A Fiat Strada acumula muitas inovações no mercado brasileiro, sendo a primeira picape pequena com cabine estendida, com cabine dupla, quatro portas, entre outros pioneirismos. Agora a picapinha mais vendida do Brasil surge com outra novidade: câmbio automático (não contamos a versão automatizada Dualogic que já existiu). Essa é a nova Strada CVT, que estreia por aqui nas versões Volcano por R$ 111.990 e a inédita versão Ranch por R$ 116.990
Pois é, a picapinha da Fiat segue sendo a pioneira no segmento graças as diversas novidades e inovações que trouxe desde 1998, ano que foi lançada. E agora chega o câmbio automático para a Strada, que segundo a Fiat era um desejo antigo dos consumidores da caminhonete compacta. Assim como as demais versões com transmissão manual, a Strada automática CVT vai ser equipada com o motor 1.3 Firefly flex, que rende 107 cv e 13,7 kgfm de torque quando abastecido com etanol ou 98 cv e 13,2 kgfm se o tanque estiver com gasolina. É o mesmo conjunto usado no Pulse Drive 1.3 CVT.
Em relação ao câmbio automático CVT, ele terá simulação de 7 marchas. Além disso, a transmissão vem com três modos de condução, sendo automático, manual ou Sport. O primeiro é o modo padrão, onde a central eletrônica “lê” como o motorista dirige para ajustar sempre a melhor relação de marcha focando no consumo, enquanto o segundo modo permite trocas de marchas pelas aletas atrás do volante ou pela própria alavanca de câmbio. No modo Sport a Fiat garante que a picape fica mais ágil, graças a uma recalibração na central eletrônica que deixa o acelerador mais sensível, as relações de marcha mais curtas e o volante com assistência mais pesada.
Para quem pensou que o câmbio poderia ser mais sensível por conta da proposta mais rústica de uma picape, a Fiat revela que o óleo do câmbio automático foi projetado para ter durabilidade para toda a vida. Em poucas palavras: a montadora garante que não há previsão de trocar o fluido da transmissão ao longo de toda a vida útil da Strada CVT.
Algo que mudou na Strada CVT foi sua capacidade de carga que reduziu em 50 kg, assim passando a ter capacidade de 600 kg. Já o volume que pode ser transportado segue igual, com 844 litros.
Oferecida nas versões Volcano e Ranch, a Strada com câmbio automático traz novidades visuais somente na segunda configuração, que até então estava disponível somente para a “irmã maior” Toro. Mas a Strada Ranch faz o seu próprio estilo, trazendo detalhes como skid plate pintado de cinza, além de para-barros e retrovisores com acabamento preto brilhante. A picapinha ainda se difere pelas rodas de liga-leve aro 15” raiadas com pneus ATR de uso misto, logotipo Ranch ao lado do para-lama, estribos laterais, barras de teto cinzas e capota marítima com a inscrição Ranch gravada na cobertura.
Pulando para a cabine, a Strada Ranch estreia um painel em dois tons com detalhes em marrom e saídas de ar pintados de preto brilhante, acabamento que segue a mesma linha da Toro Ranch. A cot marrom aparece ainda na costura do volante revestido de couro, na coifa do câmbio e nos bancos, que por sua vez também trazem estilo diferenciado com as laterais revestidas em marrom e com o nome Ranch gravado nos encostos. Há também badges com o nome da versão abaixo da central multimídia, tapetes e nas soleiras das portas. A pequena tela LCD customizável no painel ostenta uma apresentação exclusiva de boas-vindas sempre que o carro é ligado.
Na lista de itens de série, a maior novidade da Strada CVT fica para o carregamento de smartphone sem fio, o chamado wirelless charger. Além disso, traz central multimídia com tela de 7 polegadas com suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem o uso de cabos, sensor de estacionamento, direção elétrica, câmera de ré com linhas guia e faróis de neblina. A versão Volcano tem como principais novidades na versão com câmbio automático CVT os paddle-shifts, carregador sem fio para o smartphone e descansa braço central.
A picape soma ainda controles de estabilidade e tração – esse último com sistema E-Locker (TC+) que ajuda na tração mesmo em pisos escorregadios a até 65 km/h, quatro airbags, sistema Isofix, faróis full-LED com luzes DRL, assistente de partida em rampas, monitor de pressão dos pneus e tela TFT de 3,5” para o computador de bordo no painel.
De acordo com a Fiat, a nova Strada com câmbio automático CVT tem três anos de garantia, assim como as demais versões. Além disso, a versão Volcano deixa de ser a versão topo de linha da picape, papel que agora é assumido pela versão Ranch.
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