O Suzuki S-Cross estreia sua terceira geração na Europa com visual mais robusto e mais próximo ao dos SUVs convencionais com que disputa mercado. O modelo de segunda geração, como o vendido atualmente no Brasil, traz estilo mais próximo ao de um crossover do que um SUV de fato, o que talvez explique seu desempenho em vendas.
Produzido na Hungria, o novo Suzuki S-Cross conta com desenho muito mais encorpado, com destaque para o capô maior e menos inclinado, faróis maiores com iluminação em LED com assinatura de três pontos e uma grade dianteira bem maior que o da geração anterior, que traz acabamento em preto brilhante e novo formato. Os para-choques também ganharam um ar mais robusto, principalmente pela parte central mais destacada e pintada de prata.
No mais, os para-lamas ficaram mais encorpados e trazem molduras plásticas em preto, reforçando o aspecto de utilitário. Visto de perfil, não tem como não lembrar um pouco do Toyota Corolla Cross, principalmente por conta do recorte lateral do capô, as proporções das portas, o formato das janelas e o caimento do teto em direção a traseira. Atrás o destaque são as lanternas mais largas e com lentes brancas, algo que já foi tendência entre os carros japoneses no passado. O S-Cross de terceira geração também parece estar mais alto, o que certamente vai seu desempenho em trechos off-road leves.
Apesar da Suzuki afirmar que se trata de um modelo "totalmente novo", o novo S-Cross parece ser mais um modelo com uma reestilização mais profunda. Basta reparar nas dimensões do veículo, que permaneceram praticamente as mesmas. Tem 4.300 milímetros de comprimento, 1.785 mm de largura e 1.585 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.600 mm. Ou seja, as três medidas são as mesmas do SX4 S-Cross de segunda geração.
A sensação de que o carro parece ser o mesmo de antes também está no interior. Com exceção da nova tela central destacada de 9 polegadas da central multimídia e um vinco no lado direito do painel, todo o resto é muito familiar. Repare nas saídas de ar laterais, nos comandos do ar-condicionado, no seletor giratório de modos de condução, no volante, no painel de instrumentos... Todos eles são exatamente iguais ao do S-Cross anterior.
Debaixo do capô, o SUV continua com o motor 1.4 turbo a gasolina com tecnologia híbrida-leve, que rende 127 cv de potência e 23,96 kgfm de torque. O propulsor é o mesmo do Swift Sport, que no S-Cross pode cumprir a aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos ou 10,2s se o modelo for da versão Allgrip, equipada com tração nas quatro rodas. O câmbio pode ser manual ou automático de 6 marchas. No Brasil, o SUV tem motor 1.4 turbo de 146 cv e 23,5 kgfm de torque.
As vendas estão previstas para começar na Europa em dezembro, com o novo SUV compacto chegando na América Latina, Oceania e Ásia em 2022.
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