Assistir um comercial de carro na França será um pouco diferente e curioso a partir de março. O governo local aprovou uma lei que exige que as fabricantes anunciem meios de transporte alternativos junto com seus carros, em um esforço para reduzir a poluição e as emissões. As empresas terão que escolher entre incentivar o uso do transporte público, bicicleta ou usar caronas.
As três são: "Considere o carpooling [combinar caronas]", "Para uso diário, pegue transporte público" ou "Para viagens curtas, opte por caminhar ou andar de bicicleta", de acordo com o France 24 através da Agence France-Presse (AFP). A lei cobre anúncios na TV, imprensa, rádio e internet, e tem até mesmo sua próprio hashtag - "#SeDeplacerMoinsPolluer" (Mova-se e polua menos). Os anúncios de automóveis também terão que incluir a classe de emissão do veículo.
A reportagem também diz que fabricantes como Hyundai e Volkswagen estão prontas para cumprir a lei. A VW disse à publicação que iria analisar com sua agência de publicidade a melhor forma de cumprir a nova legislação. O não-cumprimento da lei poderia resultar em uma multa de até 50.000 euros (R$ 321.528 pelas taxas de câmbio atuais).
A nova lei entra em vigor em 1º de março. No ano passado, a França promulgou um novo imposto de gasolina sobre os utilitários esportivos, junto com uma regra que proibiria certos automóveis de andar nos centros das cidades. O país também promulgou uma lei que proibiria completamente o uso de alguns veículos que emitem uma certa quantidade de dióxido de carbono a partir de 2028.
Cidades e países em todo o mundo estão criando novas leis e regulamentos destinados a reduzir as emissões de gases que causam o efeito estufa e outros poluentes. O Reino Unido fez um movimento em 2020 para proibir a venda de novos carros a gasolina e diesel no país a partir de 2030, com os híbridos sofrendo o mesmo destino em 2035. As montadoras provavelmente terão que enfrentar leis contraditórias em vários mercados, já que tanto as empresas quanto os países farão a transição para veículos elétricos e outros meios de transporte ambientalmente corretos em ritmos diferentes.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Eletroescola? Projeto de lei prevê aulas de direção com carros elétricos
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Governo federal pode ser obrigado a abastecer carros oficiais com etanol
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
China quer instalar uma fábrica de automóveis na Argentina
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
EUA: plano do governo para barrar chinesas poderá afetar Ford e GM