Motos 0km: diferença entre tabela e preço real passa de 20%
Lembram do famigerado "valor não inclui frete"?
Se você acompanha os valores dos carros 0km, sabe que os preços de tabela não costumam ser muito diferentes daqueles praticados nas lojas. Exceto agora durante a pandemia, onde a oferta menor de carros fez os preços dispararem. Mas algo que sempre me incomodou como consumidor de motos é que os preços de tabela nos sites da maioria das montadoras sempre vêm acompanhados de um asterisco: "frete não incluso".
Vocês mesmos, caros leitores, sempre nos alertam nos comentários que os preços reais das motos sempre são bastante superiores aos anunciados. Por conta disso, aqui no Motor1.com já entramos em contato com a maioria das fabricantes, pedindo acesso às tabelas de fretes praticados, mas não tivemos retorno.
A maneira que resta para "subir as cortinas" do preço real é recorrer à Tabela Fipe, que mede os valores praticados nas transações de compra de motocicletas 0km também, resultando em um valor médio nacional. Para referência, apuramos os valores de tabela e os da Fipe para as 10 motocicletas mais vendidas do Brasil em novembro, que revelou uma diferença que pode chegar a mais de 20% dependendo da moto.
Para a pesquisa, utilizamos sempre a versão mais barata de cada moto, caso exista. A Honda CG 160, por exemplo, teve o preço apurado na versão Start tanto no site da montadora quanto na Fipe. No entanto, isso pode causar distorções, como foi o caso da Honda PCX. Na Tabela Fipe, a moto é analisada em apenas 2 versões, apesar de ter 4 disponíveis.
Lá, as versões de CBS, ABS e DLX da scooter mais vendida do Brasil em 2021 entram na mesma pesquisa, enquanto a Sport é a única separada. Assim, na tabela, você verá a diferença entre as versões CBS (mais barata) e a DLX (mais cara). Com apenas duas montadoras ocupando as 10 posições mais altas do ranking, a comparação mostra que as motos da Honda estão encarecendo mais para o público final que as da Yamaha.
Entre as motos, a maior diferença entre o preço de tabela e o valor médio de comercialização apurado pela Fipe ficou com a Honda XRE 300, com 20,50%. Ela foi seguida pelas pequenas Biz 110i (19,88%) e Pop 110i (19,44%).
Preço de tabela x Preço real das motos 0km mais vendidas
Modelo | Preço de tabela | Preço Fipe 0km | Diferença em R$ |
Diferença em %
|
Honda CG 160 Start | R$ 11.180 | R$ 13.070 | R$ 1.890 | 16,91% |
Honda Biz 110i | R$ 9.260 | R$ 11.101 | R$ 1.841 | 19,88% |
Honda Bros 160 | R$ 14.600 | R$ 17.268 | R$ 2.668 | 18,27% |
Honda Pop 110i | R$ 7.700 | R$ 9.197 | R$ 1.497 | 19,44% |
Honda Twister 250 | R$ 18.290 | R$ 20.362 | R$ 2.072 | 11,33% |
Yamaha Crosser S 150 | R$ 15.590 | R$ 16.765 | R$ 1.175 | 7,54% |
Honda XRE 300 | R$ 21.290 | R$ 25.654 | R$ 4.364 | 20,50% |
Yamaha Factor 150 | R$ 12.590 | R$ 13.368 | R$ 778 | 6,18% |
Honda Elite 125 | R$ 10.120 | R$ 11.911 | R$ 1.791 | 17,70% |
Honda PCX (CBS) | R$ 13.510 | R$ 18.245 | R$ 4.735 | 35,05% |
Honda PCX (DLX) | R$ 15.390 | R$ 18.245 | R$ 2.855 | 18,55% |
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