Embora a Harley-Davidson tenha lançado o LiveWire em 2019, nenhuma outra montadora grande mostrou algo de concreto quando o assunto são as motos elétricas. Claro, a Triumph mostrou o conceito TE-1 e a BMW revelou um protótipo também, mas tal segmento ainda é muito pequeno.
Enquanto a BMW recentemente se concentrou na introdução de sua scooter elétrica CE-04 no mercado, os bávaros estão se unindo à gigante indiana de motocicletas TVS para dar vida a sua motocicleta elétrica. Segundo o acordo, ambas as partes desenvolverão em conjunto motos e scooters movidas por baterias para os mercados globais.
Esta não é a primeira vez que BMW e TVS se unem, no entanto. Em 2013, a dupla fechou um acordo para desenvolver motocicletas com motores de até 500 cm³. A parceria permitiu à BMW ter acesso às fábricas da TVS e ao mercado indiano com sua linha G 310. Por outro lado, o negócio beneficiou a TVS, que fez uma esportiva sobre a base da G 310 R e lançou a Apache RR 310, além de absorver conhecimentos de engenharia e design da alemã.
No terceiro trimestre de 2021, a marca indiana entregou 83.592 motos da família G 310, que inclui ainda a G 310 GS, que hoje respondem por 20% da produção global da BMW. O mais recente acordo entre os parceiros baseia-se no sucesso dessa linha. Segundo relatos, o novo acordo inclui o desenvolvimento inicial e a produção de 50.000 veículos elétricos de duas rodas divididos entre BMW e TVS. Os parceiros distribuirão essas unidades para os mercados indiano e internacional.
Apesar dos esforços anteriores da dupla no segmento de pequena capacidade, muitos esperam que a BMW e a TVS desenvolvam versões elétricas de alta tecnologia dos modelos existentes. O projeto também tem a ganhar com as pesquisas mais recentes da BMW em tecnologia de bateria de estado sólido e processos de mineração de lítio. Esta não é a única iniciativa da TVS nesse sentido, porém. A empresa investiu recentemente na startup de motocicletas elétricas Ultraviolette e adquiriu a marca suíça de e-bike Ego Movement.
Vamos ter que esperar alguns anos para que o novo acordo de desenvolvimento envolvendo BMW e TVS dê frutos, mas se for algo de tanto sucesso quanto a família G 310, mal podemos esperar para ver o resultado.
Fonte: Reuters, Economic Times
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: BMW confirma nova geração do X3 para o Brasil em 2025
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Novo BMW Série 3: veja em projeção como ficará a próxima geração do sedã
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
BMW X2 M35i xDrive chega ao Brasil mais rápido e potente
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Novo BMW M2 2025 chega aos 480 cv por R$ 647.950 no Brasil