Vendas: Jeep Commander passa Caoa Chery Tiggo 8 em novembro
Na faixa dos médios, VW Taos perde fôlego no mês
Se o mercado brasileiro amargou uma retração de quase 25% nas vendas em novembro na comparação com 2020, os SUVs e crossovers médios e grandes novamente seguiram caminho contrário. Somadas, as duas categorias emplacaram 14.997 unidades, um crescimento de 33,4%. Na comparação com outubro, no entanto, houve uma pequena retração (-3,2%).
Entre os modelos médios, o Jeep Compass (5.287) seguiu na liderança sem ameaças, mas abaixo dos 6 mil emplacamentos após seis meses seguidos. Adversário mais próximo, o Toyota Corolla Cross (3.454) cresceu nas últimas semanas, mas ainda ficou com mais de 1,8 mil unidades de desvantagem. O pódio foi completado por um VW Taos (936) que perdeu mais de 40% dos registros de outubro.
Quarto, o Caoa Chery Tiggo 7 (423) perdeu fôlego depois de registrar seu recorde no mês anterior - uma renovação acontece ainda neste mês. Atrás do Mitsubishi Eclipse Cross (252), o Ford Terrritory (200) triplicou as vendas de outubro, com o Ford Bronco Sport (146) na sequência. Único elétrico no ranking, o JAC E-JS4 (12) ficou à frente do T60 (10), modelo a combustão da marca chinesa.
SUVs / Crossovers II |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
NOV/21 |
OUT/21 |
NOV/20 |
% NOV 21 |
% OUT 21 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
JEEP COMPASS |
64243 |
5287 |
6097 |
6155 |
47,60% |
50,44% |
-13,29% |
-14,10% |
2º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
29668 |
3454 |
2999 |
0 |
31,10% |
24,81% |
15,17% |
- |
3º |
VW TAOS |
6270 |
936 |
1682 |
0 |
8,43% |
13,92% |
-44,35% |
- |
4º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
3803 |
423 |
596 |
383 |
3,81% |
4,93% |
-29,03% |
10,44% |
5º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
2127 |
252 |
155 |
285 |
2,27% |
1,28% |
62,58% |
-11,58% |
6º |
FORD TERRITORY |
2160 |
200 |
60 |
273 |
1,80% |
0,50% |
233,33% |
-26,74% |
7º |
FORD BRONCO SPORT |
923 |
146 |
99 |
0 |
1,31% |
0,82% |
47,47% |
- |
8º |
HYUNDAI IX35 |
2476 |
109 |
125 |
168 |
0,98% |
1,03% |
-12,80% |
-35,12% |
9º |
KIA SPORTAGE |
1114 |
69 |
75 |
119 |
0,62% |
0,62% |
-8,00% |
-42,02% |
10º |
HONDA CR-V |
368 |
54 |
28 |
2 |
0,49% |
0,23% |
92,86% |
2600,00% |
11º |
PEUGEOT 3008 |
646 |
39 |
31 |
80 |
0,35% |
0,26% |
25,81% |
-51,25% |
12º |
HYUNDAI TUCSON |
1466 |
36 |
16 |
176 |
0,32% |
0,13% |
125,00% |
-79,55% |
13º |
TOYOTA RAV4 |
778 |
33 |
52 |
287 |
0,30% |
0,43% |
-36,54% |
-88,50% |
14º |
CHEVROLET EQUINOX |
314 |
28 |
24 |
174 |
0,25% |
0,20% |
16,67% |
-83,91% |
15º |
MITSUBISHI ASX |
202 |
15 |
20 |
47 |
0,14% |
0,17% |
-25,00% |
-68,09% |
16º |
JAC E-JS4 |
33 |
12 |
10 |
0 |
0,11% |
0,08% |
20,00% |
- |
17º |
JAC T60 |
157 |
10 |
17 |
8 |
0,09% |
0,14% |
-41,18% |
25,00% |
18º |
SUBARU FORESTER |
173 |
2 |
0 |
27 |
0,02% |
0,00% |
- |
-92,59% |
19º |
SUBARU OUTBACK |
7 |
1 |
1 |
0 |
0,01% |
0,01% |
0,00% |
- |
|
|
116928 |
11106 |
12087 |
8184 |
100,00% |
100,00% |
-8,12% |
35,70% |
Na faixa de cima, o Toyota SW4 (1.215) manteve a liderança, mas já tem motivos concretos para se preocupar: em seu 3º mês de mercado, o Jeep Commander já conquistou a preferência de 1.085 consumidores. Mantendo um bom ritmo comercial, o Caoa Chery Tiggo 8 (972) completou o pódio com crescimento de quase 200% sobre 2020.
SUVs / Crossovers III |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
NOV/21 |
OUT/21 |
NOV/20 |
% NOV 21 |
% OUT 21 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
TOYOTA SW4 |
12073 |
1215 |
1149 |
1208 |
31,23% |
33,71% |
5,74% |
0,58% |
2º |
JEEP COMMANDER |
1530 |
1085 |
372 |
0 |
27,88% |
10,92% |
191,67% |
- |
3º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
9190 |
972 |
1104 |
339 |
24,98% |
32,39% |
-11,96% |
186,73% |
4º |
MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT |
2670 |
234 |
203 |
281 |
6,01% |
5,96% |
15,27% |
-16,73% |
5º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
3035 |
176 |
253 |
94 |
4,52% |
7,42% |
-30,43% |
87,23% |
6º |
VW TIGUAN |
3379 |
85 |
142 |
829 |
2,18% |
4,17% |
-40,14% |
-89,75% |
7º |
MITSUBISHI PAJERO |
1987 |
80 |
144 |
259 |
2,06% |
4,23% |
-44,44% |
-69,11% |
8º |
JEEP WRANGLER |
198 |
34 |
39 |
5 |
0,87% |
1,14% |
-12,82% |
580,00% |
9º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
9 |
4 |
1 |
5 |
0,10% |
0,03% |
300,00% |
-20,00% |
10º |
FORD EDGE |
40 |
2 |
0 |
14 |
0,05% |
0,00% |
- |
-85,71% |
11º |
HYUNDAI SANTA FE |
7 |
2 |
1 |
2 |
0,05% |
0,03% |
100,00% |
0,00% |
12º |
KIA SORENTO |
71 |
1 |
0 |
16 |
0,03% |
0,00% |
- |
-93,75% |
13º |
NISSAN PATHFINDER |
4 |
1 |
0 |
0 |
0,03% |
0,00% |
- |
- |
|
|
34193 |
3891 |
3408 |
3052 |
100,00% |
100,00% |
14,17% |
27,49% |
Observação:
- Considerando comprimento mínimo de 4,60 metros e capacidade para transportar até 7 passageiros como um dos critérios para melhor enquadramento de modelos na classe III, o Caoa Chery Tiggo 8, o Mitsubishi Outlander, o Peugeot 5008 e o VW Tiguan, anteriormente classificados na categoria II, foram reposicionados na faixa superior.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em 2024
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Veja quais foram as picapes mais vendidas do Brasil em 2024
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Ranking: os sedãs mais vendidos do Brasil em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fiat Strada líder e Chevrolet Tracker em destaque: mais vendidos na quinzena