O Volkswagen Taos conquistou a nota máxima na última rodada de testes de colisão e segurança do Latin NCAP. Nos mais recentes resultados com os veículos vendidos na América Latina, o novo SUV da Volkswagen manteve o bom histórico dos demais modelos com plataforma MQB ao tirar a nota máxima de 5 estrelas. Com isso, a VW já acumula sete modelos que gabaritaram o crash test, embora alguns deles não tenham voltado a fazer o teste com os novos requisitos em vigor.
De acordo com o órgão que avalia a segurança dos veículos vendidos na América Latina e Caribe, o Taos foi bem nos variados critérios de avaliação. Na proteção para adultos (motorista e passageiro dianteiro), o SUV médio da VW alcançou 90,23% de proteção, mesmo número para a proteção de crianças no banco traseiro que vão na cadeirinha. Já a proteção para pedestres em caso de acidente ficou em 60,61%, enquanto a porcentagem alcançada pela presença de equipamentos de assistência a segurança foi de 85,04%.
Em relação aos detalhes da parte estrutural do Taos, o Latin NCAP afirma que durante o teste de impacto frontal o SUV ofereceu boa proteção para a cabeça e pescoço do motorista e passageiro, enquanto a proteção do tórax do motorista foi marginal (por conta do volante) e do passageiro adequada. Já os joelhos tiveram proteção boa para ambos, enquanto a canela do condutor teve nota apenas adequada e o passageiro boa. A área para os pés foi avaliada como estável, com estrutura até capaz de aguentar cargas maiores.
O Taos ainda passou pelo teste de impacto lateral por contar com airbags de cortina, assim, a cabeça, abdômen, tórax e pélvis tiveram boa proteção. Houve ainda a avaliação do impacto lateral no poste, com a cabeça, abdômen, e pelve recebendo boa proteção, com o tórax ganhando nota adequada.
No teste de efeito chicote, o pescoço também não exposto a riscos. Além dos crash test padrão, o utilitário foi submetido ainda ao teste do alce e da frenagem autônoma de emergência. Equipado de série com 6 airbags, controle de estabilidade e sistema Isofix para cadeirinhas infantis, o órgão garante que todos foram bem nas provas.
Vale destacar que o Latin NCAP garante que avaliou o Volkswagen Taos dos dois países em que ele é produzido: Argentina e México. Com isso, a nota máxima de 5 estrelas vale o SUV dos dois países. Por fim, o órgão destaca que o Taos é o primeiro veículo a ganhar 5 estrelas do Latin Ncap sob o novo protocolo, que ficou mais rígido desde outubro do ano passado.
Entre as mudanças, a entidade começou a aplicar o famoso "teste do alce", além de fazer testes de impactos laterais mais rígidos e dar maior peso a equipamentos de segurança de série, como airbags e controles eletrônicos de segurança.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Latin NCAP: Citroën Aircross falha gravemente em segurança
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Argentina quer acabar com multas por radar após 'efeito zero' na segurança
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Cotado para o Brasil, Kia K3 alcança nota máxima em teste de segurança
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Citroën Basalt vai bem e alcança 4 estrelas em teste de segurança