Com algumas novidades apresentadas globalmente, a Kawasaki do Brasil começou a mostrar o que ela pretende importar para nosso mercado em breve. Para o ano que vem, a empresa deve dar início à comercialização de mais duas motos que foram apresentadas ao longo de 2021 em outros países. As datas exatas ainda não foram informadas, nem os preços
A primeira delas é a Kawasaki Z650 RS. O modelo com apelo retrô foi apresentado em setembro e fez uma homenagem a uma moto homônima que foi oferecida pela marca entre 1976 e 1983 no mercado norte-americano. Apesar de a parte mecânica ser compartilhada com outras motos da empresa, como Ninja 650 e Z650, seu visual remonta aos modelos do passado. São elementos como o tanque mais arredondado, banco plano, rodas raiadas e, claro, farol redondo.
Ao contrário da Z650 original, a nova RS deixou o quatro-em-linha de lado em favor de um bicilíndrico paralelo de 649 cm³ de capacidade com refrigeração a líquido. Na Z650 convencional, ele entrega 68 cv de potência a 8.000 rpm e 6,7 kgfm de torque a 6.500 rpm e é integrado à uma transmissão de 6 velocidades. Apesar do visual clássico, a nova Kawasaki Z650 RS já conta com iluminação por lâmpadas de LED e uma tela digital ao centro do painel de instrumentos, que traz mostradores analógicos para velocímetro e conta-giros.
A segunda novidade que a Kawasaki deve começar a importar para o mercado brasileiro em algum momento do ano que vem é a Z900 R Edition, moto que a empresa revelou ao mundo como "Z900 SE". Sua proposta é ser uma configuração mais topo de linha para a linha da esportiva sem carenagens por aqui, que tem preços partindo de R$ 55.630.
A mecânica não muda. Segue o quatro-em-linha de 948 cm³ e refrigeração líquida capaz de entregar os mesmos 125 cv de potência a 9.500 rpm e 10,1 kgfm de torque a 7.700 rpm. O câmbio permanece com 6 velocidades. O foco da nova Kawasaki Z900 SE, porém, não é simplesmente aumentar os números de desempenho.
O que a versão R Edition realmente traz à mesa é uma série de melhoramentos para a ciclística e dirigibilidade. Os discos de freio passam a ser fornecidos pela Brembo, com 300 mm de diâmetro cada. As bengalas dianteiras trocam o acabamento preto por dourado e, além dos ajustes de compressão e rebote da Z900 convencional, recebe mais possibilidades de configuração. Na traseira, o amortecedor único passa a ser oferecido pela Öhlins, com ajuste de pré-carga remota, além da possibilidade de se configurar rebote e compressão.
Por último, a Kawasaki Z900 R Edition também passa a contar com pneus Dunlop Sportmax Roadsport 2. Ela também já traz de série itens como controle eletrônico de tração e modos de condução selecionáveis.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kawasaki pode estar trabalhando em inédita Versys 1100
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Kawasaki confirma novas Z 500 e Ninja 500 para o Brasil em agosto
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Oficial: Kawasaki confirma preço da Eliminator 500 para o Brasil
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda PCX foi a moto que menos desvalorizou em 2023; veja a lista