma nova geração da van Chrysler Pacifica poderia ter elementos focados na família, como um planejador de viagens que recomendaria filmes ou conteúdos para aproveitar e destacar lugares interessantes ao longo do caminho. No caso de um carro da Jeep, o sistema poderia dar dicas para o motoristas sobre o uso off-road, como ajustar o carro para andar em um terreno com muitas rochas.
As fotos do conceito Airflow mostram o software STLA SmartCockpit rodando na tela principal, à frente do passageiro dianteiro, e nos encostos dos bancos dianteiros, para serem usadas pelos ocupantes traseiros. A tecnologia suporta chamadas de vídeo e tem um menu de atalhos que dá aos proprietários acesso fácil a seus recursos mais utilizados.
Além disso, a multimídia tem integração com o Alexa, tecnologia inteligente para automação residencial, permitindo que o motorista possa usar uma das telas do carro para ver imagens das câmeras de segurança ou controlar outros equipamentos. Da mesma forma, uma pessoa poderia usar um dispositivo habilitado para o Alexa e gerenciar o veículo, como a definição da temperatura na cabine ou o serviço de agendamento da revisão programada.
Para apoiar estes planos, a Stellantis usará o Amazon Web Services como seu provedor preferido na nuvem para plataformas veiculares. A fabricante também criará um ambiente de desenvolvimento de software chamado Virtual Engineering Workbench que incluirá ferramentas para treinamento de modelos de aprendizagem de máquinas e coleta e análise de dados.
Fonte: Stellantis
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