Toyota planeja lançar sistema operacional próprio em 2025
Se chamará Arene e já nascerá preparado para lidar com tecnologias de direção autônoma
Seguindo estratégia já traçada por grandes grupos como Volkswagen e Daimler (controlador da Mercedes-Benz), a Toyota também desenvolverá seu próprio sistema operacional. De acordo com reportagem publicada recentemente pelo jornal japonês Nikkei, a novidade se chamará Arene e estará disponível nos veículos da marca a partir de 2025. O projeto já está adiantado e inclui compatibilidade com as mais avançadas tecnologias.
Segundo informado, a plataforma gerenciará todos os aspectos do carro, desde central de entretenimento, passando por navegação, funções de direção autônoma e até gerenciamento de motores elétricos. A arquitetura estreará nos veículos da própria Toyota, mas depois será usada também pela parceira Subaru. Além disso, há planos para vender o software sob licença para outros fabricantes ou empresas.
Galeria: Toyota bZ4X
Projetos do tipo estão sendo tocados por outras grandes montadoras, criando uma corrida tecnológica que se soma à própria disputa tradicional de vendas. A Volkswagen, por exemplo, trabalha em parceria com a Bosch no sistema operacional VW.OS, enquanto a Mercedes-Benz planeja lançar sua própria arquitetura em 2024.
Seguindo os mesmos passos, a Stellantis já confirmou pesados investimentos em projetos do tipo e assinou recentemente acordo de joint venture com a gigante de tecnologia chinesa Foxconn. A ideia é criar uma empresa própria de tecnologia chamada Mobile Drive, concentrando ações em projetos de inovação nas áreas de inteligência artificial, assistência de voz, navegação e todas as operações de comércio eletrônico e serviços pagos.
A Renault também tem bastante interesse no setor, tanto que em abril de 2021 contratou ninguém menos que Luc Julia (o "pai" da Siri, o assistente de voz da Apple) como seu novo diretor científico. O engenheiro e cientista da computação franco-americano cuidará dos projetos de interação homem-máquina, conectividade e software para entretenimento e direção.
Fonte: Nikkei
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Corolla Cross 2026 chega com nova multimídia e 10 anos de garantia
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Novo 2.0 turbo da Toyota pode ser um dos mais potentes do mundo
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Nova Toyota Hilux 2026: projeção revela como ficará a picape reestilizada
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Toyota foi a que mais produziu, vendeu, exportou e importou na Argentina