Lançamentos Honda 2022: novidades previstas para o Brasil
Novas gerações do Civic e HR-V serão as principais novidades da marca
A Honda passou por importantes alterações em sua linha de produtos ao longo de 2021. Mas, principalmente no final do ano, vieram as mais radicais. Com o fim da produção nacional de Fit e Civic, o catálogo da empresa mudou e o foco se voltará ao City, que pela primeira vez terá uma opção hatchback em nosso mercado.
O City hatch, porém, é apenas uma parte da estratégia da Honda para 2022. As pistas sobre o que chegará aqui no ano que vem já foram dadas. Elas começam com o lançamento do novo Accord, importado sempre com motorização híbrida. Ele faz parte dos planos de eletrificação da empresa que devem se intensificar em 2022. Além disso, uma nova geração pode reviver as boas vendas do SUV compacto da Honda, que anda meio apagado ultimamente.
Honda City Hatchback
Apresentado junto à nova geração em novembro, o Honda City hatch aparecerá pela primeira vez nas ruas brasileiras em janeiro de 2022. Enquanto já fizemos o teste completo do sedã, teremos que esperar até o começo do ano que vem para saber como a novidade se comporta. No entanto, já temos informações importantes.
A Honda reforçou bastante que o City hatch será maior que o Fit. A novidade mede 4,341 m, ou seja, 245 mm maior que o monovolume. Também ganha no entre-eixos com seus 2,60 m (70 mm maior) e na largura 1,748 m contra os 1,694 m do Fit. No entanto, perde em altura (1,498 m contra 1,536 m) e no bagageiro (268 litros contra 363 litros). Para os órfãos do monovolume, a boa notícia é que o sistema Magic Seat, que permite uma maior modularidade do espaço do banco traseiro, será oferecido também no City.
O hatch terá apenas duas versões, EXL e Touring, não tendo a de entrada EX como o sedã. Os preços devem ser anunciado somente em janeiro, mas todas as configurações do City hatch usarão o 1.5 flex aspirado com injeção direta de combustível atrelado ao câmbio automático CVT. O propulsor entrega 126 cv de potência máxima com etanol.
Entre os principais itens de série, o novo Honda City hatch contará com Magic Seat, chave presencial, ar-condicionado digital e automático, central multimídia com tela de 8 polegadas, conectividade via Android Auto e Apple CarPlay sem fio, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, bancos revestidos de couro e painel digital TFT de 7 polegadas. Da EXL para a Touring são acrescidos sensores de estacionamento dianteiros e o Lane Watch, câmera instalada no espelho direito que projeta as imagens do ponto cego na multimídia.
Novo Honda HR-V
A nova geração do Honda HR-V foi apresentada em 2021 e espera-se que chegue ao Brasil no primeiro semestre do ano que vem. O carro já foi registrado e flagrado em testes em nosso país. Não deve ser dessa vez que o SUV ganhará opção híbrida, mas permanecerá sendo fabricado em Itirapina (SP). O modelo apresentado lá fora ganhou 11 mm de comprimento, mas manteve o entre-eixos de 2,61 m.
Apesar de as imagens aparentarem que ele está bem maior, o novo Honda HR-V deve permanecer na turma dos compactos, mas a marca deve posicioná-lo um degrau acima com a inclusão de mais equipamentos como controle de cruzeiro automático. O 1.5 turbo atual deve ser mantido, mas ainda não está confirmada uma versão de entrada com os propulsor 1.8 ou 2.0 flex aspirados atuais.
Novo Honda Civic
O Honda Civic foi o primeiro carro da marca produzido no Brasil e foi feito por aqui até a sua décima geração, mas a produção local acabou. A décima primeira, Novo Honda Civic 2022 é revelado e mantém motores 2.0 e 1.5 turbo, levará um tempo para chegar aqui. Ela deve ser importada do Canadá e desembarcar em nosso país no segundo semestre de 2022.
Além da importação tornar o carro mais caro, o novo Honda Civic ficou maior e mais refinado. Agora tem 4,673 metros de comprimento, 1,800 m de largura, 1,414 m de altura e com um entre-eixos de 2,735 m. São 32 mm a mais de comprimento, com os balanços reduzidos pois o entre-eixos sozinho aumentou 35 mm. Um efeito disso é que o porta-malas caiu de 519 litros para 419 litros, para focar no espaço interno, principalmente nos bancos traseiros.
Em termos de central multimídia, o novo Civic pode oferecer telas de 7" ou 9" dependendo da versão e o painel digital tem 10,2". O carro ainda pode ser equipado lá fora com o Honda Sensing, com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e outros itens.
O novo Honda Civic manteve os motores 2.0 aspirado e o 1.5 turbo. O 2.0 agora entrega 160 cv e 19 kgfm de torque, enquanto o 1.5 turbo agora é capaz de gerar 182 cv e 24,5 kgfm. Nos dois casos, a transmissão é apenas a automática do tipo CVT. Mais recentemente, a versão esportiva Si trouxe a possibilidade de equipar o carro com câmbio manual de 6 marchas.em conjunto ao 1.5 turbo. Para cá, apostamos na vinda de uma versão mais completa e automática, uma vez que a importação já elevará seus preços. A opção esportiva tem poucas chances para cá, mas não está completamente descartada.
Mais eletrificados
O novo Honda Accord foi apresentado recentemente ao mercado brasileiro e, com ele, a marca deu início a seu plano de apresentar 3 carros eletrificados para cá. O sedã tem um motor a combustão que, na maior parte do tempo, serve apenas como gerador de energia para as baterias que alimentam o motor elétrico, sistema que a Honda chama de e:HEV.
O próximo carro eletrificado da marca a chegar por aqui pode ser o Civic, mas tal versão híbrida da nova geração ainda não foi apresentada lá fora. Além do sedã, uma versão eletrificada da nova geração do CR-V deve ser o terceiro lançamento da Honda com propulsão alternativa. O SUV, porém, deve ser lançado lá apenas em 2022 e não deve chegar a Brasil antes de 2023.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Família New City 2025: Modernidade, Tecnologia e Eficiência no Segmento de Compactos
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Honda inicia vendas dos City 2025; veja preços e equipamentos
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Novo City 2025: Honda separa Sedan e Hatch; veja os preços e o que muda
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda City terá nova geração em 2028 com 'mudança radical de design'