Os grupos Stellantis (controlador da Fiat) e BMW acabam de anunciar que trabalharão conjuntamente no desenvolvimento de novas tecnologias pelos próximos anos. A parceria terá como foco o aprimoramento de sistemas de condução autônoma e promete entregar resultados promissores para ambos os lados no futuro. As próximas gerações de veículos das marcas dos dois grupos já serão equipadas com os frutos deste trabalho.

Segundo informado, a aliança vai girar em torno da plataforma STLA AutoDrive - nome oficial do sistema de direção autônomo da Stellantis. O dispositivo oferece recursos de condução autônoma nos níveis 2, 2+ e 3 e será aperfeiçoado ao longo da parceria. A tecnologia está sendo projetada para oferecer suporte à revisões de software e atualizações remotas.

Stellantis
Stellantis_Foxconn_Mobile Drive
BMW Concept XM - Cabine

"O desenvolvimento da tecnologia de direção autônoma é caro", explicou o diretor de tecnologia da Stellantis, Ned Curic, durante anúncio da parceria. "Compartilhar os custos do projeto é um grande negócio para nós e para nossos parceiros da BMW. Então, teremos um desenvolvimento único e ao mesmo tempo experiências diferentes nos serviços que construiremos. É o que vamos ter para construir nossas próprias marcas".

Além da parceria com a BMW, a Stellantis atuará em outras frentes consideradas estratégicas. Em vez de terceirizar os vários sistemas de software, a empresa está dando um passo ousado na direção oposta ao se transformar em uma empresa de tecnologia própria. Prova disso é a plataforma digital STLA Brain, que permitirá interação entre as unidades de controle dentro do carro e um computador central.

Haverá ainda outra plataforma, chamada STLA SmartCockpit, que dará um passo a mais no mundo do e-commerce criando um ambiente digital personalizado ao oferecer serviços de navegação e assistência por voz.

Jeep Adventure Intelligence

Outra frente será criada em parceria com a Foxconn (renomada empresa de tecnologia que produz desde iPhones até consoles de jogos). Neste caso, a colaboração terá como foco a concepção e comercialização de semicondutores para indústria automotiva. A ideia é criar uma rede própria de abastecimento para fugir de crises e fornecer componentes para outras montadoras.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com