Grandes e robustas, do jeito que o mercado-norte americano gosta. As RAM 1500 e 2500 podem não ter os altos volumes de vendas como as picapes médias, mas a dupla encontrou um mercado cativo no Brasil que é carente de opções de grande porte e aceita pagar por isso. Agora, a marca anunciou a chegada da linha 2022 para o mercado brasileiro.
A renovação chega simultaneamente para a 1500 e para a 2500. Ambas as picapes grandes da marca receberam mais equipamentos e série, incluindo itens de segurança. Já a maior também contou com uma repaginada no visual e trouxe de volta uma série especial que fez sucesso por aqui. Confira o que muda em cada uma.
O modelo de entrada da RAM no Brasil teve 524 emplacamentos no Brasil entre abril, quando foi lançada, e novembro. Ela manteve o legítimo motor HEMI 5.7 V8 capaz de entregar 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque. A Rebel continua equipada com um câmbio automático de 8 marchas e conta com caixa de redução e tração 4x4.
Então o que mudou na RAM 1500 Rebel 2022? A central multimídia recebeu uma atualização de software para torná-la mais rápida e passa a contar com conexões sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de pareamento duplo simultâneo. O filtro de ar de cabine agora é do tipo N95 e a maçaneta da tampa traseira ganhou iluminação de LED.
Antes opcional, o kit que incluía acabamentos externos pretos, como rodas, logotipo da marca na grade e anteparo central no para-choque dianteiro, passa a ser de série. Outra novidade no visual é a estreia da pintura metálica Granito Crystal. Agora, a RAM 1500 Rebel 2022 passa a custar R$ 449.990, ou R$ 20 mil a mais que a linha 2021 que testamos recentemente.
Com 2.189 vendas em 2021 até novembro, a RAM 2500 Laramie ganhou algumas mudanças para 2022. Os retoques no design incluíram novas rodas e grade dianteira, com mais elementos cromados. A tampa traseira ganhou iluminação de LED sobre a maçaneta também.
A picape também recebeu upgrades na central Uconnect, com tela de 12 polegadas. Assim como na 1500, as conexões via Android Auto e Apple CarPlay podem ser feitas sem cabo e traz a possibilidade de parear dois telefones ao mesmo tempo. O filtro de ar da cabine também é do tipo N95.
Na mecânica, permanece oferecida com o 6.7 Cummins turbodiesel de 6 cilindros em linha que rende 365 cv de potência e generosos 110,7 kgfm de torque. Ele trabalha em conjunto sempre com um câmbio automático de 6 marchas e tração 4x4. A picape passa a custar os mesmo R$ 449.990 da RAM 1500, após reajuste de R$ 22 mil.
Custando R$ 474.990, a série especial Night Edition volta ao catálogo da RAM 2500 2022. Enquanto ela utiliza a mesma mecânica, acrescenta equipamentos de série e itens de acabamento exclusivos, mas manteve a mesma grade dianteira e as rodas. Na Night Edition, a picape troca os acabamentos cromados por peças escurecidas.
Além das atualizações da multimídia, a RAM 2500 Laramie Night Edition 2022 adiciona ainda um conjunto de cinco luzes logo acima do para-brisa, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem e sensor de permanência em faixa com correção ativa. Entre os itens de conveniência, traz sistema de som Harman Kardon de 16 alto-falantes, subwoofer de 10” e 750W de potência, carregador de telefone sem fio, aquecimento dos assentos traseiros laterais, retrovisor com projeção da câmera de ré, e estribos elétricos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
RAM 2500 e 3500 2025 ganham prévia para rodarem limpas nos testes de rua
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
RAM 2500 ganha série limitada Rodeo Edition com espaço para 6 passageiros
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Nova Ram 2500 fica mais potente para a linha 2023; confira as alterações
Novo Volkswagen Taos 2025 manterá motor 1.4 TSI em alguns mercados
Ram 2500 2023 terá mudanças na lista de equipamentos; veja diferenças