O BMW Série 3 Compact era uma versão com carroceria notchback que foi vendida durante os anos 1990, inclusive no Brasil. De proposta mais básica, o modelo vinha equipado com um motor quatro cilindros 1.6 de pouco mais de 100 cv na versão 316i Compact. Mas na Noruega, apareceu a venda uma versão com 8 cilindros a mais. Sim, um insano BMW 316i Compact com motor V12.
Este 316i Compact 1994 trocou seu propulsor quatro cilindros 1.6 original por um enorme motor V12 5.6 vindo de um BMW 850CSi. O projeto foi feito ainda durante a década de 1990 por uma oficina chamada Racing Dynamics, que teve a ideia de instalar o maior motor disponível para um modelo da marca bávara no menor carro da BMW na época. O motor V12 que veio emprestado de um Série 8 tem potência na casa dos 400 cv, que são enviados para as rodas traseiras como manda a tradição alemã.
Boa notícia também que esse 316i tem câmbio manual de 6 marchas da Getrag, que foi retirado de um BMW M3 E36, idem para o diferencial de deslizamento limitado que também veio do cupê esportivo. Pesando apenas 1.160 kg, as informações dão conta que o 316i Compact V12 acelera de 0 a 100 km/h e apenas 4,5 segundos – números que chamam a atenção até hoje. Mas o que deve ser melhor ainda mesmo é o ronco do motor quando se vira a chave na ignição. Supomos que a partida a frio (ainda mais no inverno da Noruega) certamente dispara o alarme dos carros da vizinhança.
E como é de se imaginar, o motor não foi a única parte do carro que foi alterada. O Série 3 Compact recebeu um conjunto de suspensão da M3 E36, além de rodas réplicas Hartge e carroceria pintada em prata titânio. E não pense que o interior ficou de fora das modificações, pois o antigo painel saiu de cena para dar lugar a um painel que veio direto de... um M3, que também cedeu os novos bancos. O acabamento está tão bem feito que parece que esse 316i Compact V12 saiu da fábrica assim.
O 316i Compact está à venda em uma loja chamada Sport Auto, que fica localizada em uma cidade chamada Skien, na Noruega. A pedida pelo notchback alemão é de 299.000 coroas norueguesas, o que dá R$ 188.315 em conversão direta.
Fonte: Finn.no
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Preparadora transforma conversível em perua com muita fibra de carbono
VW Polo dispara e Hyundai HB20S é destaque: confira mais vendidos na 1ª quinzena de novembro
F-150 Raptor da Shelby é picape com 912 cv de potência e alma esportiva
ADX 2025 é um Honda ZR-V com motor 1.5 turbo e banho de loja da Acura
Mark Zuckerberg faz Porsche Cayenne minivan para esposa, veja detalhes
Porsche Panamera: como é a nova suspensão ativa na prática
Ferrari Purosangue da Mansory não é feia, é pior que feia