Após alguns anos usando a estratégia de manter duas variantes diferentes do Chevrolet Onix e do Onix Plus, como Joy e Joy Plus, a General Motors irá colocar todas as suas fichas apenas no modelo novo, ao menos para o Brasil. A fabricante confirmou com exclusivdade à Motor1.com que a dupla, baseada na geração anterior de Onix e no velho Prisma, não será mais vendida por aqui a partir de janeiro, passando a ser feita apenas para exportação.
“A GM informa que deixará de ofertar os modelos Joy e Joy Plus no mercado brasileiro a partir de janeiro. Desde o lançamento do Novo Onix e Onix Plus, a empresa vem registrando uma intensa migração dos consumidores para versões mais tecnológicas e equipadas destes modelos. Com isso, a produção da linha Joy na fábrica de São Caetano do Sul passa a ser destinada exclusivamente para exportação.”
O anúncio oficial para a rede de concessionários acontecerá na noite desta quarta-feira (29), quandoa GM informará que tanto o Chevrolet Onix Joy quanto o sedã Joy Plus não estarão mais no catálogo da fabricante. A dupla era produzida a um ritmo mais lento, enquanto a marca prioriza tanto o SUV Tracker quanto a minivan Spin, ambas também feitas em São Caetano do Sul (SP). Assim, as lojas terão apenas o estoque remanescente para vender no ano que vem.
Esta decisão acontece no mesmo dia em que a fabricante anuncia que a linha Joy passará a ter controle de estabilidade e tração de série na Argentina, onde o equipamento será obrigatório a partir de 1º de janeiro de 2022. Tanto o hatch quanto o sedã ainda serão feitos aqui no Brasil, porém apenas para exportação para o resto da América Latina, onde o carro ainda tem um preço competitivo.
No caso do Brasil, não havia como justificar sua sobrevivência. A GM tem focado suas vendas no varejo e a linha Joy existia para atrair os clientes na venda direta, onde o desconto faria com que tivesse um valor final melhor. Para o consumidor normal, é uma conta que não faz sentido: O Joy custa R$ 65.860, enquanto a geração atual do Onix sai por R$ 71.390. E o novo Onix tem bons argumentos, por usar um motor 1.0 mais moderno e econômico, além de trazer equipamentos como seis airbags, o controle de estabilidade e tração, computador de bordo, rádio com USB e bluetooth, entre outros.
Com uma diferença de apenas R$ 5.530, o Onix 1.0 de entrada é muito mais interessante só por vir mais equipado. E aí vem o problema para o Onix Joy: adicionar os controles de estabilidade e tração deixaria o veículo ainda mais caro, reduzindo esta diferença de valores. A fabricante já havia visto que os clientes preferem pagar a mais para ter as novas gerações do hatch e do sedã.
Mesmo com o fim do Joy, o Chevrolet Onix deve continuar tendo uma alta procura nas lojas, agora que voltou a ser produzido, após meses de paralisação da fábrica em Gravataí (RS) por causa da falta de semicondutores. O hatch parte de R$ 71.390, enquanto o sedã Onix Plus tem preço inicial de R$ 77.780.
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