Se o mercado brasileiro amargou uma retração de quase 25% nas vendas em novembro na comparação com 2020, os SUVs e crossovers médios e grandes novamente seguiram caminho contrário. Somadas, as duas categorias emplacaram 14.997 unidades, um crescimento de 33,4%. Na comparação com outubro, no entanto, houve uma pequena retração (-3,2%).
Entre os modelos médios, o Jeep Compass (5.287) seguiu na liderança sem ameaças, mas abaixo dos 6 mil emplacamentos após seis meses seguidos. Adversário mais próximo, o Toyota Corolla Cross (3.454) cresceu nas últimas semanas, mas ainda ficou com mais de 1,8 mil unidades de desvantagem. O pódio foi completado por um VW Taos (936) que perdeu mais de 40% dos registros de outubro.
Quarto, o Caoa Chery Tiggo 7 (423) perdeu fôlego depois de registrar seu recorde no mês anterior - uma renovação acontece ainda neste mês. Atrás do Mitsubishi Eclipse Cross (252), o Ford Terrritory (200) triplicou as vendas de outubro, com o Ford Bronco Sport (146) na sequência. Único elétrico no ranking, o JAC E-JS4 (12) ficou à frente do T60 (10), modelo a combustão da marca chinesa.
SUVs / Crossovers II |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
NOV/21 |
OUT/21 |
NOV/20 |
% NOV 21 |
% OUT 21 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
JEEP COMPASS |
64243 |
5287 |
6097 |
6155 |
47,60% |
50,44% |
-13,29% |
-14,10% |
2º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
29668 |
3454 |
2999 |
0 |
31,10% |
24,81% |
15,17% |
- |
3º |
VW TAOS |
6270 |
936 |
1682 |
0 |
8,43% |
13,92% |
-44,35% |
- |
4º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
3803 |
423 |
596 |
383 |
3,81% |
4,93% |
-29,03% |
10,44% |
5º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
2127 |
252 |
155 |
285 |
2,27% |
1,28% |
62,58% |
-11,58% |
6º |
FORD TERRITORY |
2160 |
200 |
60 |
273 |
1,80% |
0,50% |
233,33% |
-26,74% |
7º |
FORD BRONCO SPORT |
923 |
146 |
99 |
0 |
1,31% |
0,82% |
47,47% |
- |
8º |
HYUNDAI IX35 |
2476 |
109 |
125 |
168 |
0,98% |
1,03% |
-12,80% |
-35,12% |
9º |
KIA SPORTAGE |
1114 |
69 |
75 |
119 |
0,62% |
0,62% |
-8,00% |
-42,02% |
10º |
HONDA CR-V |
368 |
54 |
28 |
2 |
0,49% |
0,23% |
92,86% |
2600,00% |
11º |
PEUGEOT 3008 |
646 |
39 |
31 |
80 |
0,35% |
0,26% |
25,81% |
-51,25% |
12º |
HYUNDAI TUCSON |
1466 |
36 |
16 |
176 |
0,32% |
0,13% |
125,00% |
-79,55% |
13º |
TOYOTA RAV4 |
778 |
33 |
52 |
287 |
0,30% |
0,43% |
-36,54% |
-88,50% |
14º |
CHEVROLET EQUINOX |
314 |
28 |
24 |
174 |
0,25% |
0,20% |
16,67% |
-83,91% |
15º |
MITSUBISHI ASX |
202 |
15 |
20 |
47 |
0,14% |
0,17% |
-25,00% |
-68,09% |
16º |
JAC E-JS4 |
33 |
12 |
10 |
0 |
0,11% |
0,08% |
20,00% |
- |
17º |
JAC T60 |
157 |
10 |
17 |
8 |
0,09% |
0,14% |
-41,18% |
25,00% |
18º |
SUBARU FORESTER |
173 |
2 |
0 |
27 |
0,02% |
0,00% |
- |
-92,59% |
19º |
SUBARU OUTBACK |
7 |
1 |
1 |
0 |
0,01% |
0,01% |
0,00% |
- |
|
|
116928 |
11106 |
12087 |
8184 |
100,00% |
100,00% |
-8,12% |
35,70% |
Na faixa de cima, o Toyota SW4 (1.215) manteve a liderança, mas já tem motivos concretos para se preocupar: em seu 3º mês de mercado, o Jeep Commander já conquistou a preferência de 1.085 consumidores. Mantendo um bom ritmo comercial, o Caoa Chery Tiggo 8 (972) completou o pódio com crescimento de quase 200% sobre 2020.
SUVs / Crossovers III |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
NOV/21 |
OUT/21 |
NOV/20 |
% NOV 21 |
% OUT 21 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
TOYOTA SW4 |
12073 |
1215 |
1149 |
1208 |
31,23% |
33,71% |
5,74% |
0,58% |
2º |
JEEP COMMANDER |
1530 |
1085 |
372 |
0 |
27,88% |
10,92% |
191,67% |
- |
3º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
9190 |
972 |
1104 |
339 |
24,98% |
32,39% |
-11,96% |
186,73% |
4º |
MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT |
2670 |
234 |
203 |
281 |
6,01% |
5,96% |
15,27% |
-16,73% |
5º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
3035 |
176 |
253 |
94 |
4,52% |
7,42% |
-30,43% |
87,23% |
6º |
VW TIGUAN |
3379 |
85 |
142 |
829 |
2,18% |
4,17% |
-40,14% |
-89,75% |
7º |
MITSUBISHI PAJERO |
1987 |
80 |
144 |
259 |
2,06% |
4,23% |
-44,44% |
-69,11% |
8º |
JEEP WRANGLER |
198 |
34 |
39 |
5 |
0,87% |
1,14% |
-12,82% |
580,00% |
9º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
9 |
4 |
1 |
5 |
0,10% |
0,03% |
300,00% |
-20,00% |
10º |
FORD EDGE |
40 |
2 |
0 |
14 |
0,05% |
0,00% |
- |
-85,71% |
11º |
HYUNDAI SANTA FE |
7 |
2 |
1 |
2 |
0,05% |
0,03% |
100,00% |
0,00% |
12º |
KIA SORENTO |
71 |
1 |
0 |
16 |
0,03% |
0,00% |
- |
-93,75% |
13º |
NISSAN PATHFINDER |
4 |
1 |
0 |
0 |
0,03% |
0,00% |
- |
- |
|
|
34193 |
3891 |
3408 |
3052 |
100,00% |
100,00% |
14,17% |
27,49% |
Observação:
- Considerando comprimento mínimo de 4,60 metros e capacidade para transportar até 7 passageiros como um dos critérios para melhor enquadramento de modelos na classe III, o Caoa Chery Tiggo 8, o Mitsubishi Outlander, o Peugeot 5008 e o VW Tiguan, anteriormente classificados na categoria II, foram reposicionados na faixa superior.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
VW domina SP, Creta líder no RJ: veja mais vendidos por estado em outubro
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
VW Polo dispara e Hyundai HB20S é destaque: confira mais vendidos na 1ª quinzena de novembro
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
SUVs em outubro: Jeep Compass lidera e Tiggo 7 tem recorde de vendas