Com final de 2021 já no horizonte, quem tem um carro já está de olho também no IPVA, imposto sobre a propriedade de veículos que promete ser uma das grandes despesas do próximo ano. Como bem lembrou o CEO da Renault, ao dizer que os preços dos carros ainda vão subir mais, a pandemia fiz com os valores dos veículos disparassem durante a pandemia. A taxação é cobrada tendo como referência o preço, então já é bom prepara o bolso para um aumento.
Porém, quem mora no estado de São Paulo poderá contar com um pequeno alívio para o IPVA no ano que vem. Atualmente o estado permite o parcelamento do imposto em até 3 vezes. No entanto, o governador João Dória (PSDB) afirmou durante evento na baixada santista que o estado permitirá em 2022 o pagamento do IPVA em até 5 parcelas.
Segundo o executivo paulista, a decisão teria sido tomada em 10 de dezembro e que seria oficializada "em breve" por meio de sua publicação no Diário Oficial do estado, que ainda deve fornecer mais detalhes sobre o processo de parcelamento. Dória diz que a atitude é uma forma auxiliar no pagamento do IPVA, evitando inadimplências.
O pagamento do IPVA representa uma das arrecadações mais importantes para a maioria dos estados. O montante é usado para custear gastos com mobilidade, administração, saúde, educação e segurança. Sem o IPVA em dia, o motorista não consegue o licenciamento dos veículos. Como consequência, o veículo poderá vir a ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O valor do IPVA é diferente para cada estado, com porcentagens que variam de 1% a 4%. SP cobra os 4%. O montante arrecadado é dividido entre o estado e o município onde o carro está registrado. Como nos anos anteriores, o proprietário pode ainda quitá-lo em uma única parcela com desconto. Em 2021, apenas Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Sergipe ofereceram prazos de parcelamento maiores, de 5, 6 e 10 vezes, respectivamente.
Fonte: G1
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Eletroescola? Projeto de lei prevê aulas de direção com carros elétricos
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Governo federal pode ser obrigado a abastecer carros oficiais com etanol
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
China quer instalar uma fábrica de automóveis na Argentina
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
EUA: plano do governo para barrar chinesas poderá afetar Ford e GM